Empreendedorismo
18
dez

5 maneiras de transformar qualquer crise em oportunidade

Uma boa abordagem em um momento de crise pode fazer a diferença entre o simples e o sucesso 

Empresários enfrentam dificuldades desde o momento em que acordam, seja tentando satisfazer investidores, lutando contra o prazo de pagamentos, lidando com complicações inesperadas ou mesmo trazendo algum novo produto para o mercado. São nesses momentos em que uma crise financeira ou de identidade pode surgir sem aviso.

Claro, nem todos conhecem a difícil rotina de ser um empresário de sucesso. Mas alguns indivíduos passam por momentos que seriam difíceis de forma relativamente tranquila. E são estes que transformam uma possível dificuldade em vantagem.

Veja aqui 5 maneiras de transformar uma crise em uma oportunidade de sucesso:

Quando a vida joga obstáculos em você

Existe um método para entender os obstáculos que aparecem em nossa frente. O Imperador Romano Marcus Aurelius desenvolveu uma fórmula há séculos e escreveu para si um lembrete diário:

“Julgamento objetivo, agora neste momento; Não ser egoísta nas ações, agora neste momento; Desejar aceitação – agora neste momento – de todos os eventos externos; É tudo o que você precisa”.

Esquecida pelo tempo, esta fórmula passa o conhecimento preciso para transformar desafios que encontramos em grandes triunfos para nós mesmos e nossas empresas. Figuras icônicas dos negócios como: Jhon D. Rockfeller, Thomas Edison e Steve Jobs usaram a mesma maneira de pensar como combustível de suas imensas ambições. Para eles o obstáculo é o caminho, e não algo impossível.

Mantenha a cabeça fria

É preciso de perceber os eventos de crise de forma diferente daqueles a sua volta. Quando todos estão tomados pelos desespero, ser criativo é uma chance de experimentar e aprender. Como disse Jhon D. Rockfeller uma vez: “Eu já estive inclinado a ver uma oportunidade em cada desastre”.

Pense diferente

Steve Jobs era famoso pelo o que observadores chamavam de “campo de distorção da realidade”, o que o fazia desconsiderar frases como “não pode ser feito”. Quando ele encomendou um tipo especial de vidro para o primeiro iPhone, os fabricantes ficaram horrorizados com o prazo agressivo. “Não tenha medo”, disse Jobs. “Vocês conseguem”.

Em uma semana os fabricantes de vidro entregaram um trabalho que levaria seis meses para ser executado. Sua insistência os empurrou para além do que eles pensavam ser possível e, assim, ele conseguiu acelerar a produção dos seus produtos e, consequentemente, aumentar as vendas.

Inove com que já existe

Romper velhos padrões pode abrir diversas oportunidades para inovar. É o caso da empresa 3M: antigamente, em lesões ortopédicas, recorríamos sempre ao velho gesso. Pesado e volumoso, não podia molhar no banho ou retirado para se fazer Raio – X. Então os cientistas de 3M propuseram o gesso sintético Scotchcast™, feito com material leve, higiênico, que não é vulnerável a água e não precisa ser removido para radiografias. Eles usaram tecido de fibra de vidro com resina de poliuretano de diversas cores para tornar a vida do cliente mais fácil.

Podemos ver esse mesmo tipo de pensamento em startups como Uber e Tesla, que enxergaram uma nova oportunidade de negócio em algo que já existia.

Antecipe-se

Existe uma técnica popular usada em startups, criada pela Harvard Business Review – publicação que tem como principal objetivo a reflexão inteligente sobre as melhores práticas na gestão de negócios –, chamada de pré-mortem. Esta técnica, projetada pelo psicólogo Gary Klein, é um exercício de retrospectiva antecipada, uma forma de antecipar o que pode acontecer de ruim. Isso pode fazê-lo abrir os olhos para possíveis crises que acabariam com seus negócios se não estivesse preparado.

Nossos planos raramente se assemelham à maneira como as coisas acabam, porém, como empreendedores, podemos ensaiar em nossas mentes o que pode dar errado e não ser surpreendido. Usando esse processo, superamos nossos concorrentes, que ficam chocados por não terem pensado na solução do problema antes. Fique de olho nessas oportunidades.

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.