Usuário

Informe abaixo os dados para a criação do usuário que será o administrador do sistema

Domínio

Crie um endereço exclusivo para sua empresa acessar o sistema de gestão MarketUP

CONTA CRIADA COM SUCESSO!

Para ativar sua conta e começar a utilizar o MarketUP, basta seguir as instruções enviadas para o e-mail abaixo, utilizado no seu cadastro de administrador.

OCORREU UM PROBLEMA!

Não foi possível, neste momento, completar sua solicitaçao e criar sua conta no MarketUP. Pedimos desculpas pelo ocorrido e solicitamos que tente novamente.

TENTAR NOVAMENTE
Crie sua conta em
1 Minuto
100% grátis

7 coisas que você precisa saber em 2019 para loja virtual.

MarketUP > Tecnologia  > 7 coisas que você precisa saber em 2019 para loja virtual.

7 coisas que você precisa saber em 2019 para loja virtual.

Com as novas tecnologias apostar em vendas online é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Hoje em dia é comum ver as pessoas conectadas à internet por meio de smartphones e tablets. Logo, ofertar seus produtos e serviços para esse público é a maneira mais assertiva de garantir boas vendas.

Segundo uma pesquisa do Ebit, empresa que mede a reputação das lojas virtuais,
o e-commerce brasileiro cresceu 12,% no primeiro semestre de 2018 com relação ao mesmo período do ano passado. Esse dado representa um faturamento de R$ 23,6 bilhões.

Não só isso, mas o consumidor brasileiro aumentou a frequência de compras na internet. Segundo uma pesquisa da PWC, 65% dos consumidores disseram que compraram online pelo menos uma vez ao mês no ano de 2018. E esse índice era de 58% nos últimos quatro anos.

Provavelmente, você já fez uma busca por um produto online ou até mesmo já efetuou uma compra, não é mesmo?

Por isso, apostar em loja virtual é aproveitar as oportunidades para aumentar o número de vendas do seu negócio. Além de posicionar melhor a sua marca no ambiente virtual.

Portanto, neste artigo explicaremos sete coisas que você precisa saber sobre loja virtual e como pode ser uma boa opção investir nesse recurso, veja a seguir:

  • O que é loja virtual
  • Loja virtual ou e-commerce?
  • Como montar uma loja virtual
  • Benefícios da loja virtual
  • Dicas para vender mais com a loja virtual
  • 4 tendências da loja virtual para 2019
  • Loja virtual gratuita MarketUP

O que é loja virtual

A Loja virtual é uma página na internet onde empresas ofertam produtos e serviços para seus consumidores. Um canal de venda que promove maior conforto e agilidade para seus clientes. Pois, eles acessam o site, escolhem os produtos e os recebe em casa.

Para ser considerada uma loja virtual é preciso que todo o processo de compra e venda seja feito pela internet. Desde a escolha dos produtos até o pagamento.

Com a correria do dia a dia, é normal as pessoas optarem por realizar compras no ambiente online. Na loja virtual o cliente consegue obter informações como:

  • Preço
  • Formas de pagamento
  • Prazo de entrega
  • Especificações do produto

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

Sem falar na facilidade de compra. Visto que seus consumidores podem realizar as compras de qualquer lugar, horário ou dia. Sem precisar ir até o local físico para fazer a aquisição do produto.

A loja virtual é uma grande oportunidade de marketing online para qualquer empreendedor. Para os pequenos empreendedores é uma grande chance de disputar audiência com os grandes varejistas.

 

Loja virtual ou e-commerce?

Provavelmente você já deve ter ouvido os termos loja virtual e e-commerce. Mas você sabe qual é a diferença entre eles? Ou se de fato, existe alguma diferença?

É isso que vamos explicar neste tópico.

Apesar das pessoas usarem os dois termos para compras online, existem diferenças entre eles.

O E-commerce palavra de origem inglesa, cuja tradução é comércio eletrônico é a abreviação de eletronic commerce. Ou seja, é o ambiente online onde são comercializados os produtos e serviços seja por meio de computadores, tablets, smartphones, etc.

Isto é, e-commerce é o espaço online designado para vendas de produtos e serviços.

