Conheça 3 segmentos que estão em expansão!
Invista em um negócio de sucesso
Empreendedores possuem a capacidade única de reinventar modelos de negócio e criar produtos inovadores. As motivações para o consumo sofreram transformações nos últimos cinco anos. Ou seja, as pessoas estão muito mais seletivas, prezando a qualidade e usabilidade dos produtos. Alguns novos segmentos de mercado surgiram e se mantém em expansão, conseguindo até dobrar seu faturamento. A MarketUP selecionou três exemplos de segmentos de mercado que continuam em expansão!
1 – Brechós: Moda sustentável em tempos difíceis
É natural que as pessoas reavaliem o consumo em tempos de crise principalmente, mas o Brasil tem um movimento grande em prol da moda sustentável. O consumo consciente é uma onda que se espalha a cada dia. Cortamos gastos desnecessários e supérfluos, para focar em prioridades e produtos de qualidade para vestuário. Assim, a procura por itens em brechós cresceu e o setor se expandiu, principalmente aqueles que possuem lojas online. Antigamente a classe C era a que mais procurava esse tipo de negócio fisicamente, mas no universo online surgiram brechós de luxo, com peças semi novas selecionadas através de curadoria especial. Esse tipo de brechó ganhou a simpatia dos consumidores das classes A e B, mantendo alta taxa de engajamento também em redes sociais.
2 – Alimentação e bebidas. Chegou a hora dos deliverys e dos produtos exclusivos.
Hoje em dia manter funcionários fixos para nos ajudar em atividades domésticas, como cozinhar, é algo bem mais difícil. Manter uma alimentação equilibrada e saudável com a quantidade de tarefas que temos que cuidar no dia a dia é bem difícilCom isso, empreendedores que investem em consumo domiciliar encontraram um nicho que possui bastante demanda. Investir em comida congelada para consumo semanal ou delivery para consumo imediato se tornou um mercado em expansão. O sucesso é maior quando existe oferta de produtos segmentados como os lights, veganos, vegetarianos, sem glúten e sem lactose. Afinal, quando falamos em consumo consciente também estamos falando da busca por uma vida mais saudável. Consome-se menos quantidade e mais qualidade. Negócios que apostam nesse foco, prezando o atendimento personalizado, estão crescendo cada vez mais.
Acompanhando a expansão do delivery de alimentos, as bebidas artesanais despontaram. Nos últimos três anos, por exemplo, a venda de cervejas artesanais cresceu mais do que a venda das conhecidas marcas populares. Bares e restaurantes abriram seus cardápios e buscas essas novas marcas, conseguindo oferecer aos consumidores um preço competitivo.
3 – Artesanato e produtos customizados
O fenômeno observado na expansão do setor de artesanato e produtos customizados é um pouco diferente dos demais setores. Na maioria dos casos, segundo dados da Fecomércio, empreendedores que trabalhavam com confecção de roupas ampliaram seus serviços ou migraram para customização de peças e objetos de decoração.
Atentas à expansão do setor, lojas apostam também na formação de novos profissionais, promovendo cursos e oficinas de criação. São os ateliês de criação, que surgem junto com a venda de produtos exclusivos, ganham espaço e servem como um novo modelo de negócio.