6 dicas de como exibir produtos em seu PDV
Seu PDV deve parecer sempre atraente e suprir as necessidades dos clientes em poucos minutos
Ponto de venda ou PDV, como é mais conhecido, é um local onde os produtos são expostos de forma permanente, independentemente da época ou promoção. Isso ocorre nos mais diversos tipos de comércio, desde pet shops até restaurantes.
De acordo com uma pesquisa recene feita pela Point of Purchase Advertising Institute, cerca de 85% dos brasileiros decidem sobre a compra no ponto de venda. Sendo assim, esse é um espaço que deve ser muito bem trabalhado pelos empresários.
Se for bem administrado, seu PDV pode impulsionar as vendas de uma forma nunca antes vista. Apenas colocando certos produtos em pontos estratégicos do estabelecimento.
Para te ajudar a alavancar suas vendas, veja abaixo algumas dicas que preparamos para deixar seu PDV muito mais atraente quando for exibir seus produtos aos clientes:
Trabalhe o audiovisual
Aqui a regra é usar a criatividade. As pessoas, geralmente, se atraem por cores luzes e letras grandes, isto faz parte de nossa natureza audiovisual. O empresário deve usar isso ao seu favor, de modo que use cartazes, banners e placas na fachada da loja, afim de atrair o máximo de fregueses possível.
É uma boa oportunidade também para guiar seu cliente através do comércio direcionado a algum produto em específico. Outra aposta é usar televisões e músicas para convidar os pedestres para entrarem e consumir. Alguns empresários usam até LED para iluminar áreas em destaque, afinal, vale de tudo para se concretizar uma venda.
Deixe a imagem dos produtos agradável
Sujeiras, rasgos, riscos e umidade podem dar a impressão de que seus produtos estão envelhecidos. Por isso, evite deixar esse tipo de produto exposto na frente. Quanto mais novo parecer o objeto de venda, maior a chance de compra.
Procure expor produtos na frente de caixa
Na maioria das lojas, em certos momentos, existem filas nos caixas. É normal que os clientes esperem por minutos o atendimento e é nesse momento que eles olham alguns itens que estão próximos, pois estão saindo da loja e essa será a última chance de comprar algo.
Sendo assim, procure colocar itens que chamem a atenção deles, mas sem exageros. Uma boa estratégia é dividir os produtos de acordo com o perfil do comprador. E lembre-se: se o cliente não ver, não vai comprar.
Saiba quais são os “Hot Points” da loja
O termo Hot Points refere-se ao conceito de ambiente na loja, onde os clientes estariam mais suscetíveis para a compra dos produtos. Esses locais costumam ser perto da entrada do estabelecimento e do caixa.
É necessário saber trabalhar com esse conceito de forma correta e nunca se esquecer destes fatores na organização física do comércio.
Seja interativo
Ofereça descontos e crie promoções realmente atrativas por curtos períodos de tempo. Use e abuse, também, da tecnologia digital signage, que se baseia em monitores no interior da loja que mostram conteúdos únicos com ofertas e mensagens aos compradores.
Para a realização de campanhas promocionais de maior tempo é ainda possível inovar com conhecido QR Code, que tem tido uma alta aderência para a validação de promoções, devido a sua facilidade de acesso. A interatividade do cliente com a marca é essencial para o desenvolvimento do negócio e é uma tendência para o futuro.