5 erros que podem fechar a sua empresa Empreendedorismo
28
jan

5 erros que podem fechar a sua empresa

Saiba quais atitudes você deve evitar para não levar o seu negócio à falência

 

“Como diz o ditado abrir um negócio é fácil, difícil é mantê-lo”. E é essa realidade que muitos empreendedores passam nos primeiros anos após abrir uma empresa. Segundo uma pesquisa do Sebrae 1 em cada 4 empresas fecha as portas antes de completar 2 anos de mercado.

Muitos empresários até possuem um bom número de vendas, porém a falta de conhecimento em gestão empresarial dificulta a administração do negócio. 

Algumas dúvidas são recorrentes no dia a dia de muitos empreendedores. Por que o caixa sempre está no vermelho?

Provavelmente o empreendedor está cometendo erros de gestão e ainda não percebeu. Para reparar este problema é preciso identificar primeiramente quais são esses erros.

A inexperiência do empresário e questões burocráticas do dia a dia como, impostos, fluxo de caixa e falta de planejamento são alguns dos fatores que podem levar ao fechamento do negócio.

 A falta de informação é um dos erros que pode transformar o sonho do empreendedor em um verdadeiro pesadelo.

Por isso, vamos mostrar alguns dos cinco erros comuns que podem fechar a sua empresa.

 #1- Não elaborar um plano de negócios

Antes de abrir um empreendimento o empreendedor precisa colocar no papel todos os passos e ideias para o negócio. Ou seja, criar um plano de negócios é primordial. Por meio dele, é possível identificar a viabilidade do negócio e ainda conhecer os possíveis problemas que podem surgir. Além disso, o plano de negócios norteia o empresário a entender se a empresa está no caminho certo ou não.

 #2 -Misturar as finanças da empresa com as pessoais

Um erro bastante comum no dia a dia do empreendedor: misturar as contas pessoais com as contas jurídicas. Estas confusões pode acarretar a falência prematura do empreendimento. E isso, não é o que você pretende para sua empresa, não é mesmo?  Ao fazer retiradas do seu caixa, você prejudicará não só o orçamento do seu negócio como também terá problemas no controle financeiro da sua empresa. Impedindo entender se o estabelecimento está tendo lucro ou prejuízo.  Retirar dinheiro de maneira descontrolada, faz com que o negócio não tenha recursos suficientes para arcar com os seus próprios custos. Por isso, conte com a ajuda de um contador para te auxiliar neste processo.

 #3- Não contratar pessoas adequadas para sua empresa

 A empresa não depende só de você, mas também de uma equipe qualificada. Com um quadro de funcionários bem estruturados fica mais fácil atingir os resultados esperados. Por isso, faça uma boa seleção dos seus colaboradores e não tenha medo de demitir um funcionário, caso ele não tenha o perfil de sua empresa. Fique atento também às relações com amigos e familiares, pois estas relações podem trazer desafios e problemas futuros.

 

 #4- Ter despesas desnecessárias ao tipo de negócio

Ao fechar o caixa, percebe-se que as contas não estão batendo. Você se pergunta: Para onde foi o dinheiro?. Outro erro frequente é gastar mais do que o necessário. Ao abrir um empreendimento é normal querer uma fachada atrativa ou até aquela mobília elegante para o seu negócio. Porém, é preciso entender que há outros gastos mais importantes como: produtos para o estoque, água, luz, funcionários e etc. Por esta razão, fique de olho nas despesas que podem comprometer o seu caixa mensal.

 #5- Querer atuar na informalidade

Trabalhar na informalidade é um erro gravíssimo, pois o trabalhador negligencia o pagamento de impostos e dos direitos trabalhistas. Sonegar impostos é crime. Portanto, trabalhar desta maneira pode ser outro problema para a sua empresa. Por isso, entenda quais são os riscos de vender uma mercadoria sem nota fiscal para que não haja mais consequências e transtornos para o seu negócio.

 

Por: Tainá Almeida

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.