Finanças e Tributos
08
jan

5 dicas para seu negócio ficar no azul em 2018

Todo começo do ano é uma boa chance para deixar as contas do seu negócio no azul

Cuidar do orçamento parece ser um assunto difícil, mas nem sempre é assim. Se bem cuidado, as finanças do negócio rendem bons frutos. Ainda assim, de acordo com o Sebrae, a falta de capital e má gestão são as maiores razões para a falência dos negócios. Algo que faz até os empreendedores mais experientes ficarem atentos.

Para seu negócio ficar no azul em 2018, confira algumas dicas de especialistas para empresários de todos os ramos:

1. Planejamento financeiro

Segundo o professor especialista em finanças Joelson Sampaio, em entrevista ao PEGN, com planejamento financeiro a empresa tem controle de gastos, controle de receitas. E assim ela tem uma ideia do quanto ganha, ou no que precisa investir.

Hoje em dia é muito fácil fazer isso com o uso do ERP da MarketUP e suas funções financeiras. O nosso sistema dispensa planilhas, e oferece maior controle sobre suas ações. Algo importante para a empresa que quer crescer e se manter no mercado.

2. Controle financeiro

Determine seus custos e corte gastos desnecessários para garantir que todas as áreas da empresa operem no azul. Detalhe os custos fixos e as variáveis mensais, para você poder saber para onde vai o seu dinheiro em cada mês. A diferença entre as Contas a Pagar e as Contas a Receber, se bem analisada, pode ser útil para a saúde financeira da empresa.

Recursos como o capital de giro, que são os custos de manutenção, como o pagamento de fornecedores e controle de estoque também são muito importantes para PMEs.

3. Cuidado para não se endividar

Se você não tomar cuidado pode acabar comprometendo a sua habilidade de fazer pagamentos. “O endividamento alto pode aumentar o risco da empresa e também comprometer a capacidade de pagamento dela. Por conta disso o pequeno empreendedor precisa tomar cuidado com o tipo de dívida que ele tem, do volume de dívida e das taxas de juros”, diz Sampaio.

4. Controle os prazos de seus recebimentos e pagamentos adequadamente

É de extrema importância verificar os prazos para evitar qualquer desequilíbrio nas datas e valores. A ferramenta de gestão empresarial MarketUP é um ERP gratuito que possui estas funções integradas e muitas outras.

Como disse Ricardo Couto para a Revista EXAME: “É por isso que você precisa projetar o seu Fluxo de Caixa, fazendo as contas do dia a dia e verificando se você pode honrar os compromissos que assume. Caso contrário você ficará inadimplente”.

O ideal é conseguir um prazo de recebimento menor do que seu prazo de pagamento. Que se trata de receber antes de seu cliente, do que realizar o pagamento ao seu fornecedor.

5. Fique atento às margens e lucro

Existem vários tipos: a margem bruta, a margem operacional e a margem líquida. O bom ponto das margens é que com isso as PMEs conseguem ter controle dos resultados da empresa, principalmente com o DRE – Demonstração do Resultado do Exercício, que oferece uma visão importante para os empresários analisarem a evolução de suas contas.

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.