Como lucrar no dia dos namorados. Veja dicas Gestão e Vendas
31
maio

5 dicas para sua empresa lucrar no dia dos namorados

O amor está no ar. Com a chegada do mês de junho, vem também o dia para os casais apaixonados e, consequentemente, uma grande oportunidade de lucrar no dia dos namorados. Independentemente de você ser um restaurante, um quiosque ou uma farmácia, o dia 12 de junho é um dia que pode ser muito lucrativo para as empresas que investirem em ações para essa comemoração. Quem afirma isso é o próprio Serasa, que mostrou um aumento de 13,7% nas vendas durante a semana do dia dos namorados. Para se ter uma ideia, a semana das mães teve um crescimento de “apenas” 6%. Ou seja, o amor também é lucrativo! Além de todo o apelo comercial, também é possível explorar o mês junino com os santos casamenteiros, colocando a semana ainda mais no foco das lojas e e-commerces. Por conta disso, nós separamos cinco dicas para você pensar e se inspirar para lucrar no dia dos namorados! Confira só:

5 dicas para lucrar no dia dos namorados

5- Aposte no simples (mas nem tanto)

Ir no “básico” ou ir nos famosos clichês pode ser um tiro seguro e que garanta aquela renda a mais para o seu negócio, mas pensar um pouco fora da caixa sempre é bom. Ao invés de ir em combos ou brindes tradicionais, como chocolates, bombons, flores, às vezes pensar em algo diferente, mas dentro do seu nicho, da sua especialidade, pode ser uma ótima partida para alavancar as vendas! Descontos, brindes, combos especiais são uma ótima pedida e o céu é o limite.

4- Faça parcerias!

Sabemos que alguns tipos de comércio possuem mais afinidade com um feriado do que outros. Uma loja de material de construção, por exemplo, não é o primeiro lugar quando se pensa em um lugar no dia dos namorados… Por conta disso, uma ótima ideia é fortalecer a comunidade local e propor parcerias com lojas e estabelecimentos, para que haja um gatilho e convença de comprar com você! Seguindo esse exemplo da loja de construção, uma parceria boa seria proporcionar um desconto em uma loja de doces, uma floricultura ou até dar de cortesia uma sessão de spa. Óbvio que essas parcerias vão de comércio para comércio, mas podem ser um ótimo gatilho para atrair clientes em um feriado de pouco movimento.

3- Faça sorteios

Uma dica que vai de encontro com o tópico acima são os bons e velhos sorteios ou rifas. Aí todos os clientes que comprarem seus produtos acima de tal valor concorrem ao prêmio ou esquema parecido. Mas o prêmio tem que ser agradável!  Nada de fazer um sorteio furado porque aí toda a ideia vai pelo ralo. O prêmio, como falado acima, pode ser alguma parceria com uma loja local ou até algo que foi comprado com o caixa da empresa, vai de como você achar melhor. Caso seja a segunda opção, o principal é achar o equilíbrio entre uma premiação boa e algo que caiba nas finanças. Tem a semana dos namorados, mas o seu negócio existe também nos outros dias! As redes sociais, neste ponto, são ótimos meios para conseguir mais alcance. Uma boa arte, mostrando o prêmio e uma legenda chamativa são a chave para o sucesso.

2- Planeje com antecedência

Apesar do dia dos namorados ser só no dia 12, sabe-se bem que todos os preparativos começam bem antes, desde programar os descontos, negociar com fornecedores e até enfeitar a sua loja, se for o caso. Por conta disso, se for deixar para última hora, é muito provável que os mesmos produtos que você comprava por um valor X, estarão mais caros ou até esgotados, o que fará com que você perca dinheiro (e não queremos isso). Assim sendo, prepare a sua equipe, veja quais estratégias e ações serão feitas no dia e corra atrás do que der. Afinal, planejamento e precaução nunca são demais.

1- Descontos e mais descontos!

Chegando no top 1, só poderia ser o queridinho de todos os apaixonados (e não apaixonados também): os descontos. Afinal, são uma ótima estratégia para qualquer público, tanto para fidelizar quem é cliente, quanto para fazer com quem não conhece a sua loja, conhecer. E fora que, em tempos de crise, qualquer desconto é muito bem visto. Se a sua loja for um e-commerce, então pode abusar dos cupons, tanto em desconto nos produtos, frete grátis, personalização, caixa de presente… Enfim, é um mundo de possibilidades para aproveitar a data.

Dica extra: aposte da diversidade

O dia dos namorados é um dia para a celebração do amor, independentemente da raça e da orientação sexual, então incentive o respeito dentro da sua loja, do seu e-commerce e faça com que seja um ambiente agradável para todos e todas.

Concluindo…

Passou-se o tempo em que o dia dos namorados só se dava flores e chocolate para as mulheres e gravata para os homens. Hoje em dia, os produtos personalizados, a experiência e o conceito estão mais em alta do que nunca e devem ser explorados por qualquer tipo de negócio, independentemente do segmento. Ideias não faltam para você conseguir lucrar no dia dos namorados, agora é colocar a mão – e o coração, por que não? – na massa. E não importa qual seja a ação que você decidir, saiba que pode contar com as ferramentas da MarketUP para o seu negócio.

Leia mais 

Se quiser mais dicas sobre o mundo da gestão de negócios, confira estes outros artigos: Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP Aproveite também para seguir a MarketUP nas redes sociais agora. Compartilhe!

Autor:

Marcello Sapio