5 dicas para aumentar sua margem de lucro
A margem de lucro é o principal indicador sobre se o seu negócio sobreviverá e crescerá ou acabará afundando
Existem dois tipos de margem de lucro: a operacional, que calcula o valor de todas as suas vendas antes dos impostos, e a bruta, que é a diferença entre os ganhos da empresa e os custos do produto, também sem descontos dos impostos. O lucro líquido é gerado na subtração dos dois tipos de lucros.
A margem de lucro determinará os crescimentos atuais e futuros que pagarão as suas despesas, por isso, você deve acompanhar todos os números da sua empresa, mesmo que de início você não saiba para o que eles sirvam. Somente assim – e com tempo e análise – você saberá a importância devida de cada métrica de seu negócio.
O sistema de gestão ERP da MarketUP, por exemplo, pode te ajudar a entender todos números da sua empresa, e como calcular o que é lucro e o que é despesa. E o melhor: ele é totalmente gratuito para todos os empreendedores do Brasil.
Para saber um pouco mais sobre como aumentar sua margem de lucro, veja algumas dicas sábias:
Velocidade importa
Quanto mais rápido você utilizar o seu tempo, seja na geração de um pedido ou na entrega dele, mais barato será o seu produto. Essa mudança quer dizer melhores margens de lucro. Então, volte até o seu sistema de gerenciamento de pedido e se pergunte: como posso acelerar o processo? Quais são as etapas que posso eliminar? Posso automatizar isso? Procure sempre saídas para o seu problema.
Venda mais por unidade
Em geral, quando você aumenta a quantidade de vendas por vez, melhoraram as suas margens, pois você vai incrementar a velocidade de compra e ainda diminuir o seu custo por venda. Vender mais produtos em uma única venda te permite ainda amortizar seu custo em marketing por cada venda, o que faz crescer seu lucro.
Corte produtos ou serviços de baixa margem
Pressupondo que você tenha relatórios precisos e atualizados – como os Relatórios da MarketUP, que mostram os produtos e serviços que produzem as margens –, faça uma análise de seus principais produtos, serviços ou clientes para ver quais são os menos rentáveis. Com base no resultado, corte o que não faz bem para os seus negócios e invista naquilo que irá te trazer lucros.
Cuidado com o desperdício
Gerencie a qualidade e a quantidade do seu estoque. Com base nisso, verifique seus relatórios de controle, procure não manter muita oferta na mão para um único pedido e não leve muito tempo para vender seu inventário.
Comprar produtos que sua equipe de vendas não possa vender também pode ser uma falha. A solução aqui seria uma combinação de redução de excedentes, refinar o processo de fabricação e reduzir os prazos de entrega, de modo a focar os esforços de vendas nos produtos com margem mais alta de lucro.