recursos Empreendedorismo
09
jan

5 pontos fundamentais para se tornar empreendedor em 2018

Ser empreendedor é uma decisão de grande responsabilidade e para isso são necessários passar por pontos que exigem atenção

O sonho de muitos brasileiros é abrir uma empresa, mas, antes da sair abrindo a sua loja por impulso, é preciso seguir alguns passos essenciais para ter seu sucesso como empreendedor.

Em 2017, o número de PME’s bateu recorde em janeiro, segundo levantamento do Serasa Experian. Uma alta de 16,6% comparado à 2016. O momento para ser empreendedor é bom e deve ser aproveitado, uma vez que hoje existem diversas oportunidades no mercado.

Mas devemos levar sempre em consideração que se tornar um empreendedor não é fácil, afinal, trata-se de um grande compromisso para a vida. Por isso, existem certos passos que devem ser seguidos para que não se cometam erros em cada etapa da realização de seu objetivo.

Acompanhe alguns fatores que reunimos para serem levados em conta na hora de abrir a sua empresa:

1. Planejamento do negócio

Um dos grandes problemas em abrir uma empresa é que, na maioria das vezes, elas partem de decisões impulsivas. Normalmente não há planejamento envolvido, foco em público alvo e estrutura adequada. “É muito importante estudar como está o mercado que pretende atuar, para ver qual nicho de público se encaixará”, disse Richard Domingos, Diretor Executivo da Confirp Contabilidade, em entrevista ao Buzz Feed News.

2. Cálculo de custos

É preciso saber que para colocar uma empresa em funcionamento haverá custos além dos rotineiros. “As principais taxas são da junta comercial, emissão do alvará e outras que variam de acordo com a localidade e o ramo de atuação”, lembra Richard.

3. Elabore seu contrato social

O contrato social é imprescindível para que toda empresa funcione. Neste documento encontram-se os fatores práticos de como funciona uma empresa. São pontos primordiais que abrangem informações como: nome, endereço, atividade e capital social, que são valores e bens investidos.

É importante lembrar ainda que qualquer alteração contratual faz com que se tenha que refazer as inscrições de todas as esferas públicas. As sociedades limitadas (LTDA) só podem ser alteradas se 75% do capital estiver nos conformes. “É possível agilizar a mudança do contrato para 24 horas, mas é preciso procurar o sindicato categórico da empresa e ajunta comercial”, lembra Richard.

4. Definir uma estrutura física

Depois de escolher o lugar que se encontrará o seu negócio, é preciso toda uma estrutura para o funcionamento dele. Isso depende de cada segmento de atuação. É importante também observar se o local tem a ver com o público que você pretende alcançar. “Uma boa orientação para quem está começando são os espaços de coworking. Que são locais compartilhados que possibilitam foco no trabalho, network e economia”, recomenda Richard.

5. Obter os registros e licenças

Hoje, existe muita burocracia para as empresas, pois a maioria não possui todos os registros e licenças exigidos para o funcionamento, o que pode acarretar em casos jurídicos.

Serão necessários os seguintes documentos para manter seu negócio em pleno funcionamento:

• Junta Comercial: registros dos atos sociais (contrato social, atas de reuniões, etc)
• Receita Federal: para obtenção de registro do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)
• Prefeitura: para obter o Alvará de Funcionamento e nota fiscal, caso a empresa seja contribuinte de ISS (Imposto Sobre Serviços).
• Secretaria Estadual da Fazenda: para obtenção de inscrição Estadual.

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.