Gestão e Vendas
01
abr

4 dicas para gerir melhor o seu tempo

Fonte: Thinkstock

Fonte: Thinkstock

“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.”

Pitágoras

Um dos maiores indicativos do sucesso de um indivíduo – tanto em sua vida pessoal, quanto na vida profissional – reside na capacidade de gerir bem o próprio tempo. “Administrar o relógio”, dar conta de atividades e atingir metas sempre foram preocupações do ser humano. Nos negócios, vale lembrar-se do ditado no qual é afirmado que tempo é dinheiro, todavia, mesmo na hora de tocar uma empresa, administrar bem o tempo não significa apenas dinheiro em si, mas redução do acúmulo de atividades – e redução de dores de cabeça –, maior organização e praticidade no dia a dia, fatores estes que culminarão em uma maior qualidade de vida para o empreendedor.

Outro ponto que aumenta a necessidade de uma gestão eficiente do tempo é a própria forma como a vida contemporânea é organizada. Para capacitar-se diante de um mundo repleto de exigências cada vez mais específicas, é preciso que as ações sejam otimizadas. “Administrar o tempo é uma atitude que ajuda a fazer com que todas as suas tarefas, independente de que área sejam, sejam executadas da melhor forma possível – e ocupem uma parte menor do seu dia”, comenta Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers. A dica da especialista é precisa e lógica: quanto menor for o tempo que você dispende em uma atividade, maior será o tempo que você terá para outros objetivos.

Para que seu tempo seja bem aproveitado seguem algumas dicas essenciais:

1 – Tenha prioridades

160936613

Fonte: Thinkstock

“Por mais que existam milhões de coisas que você quer ou precisa fazer, organize as mais urgentes e faça uma lista. Determinando mais ou menos o tempo que utilizará para realizar cada tarefa e, conforme o que foi realizado risque o item da lista”, comenta Madalena, a qual ainda observa que o ideal é realizar as atividades mais complexas primeiro para que no fim do dia você possa se concentrar em atividades mais leves.

2 – Mantenha um ambiente organizado

Um ambiente desorganizado favorece só irá favorecer a desorganização de seu tempo. Se você acha isso um exagero, pare para pensar em quantas vezes você se atrasou para um compromisso por que teve de gastar minutos preciosos procurando um cartão de crédito ou as chaves do carro. “Com os materiais organizados, você não perderá tempo procurando documentos, pastas, relatórios, arquivos no computador, etc. A agenda ajuda para marcar tarefas pessoais, datas especiais, ligações a fazer e demais eventos importantes. Quanto mais organizada é a sua vida pessoal, mais fácil fica para administrar o restante” ressalta Madalena Feliciano.

3 – Utilize a tecnologia a seu favor e não se perca em distrações

É inegável que a internet é um dos maiores avanços da humanidade dos tempos recentes. E quando se trata de organizar-se, ela também pode ser uma grande aliada. Evite perder tempo em filas de banco e no pagamento de contas, por exemplo, resolvendo suas questões financeiras na página de seu banco. Tenha também horários para acessar suas redes sociais, de modo a tornar o acesso à internet menos disperso. Aproveite o tempo na rede para realizar cursos e atividades que lhe auxiliem em seus objetivos.

4 – Não esqueça do lazer

Como última dica, um lembrete fundamental da especialista Madalena Feliciano. “Porém, para que todas as dicas anteriores tenham sucesso, é preciso de uma coisa antes de tudo: estar bem descansado. Por isso, planejar intervalos, separar algumas horas para o lazer e dormir bem são atitudes mais do que necessárias para que o seu tempo seja bem aproveitado – afinal, ninguém trabalha ou vive bem quando não dorme ou não tem algum momento para aproveitar o seu descanso”.

 Por: João F. Barros

Fonte: Verônica Pacheco

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.