Já a loja virtual é o site de vendas de uma determinada empresa, marca ou até mesmo um vendedor.  É uma página, onde são ofertados produtos ou serviços para que o consumidor escolha e faça a compra. Funciona como uma vitrine, onde o cliente seleciona o produto, coloca no carrinho virtual, faz o pagamento e recebe o produto mediante um frete.

Como montar uma loja virtual

Agora que você já sabe que investir em loja virtual pode ser um grande diferencial para o seu negócio. Vamos, te ajudar a montar sua loja virtual.

Antes de começar a buscar qual plataforma escolher para montar sua loja virtual, você precisa de um planejamento.

Avalie seu negócio e considere informações como: quais são as demandas do seu setor, o que os seus concorrentes estão oferecendo, quais desafios eles enfrentam, quais são as necessidades do seu público alvo e etc.

E veja quais riscos podem surgir neste processo de implementação da sua loja virtual. É aconselhável eles estarem especificados no seu plano de negócios.

Outro ponto que você deve avaliar é sobre os tributos fiscais para essas transações comerciais online. Pois para cada tipo, seja ela venda de mercadoria ou prestação de serviço, tem um tributo a ser pago.

  • Venda de mercadorias é o imposto sobre circulação de mercadorias (ICMS)
  • Prestação de serviços é o imposto sobre serviços (ISS)

Além disso, fique atento ao tipo de empresa que você se enquadra e o faturamento do seu negócio.
Se você não possuir um faturamento acima de 81 mil por ano, pode optar por ser um MEI (microempreendedor individual), onde os tributos são menores.
Se o tema traz algumas dúvidas a você empreendedor, vale a pena consultar um contador para te ajudar nessa parte burocrática.
Após se planejar e ver quais impostos seu negócio deve recolher com a venda no ambiente online, vamos a seguir mostrar sete passos para montar sua loja virtual.

 

#1 – Escolha a plataforma

Hoje existem inúmeras opções no mercado desde as plataformas pagas e as plataformas gratuitas. Porém, leve em consideração que essa escolha é muito importante, pois ela será o seu principal contato com o os seus clientes.
Você pode escolher plataformas prontas, de código aberto ou aquelas desenvolvidas por um programador de acordo com suas informações. As plataformas prontas podem ser customizadas e ficarem de acordo com sua identidade visual.
Lembre-se de personalizá-la de acordo com as necessidades do seu negócio. Você pode otimizar o seu tempo e escolher a loja virtual MarketUP.
Além da customização da plataforma, outro ponto a se considerar é a navegabilidade. Veja se as páginas carregam rapidamente, se os menus são fáceis de achar, ou seja, verifique se a navegação é simples e fácil o que torna as vendas mais assertivas.
O cliente na hora de comprar em sua loja virtual quer que a experiência seja simples e intuitiva. Por isso, analise isso também ok ?
Outro ponto importante são os recursos que a plataforma te dá. Além de vender, você precisa coletar algumas informações como: quais páginas são mais acessadas, relatório de vendas, gráficos e etc. Portanto, verifique as funcionalidades da plataforma também.

 

#2- Meios de pagamentos

Para facilitar ainda mais a compra dos seus consumidores, verifique os meios de pagamentos oferecidos pela plataforma e se eles atendem às necessidades do seu público.  Os meios de pagamentos como cartão de crédito, débito e boleto bancário são os mais usados. Por isso, certifique-se que a plataforma escolhida disponibilize esses meios de pagamentos.

 

# 3 – Logística

Vender pela internet não é tão simples assim. Você precisa ter um processo logístico bem estruturado para que não tenha problemas com entrega de produto, estoque e etc.

Portanto, alguns pontos devem estar bem alinhados como:

  • Quem serão os seus fornecedores: pois a qualidade dos produtos irão determinar a qualidade das suas vendas. Por isso, procure bons fornecedores, com preços acessíveis para garantir uma boa reputação da sua loja virtual.
  • Controle o seu estoque: a organização do seu estoque é essencial. Quando você realizar uma venda é importante que o produto seja separado rapidamente para entregar ao seu cliente, assim você consegue atender os prazos estipulados no frete.
  • A embalagem: estabeleça como serão suas embalagens, Sendo assim, desenvolva embalagens exclusivas com a identidade e logo da sua marca, assim como um material resistente que os seus produtos não sofram nenhum dano durante o transporte.
  • Frete: na hora de fechar o pedido de venda, muitos consumidores avaliam o preço do frete para ver se vale a pena ou não realizar aquela compra. Então, estude as possibilidades de entrega como por exemplo, será enviado via Correios? Transportadora?

