5 Dicas para fidelizar o seu cliente
Lembra daquela frase “O cliente tem sempre razão”? Pois é, e ele tem. O cliente é a peça fundamental para definir o sucesso do seu negócio, por isso o atendimento deve ser pensado como mais um estratégica para a sua empresa. Entretanto, fidelizar um cliente não é apenas sinônimo de vendas, é criar valor para a marca, relacionamento, bem como engajamento. Apesar de parecer difícil, não é tanto assim, e para te ajudar nesta tarefa separamos 5 dicas para fidelizar o seu cliente.
Quando falamos em fidelização do cliente, nos referimos àqueles consumidores que realmente se tornam fiéis à marca, que compram continuamente, que indicam o produto ou serviço e que, muitas vezes, são até advogados da própria marca.
Ao transformar o seu cliente em um cliente fiel, com certeza é um benefício para a empresa e garantia de sucesso. Por isso, vamos falar nas dicas abaixo sobre como conquistar e fidelizar o seu cliente.
# 1 Ofereça um bom atendimento ao cliente
Esta dica é simples, mas muitos erros podem ser cometidos pensando que já está oferecendo um bom atendimento.
Além de atenção e preparação da sua equipe de vendas e atendimento, é preciso estar sempre atualizado às novidades do mercado. Isso é importante não só para não ficar atrás da concorrência, mas também para mostrar que é uma empresa inovadora e que está sempre atenta às mudanças e inovações. É claro, utilizando o bom senso para avaliar o que cabe adotar para o seu negócio ou não.
Somado a isso, investir em uma boa experiência do cliente é o que vai fazer com que ele volte e continue frequentando o seu estabelecimento ou utilizando os seus serviços. Seja ao oferecer um cafezinho, ter uma flexibilização na negociação ou disponibilizar um atendimento ágil com, são atitudes que podem fazer a diferença para a fidelização do seu cliente.
Neste sentido, a tecnologia pode colaborar para essa experiência positiva, uma vez que no mercado existem opções que podem fazer a diferença para o seu negócio. E até sistemas com PDV, frente de caixa, por exemplo, que podem otimizar ainda mais o atendimento.
# 2 Ouça o seu cliente
Com certeza, esta dica está muito atrelada à anterior. Ouvir o que o seu cliente tem a dizer sobre o negócio e o atendimento ou produto/ serviço oferecido é fundamental para fazer ajustes ou melhorias.
E isso é importante não apenas em canais como redes sociais, mas no dia a dia do atendimento. Já parou para pensar ou perguntar o que eles acham da sua marca?
É importante destacar, que o estabelecimento deste tipo de comunicação é muito importante para estreitar o relacionamento. No entanto, deve ser algo contínuo, porque se as clientes forem ignorados em algum de seus canais, isso pode gerar um problema.
# 3 Conheça o perfil do seu cliente
É importante que você conheça o perfil do seu cliente. Você sabe qual é o perfil que mais compra da sua empresa?
Se ainda não sabe, este é o momento de começar a entender o perfil, entendendo quem é o seu público-alvo. Assim, você será mais assertivo em sua estratégia de vendas.
Informações como idade, gênero, o que mais costumam comprar, e entre outros dados são essenciais para definir essa buyer persona, termo para definir o público-alvo.
Ao conhecer o perfil do seu cliente, você direciona os esforços para encontrar os perfis mais predispostos a comprar da sua marca.
# 4 Ações de relacionamento
Ações de relacionamento são fundamentais para fidelizar o cliente e são um ponto positivo para melhorar o atendimento, quando bem utilizadas.
Procure sempre treinar a sua equipe de atendimento para que ofereça o melhor atendimento desde o primeiro contato com o cliente e criar uma experiência única e agradável. Quem não gosta de um atendimento mais humano e personalizado? Com certeza dá aquela sensação de exclusividade, de atenção.
Neste sentido, investir em alternativas como programa de fidelidade pode ser uma boa opção, oferecendo descontos e vantagens exclusivas para os clientes.
Assim como, disponibilizar cupons e pacotes exclusivos, planos personalizados e até antecipar algum lançamento para os clientes que mantém uma certa frequência. Privilegiar esses clientes e colocá-los numa categoria “VIP” é uma forma de manter ainda mais a fidelidade. E quem não gosta?
# 5 Monitore
O monitoramento é algo que deve acontecer, sempre! E isso vai te ajudar a medir o seu atendimento, bem como o seu negócio.
Nesse contexto, as métricas são de grande valia. E você pode avaliar desde a eficácia dos treinamentos até se as ações estipuladas para aumentar o número de clientes ou fideliza-los estão dando certo e fazer as correções necessárias, caso preciso.
E você pode monitorar ações de e-mail marketing, redes sociais, número de clientes recorrentes, e entre outros, de acordo com a meta estabelecida.