Empreendedorismo
11
jan

3 Tendências em inovação para ficar de olho em 2023

O ano de 2023 mal começou e entre os empreendedores não se fala em outra coisa a não ser as metas deste ano. Mas você sabe como investir no longo prazo? 

A transformação de diversas áreas da economia e da tecnologia acelerou a inovação e fez com que os empreendedores precisassem se reinventar de maneiras que antes pareciam impossíveis – ou necessárias. E quem não souber encarar essa nova onde pode ficar para trás.

Isso porque, além de ter que lidar com os efeitos pós-pandemia global, também terão que lidar com diversos desafios econômicos, bem como um desenvolvimento rápido de tecnologias. E assim, precisarão de profissionais cada vez mais qualificados. 

E apesar de ser uma nova tendência, existem poucos profissionais no mercado, com habilidades para resolverem os problemas específicos que as empresas precisam resolver. 

Para isso, tornou-se cada vez mais necessário os profissionais se adaptarem ao novo mercado para não perder nenhuma chance de subir na carreira.

Tenha recursos gratuitos para gerir o seu negócio e aumentar suas vendas com o MarketUP

Tendências de maior impacto no mercado global 

Transformação digital oferecendo maiores oportunidades 

Em 2023 a tecnologia poderá ajudar pequenas empresas a enfrentar desafios e oportunidades. Prometendo trazer mais eficiência operacional, melhorando a experiência do usuário e impulsionando a sustentabilidade.

Ainda assim, a quem diga que as transformações que vem acontecendo na tecnologia vai acabar com algumas profissões. Nesse momento, será fundamental se qualificar para dominá-las e usá-las a seu favor em sua profissão.

ESG (Ambiental, Social e Governança)

Nos últimos anos o termo vem ganhando força e muitas empresas que se comprometeram com o ESG viram seus lucros aumentarem consideravelmente. Mostrando aos investidores que é possível ter a redução de riscos e oportunidades de crescimento. Além de que o público abraça marcas que compartilham seus valores.

Entretanto, as marcas vão precisar mais do que nunca de profissionais comprometidos que apoiam seus valores.

CVB – A nova era da inovação

O Corporate Venture Building (CVB), é a prática que envolve a criação e desenvolvimento de um novo negócio, independente ou complementar ao core business a partir de uma companhia-mãe. Essa iniciativa atua como hub para inovações externas.

Muitos negócios entenderam que a melhor saída para crescer após a crise da pandemia era a criação de novos negócios. O ponto é que com o mercado se sofisticando e novas concorrências surgindo, cada vez mais empresas adotam esse modelo.

Assim, podemos observar cada vez mais empresas brasileiras como a Ambev, criando o Zé Delivery, por exemplo, ou a Vivo com a Vivo Money, entre outras gigantes do mercado.

Controle seus pedidos dos aplicativos de entrega pelo MarketUP

Como se preparar para as novas tendências 

Não é novidade que o empresário ou profissional que quer se preparar para as inovações irão precisar se especializar e realizar um mapeamento do mercado de atuação.

Bem como, encontrar ideias interessantes e calcular o tamanho da oportunidade. Entender as dores do cliente, para desenhar o modelo de negócio com o que será necessário no projeto. 

Conheça o MarketUP 

A MarketUP possui recursos completos e exclusivos para inovar a gestão e as vendas do seu negócio. 

Na plataforma MarketUP, você tem diversas funcionalidades que permitem facilitar o dia a dia da sua empresa, oferecendo condições para você focar nos processos internos e no seu time. 

Com isso, você tem uma visão ampla do seu negócio e fica por dentro de tudo que acontece em tempo real na sua empresa. 

Crie sua conta grátis!

Leia mais: 

Inovação: Quais são os benefícios para sua empresa?

Dicas para inovar em sua empresa e se destacar no mercado

O que é gestão da inovação: tudo o que você precisa saber

Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP

Aproveite também para seguir a MarketUP nas redes sociais agora

Fonte: Exame

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.