Finanças e Tributos
29
maio

5 dicas para o pequeno negócio não ir à falência

Ricardo Magalhães dá 5 dicas para o pequeno negócio não ir à falência falando dos erros mais comuns cometidos pelos empreendedores

Ricardo Magalhães em entrevista ao Sebrae em outubro de 2014 listou 5 dicas para o pequeno negócio não ir à falência. Ele ministrou a palestra “Como quebrei três vezes e sobrevivi” na Feira do Empreendedor 2014 do Sebrae, em Campo Grande (MS). E tem grande experiência sobre o assunto.

Ricardo Magalhães é presidente da BizRevolution, chief marketing officer da Rakuten no Brasil, e criador do Epicentro, evento sobre empreendedorismo e tecnologia do País.

Agora veja, 5 dicas para o pequeno negócio não ir à falência:

1.Seja diferente

De acordo com o entrevistado pelo Sebrae, é recomendado parar de seguir os outros ou fazer igual a eles. Ele usou um bom exemplo como “o Brasil já está cheio de pizzaria, então se você quiser fazer mais uma pizzaria, você vai cair no erro de ser igual os outros”.

Quando somos iguais aos outros a única maneira de se diferenciar é abaixando o preço, se você abaixar o preço, acaba sua margem de lucro, que consequentemente vai limitar o pagamento de seus funcionários e investimentos, levando à falência.

2.Ouça as pessoas

De acordo com Ricardo, um grande erro que vários empresários cometem é não ouvir os outros. “Quando você não ouve os outros, você se mete em uma série de erros e não vê que está cometendo os mesmo erros que já cometeu”, disse.

3.Comece pequeno

Quando começamos uma empresa e somos pequenos, um de nossos grandes erros é querer parecer grande. “Comece o menor possível, porque a grande verdade é: todos os negócios que começam, começam errados. Então é melhor começar pequeno que vai dar errado, para você não perder muita grana comece pequeno”, comentou Ricardo.

4.Seja vendedor

Um erro muito comum do pequeno empresário é não ser vendedor, não importa a formação do empresário, nada interessa enquanto você não concretizar as suas vendas. “Dedique pelo menos duas horas de trabalho para as vendas. Coloque na cabeça que você tem que ser vendedor. A melhor coisa que você pode fazer pela sua carreira, é aprender a vender”.

5.Seja generoso

Busque ser diferente neste mundo onde a generosidade é uma raridade. Um bom diferencial, nos tempos de hoje, de acordo com Ricardo Magalhães é recomendado ser generoso. Buscando incluir esta virtude na missão, visão e valores da sua empresa.

Um bom exemplo dito por ele é o Google, que não cobra pelos serviços. Assim como o Tinder e o Waze, todos de graça e sem nenhum custo. Como ele disse, “vivemos na época mais generosa da história da humanidade e uma maneira de ser diferente hoje é ser generoso, porque infelizmente nem todos são ainda”.

Ele recomenda adotar esta filosofia em tudo o que você faz e não ter medo de dar as suas coisas e produtos para o seu cliente para demonstrar que você é generoso.

Gostou das dicas? Veja o vídeo da entrevista do Sebrae do Mato Grosso do Sul com Ricardo Magalhães feita em 2014, usada como base para este artigo!

Fonte: Canal Sebrae Mato Grosso do Sul

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.