Gestão e Vendas
28
dez

4 dicas para vender qualquer coisa a qualquer pessoa

Quer ser um vendedor melhor? Então veja algumas dicas de como vender qualquer coisa a qualquer pessoa

O mercado e a concorrência têm muito a ver com vínculos entre profissionais e seus clientes. E a influência na hora de vender e da compra faz parte do dia-a-dia de qualquer empreendedor. Existem, por exemplo, vários casos de indivíduos, sem recursos e experiência, que superaram as expectativas em seus ramos de atividade e hoje fazem muito sucesso. Tudo isso graças ao seu poder de influência e táticas de vendas.

Um ótimo exemplo é Jordan Belfort, que teve a sua história retratada no filme “O Lobo de Wall Street”. Belfort, que foi interpretado por ninguém menos que Leonardo Di Caprio, era corretor da bolsa de valores e possuía um estilo de venda agressivo. Isso lhe rendeu uma fortuna na década de 90.

Belfort chegou a abrir sua própria corretora e ganhar milhões, mas, infelizmente, devido os seus métodos de trabalho – fraudulentos e pouco recomendáveis – ele foi condenado a três anos de prisão. Você deve seguir esse exemplo? Não. Mas Belfort se, com certeza, tivesse sido honesto, hoje estaria bilionário.

De acordo com muitos psicanalistas, muito sobre a arte de vender está guardado no inconsciente. O lado consciente do cérebro absorve 40 bits de informações por segundo, já o inconsciente processa 11 milhões por segundo. Por este motivo uma palavra simples pode fazer você mudar de ideia mesmo sem perceber. E isso é de suma importância na hora da venda de um produto.

Existem etapas para conseguir maior influência sobre seu cliente. Veja quais são esses 4 passos:

1. Use a razão

Faça uso de argumentos concretos, bases de dados e provas de que seu produto vale a pena ser comprado. Mostrar a importância e valor do serviço ou objeto na conversa com o comprador é essencial. Procure, também, orientar seu cliente através de cenários fictícios. Assim, de forma natural, ele irá concordar com você e comprar seu produto ou serviço.

2. Entenda necessidades e soluções

Após você mostrar o custo-benefício, trabalhe em projeções para o consumidor como se já possuísse o produto. Quando ele concordar em fazer parte de sua linha de pensamento fica ainda mais fácil convencê-lo.

Outra tática é perguntar ao cliente como vai à situação sem o produto. Isso o fará pensar mais em concretizar a compra e resolver o próprio problema.

3. Mostre que seu produto é único

Seu conhecimento sobre as origens da mercadoria e até o uso dela podem ser comuns. Mas faça seus fregueses acreditarem que seu produto é único. Utilize parte de sua experiência com a intenção de mostrar que sabe a utilidade do que vende. Crie uma história em volta do produto e deixe o seu valor inestimável.

4. Fale bastante, mas deixe o cliente escolher

Às vezes as pessoas podem comprar apenas porque simpatizaram com algum vendedor ou empreendedor. “As pessoas preferem dizer sim se elas gostam de você. Não há surpresa nisso”, disse Robert Cialdini, especialista em persuasão, para a Revista Super Interessante.

Tudo trata-se de criar um vínculo com o freguês. Segundo pesquisa da Universidade de Pensilvânia, mais de 50% dos negócios fechados têm a ver com vínculo e confiança no vendedor. No caso, interesses em comum podem ajudar bastante no momento de convencer e gerar empatia.

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.