Saiba quais critérios usar na hora de precificar os produtos do seu negócio
Para fazer com que seu negócio deslanche geralmente depende de uma série de fatores, um deles é a precificação de um produto ou um serviço. A definição do preço é simples, qual será o valor que irá cobrar dos clientes? Muitas dúvidas surgem, esse preço está muito caro? Vou conseguir atrair clientes? Como garantir o lucro no fim do mês? Por isso, hoje trouxemos dicas que irão facilitar na tomada desta decisão.
SEUS CUSTOS
É muito importante conhecer seus custos profundamente- tanto fixos quanto variáveis.
Quais são os custos fixos? São aqueles que independentemente das vendas, vão existir. Como: aluguel, energia, água, telefone, internet, salários dos funcionários, entre outros.
Quais são os custos variáveis? Eles variam de acordo com a produção, vendas ou serviços prestados, como matérias-primas, comissões de vendas etc.
Por isso, para definir o preço é preciso calcular desde a confecção do produto até a venda final.
VALOR CONCORRÊNCIA
Pensar na margem de lucro é essencial para a sobrevivência do negócio juntamente com a política de preços, descobrir os valores oferecidos pelas empresas que atuam no mesmo setor e região que você, para se fazer uma comparação.
É preciso calcular sempre ao precificar um produto calcular a diferença entre investimento e o faturamento, ou seja, o lucro. Mas lembre-se que não existe uma margem ideal para todo tipo de negócio.
QUANTO O CLIENTE ESTÁ DISPOSTO A PAGAR
Um estudo sobre para quem o seu produto se destina, seu consumo, seus hábitos de compra e suas necessidades para entender o quanto seu cliente está disposto a pagar.
Redação MarketUP