Gestão e Vendas
08
jul

4 dicas para fidelizar clientes

Fonte: Thinkstock

Toda empresa deseja manter clientes fiéis, não é mesmo? Além dos ganhos financeiros óbvios, conhecer o perfil do público atendido pelo seu negócio é muito útil na hora de criar promoções e campanhas de marketing, por exemplo. Mas você sabe qual a melhor estratégia para fidelizar seu freguês? Um conselho: a solução está longe de envolver um método mirabolante. Sim, a resposta é mesmo o bom e velho atendimento eficiente. Um atendimento eficiente, sem mais nem menos, é aquele que deixa o visitante de seu estabelecimento satisfeito a ponto de se sentir a vontade para retornar. Para te auxiliar a atingir este objetivo, separamos 4 dicas baseadas em artigo de Ricardo M. Barbosa, especialista em Project Management pela Fundação Getúlio Vargas e diretor executivo da Innovia Training & Consulting.

1 – Faça um planejamento básico de atendimento

Em caso de dificuldades e desconfortos, você – ou seu funcionário – se sentirá melhor com um roteiro das informações que irá expor aos frequentadores de seu estabelecimento. Elaborar um roteiro simples com os pontos principais do atendimento é uma ferramenta essencial, sobretudo para funcionários sem experiência no dia a dia com clientes.

2 – Fique atento a sua comunicação verbal

Boa dicção, objetividade e o já conhecido sorriso na voz (demonstrando acessibilidade na comunicação) são elementos importantes para cativar um cliente. Não demonstre má vontade ou rispidez em seu modo de falar, isso só afastará os potenciais consumidores de seu negócio, além de possivelmente gerar marketing negativo.

3 – Conheça o produto que está vendendo

Para fazer uma boa venda, é fundamental conhecer profundamente o produto ou serviço que se está comercializando. Este fator é necessário não apenas para esclarecer dúvidas dos clientes, mas também para criar espaços para um diálogo e atendimento mais personalizado.

4 – Administre o atendimento de acordo com o perfil de cada cliente

Compreender que cada indivíduo é único. Este é, muito provavelmente, o ponto principal de um bom relacionamento com o cliente. Saiba flexibilizar seu atendimento para os diversos tipos de situação, humores e personalidades possíveis. E isto só pode ser realizado com perspicácia para notar que alguns clientes vão desejar de você um atendimento mais objetivo e “sem demora”, ao passo que outros irão preferir estabelecer um bate-papo sem pressa no qual a venda será o fruto de uma conversa amigável.

Executando todos esses passos, ainda que você não conclua de imediato uma venda, certamente terá mais chances de fazer com que o cliente volte a seu estabelecimento, objetivo este comum a qualquer empreendedor que deseja o sucesso de seu negóco

Por: João F. Barros

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.