Crie sua conta agora mesmo

e comece a administrar  sua empresa

com o MarketUP.

50 milhões de brasileiros planejam empreender nos próximos 3 anos

50 milhões de brasileiros planejam empreender nos próximos 3 anos

A taxa de empreendedorismo potencial — ou de pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio nos próximos três anos — no Brasil teve um crescimento de 75%, passando de 30% em 2019 para 53% em 2020. O percentual representa 50 milhões de brasileiros e, deste total, 1/3 teria sido motivado a empreender pela pandemia de covid-19. Os números foram divulgados na semana passada e fazem parte da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com apoio do Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ). 

 

A pesquisa GEM 2020 mostrou que a taxa de formalização avançou no período, registrando um crescimento de 69%. O número de empreendedores entrevistados na pesquisa que possuem CNPJ passou de 26% para 44%, a maior alta dos últimos quatro anos. Segundo Carlos Melles, presidente do Sebrae, as micro e pequenas empresas “continuam sendo o esteio da geração de emprego no país e os números do Caged confirma isso. No segundo semestre de 2019, os índices de formalização e empregos eram crescentes, mas veio a pandemia que complicou a situação. Agora, já começamos a enxergar um movimento consistente de retomada”.

 

Avanço da vacinação contra covid-19 aponta para recuperação do setor

 

Melles acredita que com o avanço do calendário da vacinação, há condições para que os segmentos mais prejudicados, como o de serviços, consigam retomar plenamente as suas atividades. “Estamos em ritmo de retomada que diminuiu por causa dos impactos da inflação, mas que não parou. Tudo indica que temos um cenário favorável”, avaliou o presidente da entidade. De acordo com ele, a expectativa é que a economia volte a caminhar e os brasileiros continuem a empreender.


Redação MarketUP | Fonte: Agência Sebrae de Notícias