5 dicas para sua empresa aparecer na primeira página do Google
Entenda a importância de seu negócio estar presente na Internet e aprenda como melhorar seu posicionamento nas ferramentas de busca
Não existe dúvida de que estar presente na Internet pode fazer toda a diferença para o seu negócio. Afinal, é nela que consumidores do mundo todo buscam pelos produtos que desejam comprar ou serviços que querem contratar. Hoje, são pouquíssimas as empresas que não possuem um site, blog ou loja virtual onde mantém contato com clientes. Basta apenas procurar algumas poucas palavras-chave no Google, principal ferramenta de buscas atualmente, para encontrar qualquer coisa.
Mas, no cenário competitivo da Internet, outro desafio se apresenta: como aparecer na primeira página de resultados do Google? Essa é uma dúvida que qualquer pessoa que trabalha ativamente com a Internet possui, mas que poucos sabem responder. Afinal, estar bem posicionado nos resultados de busca do Google é uma vantagem enorme contra concorrentes. Quanto mais perto do topo da primeira página você estiver, maiores são as chances de possíveis clientes escolherem você.
Mas, para alcançar esse objetivo, é necessário saber como trabalhar na Internet.
Para ajudar você a posicionar o site de sua empresa na primeira página do Google, separamos as dicas a seguir.
UTILIZE O SEO PARA OTIMIZAR O SITE
Para ganhar destaque na Internet, não é suficiente apenas montar um site, é preciso otimizá-lo. Isso significa reunir todas as características que o Google costuma valorizar para o ranqueamento. Chamamos isso de SEO (sigla para otimização para motores de busca, em inglês). Quanto mais equipado seu site estiver com palavras-chave e links, mais preparado para aparecer nas buscas orgânicas ele estará. Ou seja, você não precisará pagar anúncios online para que sua empresa apareça para os usuários entre os resultados. E isso atrai mais clientes para você.
PRODUZA CONTEÚDO DE QUALIDADE
É muito comum que as empresas que desejam conquistar um posicionamento melhor na Internet invistam em conteúdo. Essa é uma maneira de tornar a empresa reconhecida como autoridade em um determinado assunto, seja ele qual for. Quanto melhor o conteúdo produzido, maiores são as chances de conquistar um público fiel e convertê-los em clientes. Se você possui um site que oferece serviços, por exemplo, a melhor maneira de atrair clientes é escrever sobre eles.
INVISTA EM UM BOM ‘LINK BUILDING’
Uma das práticas mais valorizadas para melhorar o ranqueamento do site de sua empresa no Google é o link building. Ela consiste basicamente em outros sites apontando para o seu por meio de links em conteúdos próprios. Quanto mais sites confiáveis estiverem linkados com o seu, maiores suas chances de aparecer na primeira página do Google. Existe a opção de pagar para que outros sites utilizem seu link. Isso porque pode ser difícil encontrar outros sites que queiram utilizar esses links apenas por boa vontade. É um investimento que vale muito a pena.
USE AS REDES SOCIAIS DA EMPRESA
Pode até não parecer, mas as redes sociais da sua empresa têm ligação direta com o ranqueamento de seu site. Quanto mais seu conteúdo for compartilhado e comentado em redes sociais como Facebook e Instagram, maior credibilidade o site terá. Uma dica de ouro para você é utilizar botões de compartilhamento e curtida em seus conteúdos. Dessa forma, um usuário pode compartilhar seu site em suas próprias redes sociais gratuitamente. Com o tempo, você terá uma legião maciça de usuários que acessam seu site diariamente e compartilham seus conteúdos.
DEIXE O SITE SEGURO PARA USUÁRIOS
Por fim, seu site deve ser 100% seguro para que os usuários possam navegar sem problemas. Então, invista em todas as medidas necessárias para que os dados de seus usuários estejam seguros. Para isso, seu site irá precisar de um certificado SSL, criptografa as informações inseridas pelos usuários. Se seu site não possuir esse certificado, o Google irá alertar os usuários, que podem desistir de acessá-lo.
POR: Luis Carvalho
LEIA TAMBÉM
> Coworking: como saber se é a melhor ideia para sua startup?
> 5 dicas para recrutar bons funcionários e acertar nas contratações
> Tecnologia em seu estabelecimento: Dicas para atrair mais clientes