 

#4 – Integração a um ERP

Para controlar melhor sua loja virtual é preciso integrá-la a sistemas que fazem controle de estoque, financeiro, emissões de notas, por exemplo. O que sistemas de ERP fazem,

Quando a loja virtual possui integração com um ERP fica muito mais fácil fazer o controle do seu negócio, seja ele financeiro ou de gestão da sua empresa.

 

#5 – Jurídico

Todo empreendedor deveria saber sobre direitos e deveres do consumidor, mas não são todos que se preocupam com esse assunto.

Se um cliente fizer uma compra e quiser desistir? Ou se o produto for enviado com algum defeito, como proceder para realizar essa troca?

Algumas obrigações devem ser cumpridas como por exemplo:

Política de devoluções e trocas:  No prazo de sete dias após o recebimento do produto, o cliente pode desistir da compra. E a loja deve aceitar essa devolução, assim como arcar com os custos. Já o consumidor precisa apenas entregar o produto em condições para uma nova comercialização.

Produtos com defeito: o consumidor tem o prazo de até 30 dias para solicitar uma troca.

 

#6 – Marketing

Após desenvolver todo o processo da sua loja virtual, agora é preciso divulgar não é mesmo? Não adianta ter uma boa loja virtual, produtos legais se as pessoas não a encontrarem no mundo online.

Existem algumas formas para promover sua loja virtual e conquistar vendas e clientes.

Você pode investir em links patrocinados, ou seja os anúncios pagos. Que são aqueles anúncios que são exibidos quando a pessoa faz uma determinada busca na internet.

Você pode também apostar em bons conteúdos e captar seu público com algum assunto que seja de interesse deles. É uma estratégia que demora mais, porém pode trazer bons resultados.

O velho e bom email marketing. Essa estratégia pode soar antiga, porém ainda é um bom aliado do marketing.

Uma estratégia que pode ser usada em diversas situações como divulgação de promoções, lançamentos de produtos e muitas outras.

E se você é aquele usuário que adora redes sociais, saiba que as redes podem contribuir para a reputação e a audiência da sua loja virtual.

Mas antes de escolher qual rede utilizar para o seu negócio, leve em consideração informações e preferências do seu público. Assim, você poderá ter mais êxito na hora de escolher qual rede usar.

Porém, as redes que as lojas mais utilizam é o Facebook e o Instagram.

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

Benefícios da loja virtual

Como já comentamos anterior as pessoas estão cada vez mais comprando pela internet, portanto são inúmeros benefícios que a loja virtual pode trazer para o seu negócio.

Vamos listar alguns deles:

Vendas 24 horas

Um dos grandes benefícios da loja virtual é a disponibilidade de vendas que ela proporciona. Imagina ter sua loja funcionando 24 horas por dia? E ainda você não precisa se preocupar com número de funcionários ou como será a logística de funcionamento.

Se uma loja física funcionar durante 24 horas é preciso se atentar a diversos fatores como: montar escalas de funcionários e ainda investir em segurança no estabelecimento.

Com a loja virtual não é preciso nada disso.

Enquanto você está aproveitando seu final de semana, por exemplo, sua loja virtual está ativa gerando receita para o seu negócio.

E ainda é uma ótima opção para seus consumidores que podem adquirir seus produtos ou serviços a qualquer hora do dia.

Pois com a correria do dia a dia, as pessoas buscam praticidade. E um outro benefício da loja virtual é proporcionar aos seus clientes o poder de compra sem sair do conforto de sua própria casa.

 

Custo menor

Se você colocar na ponta do lápis quais são os custos de uma loja física irá perceber que são inúmeros não é mesmo ?

Como por exemplo aluguel, contas de água, luz, gastos com funcionários, mobílias do local, placas, banners e muitas outras coisas. A lista é imensa.

Com a loja virtual você terá um custo menor. Você precisa escolher qual plataforma usar, lembrando que a loja virtual MarketUP é gratuita.

E ao começar você não precisa um espaço grande para o seu estoque.  Pode utilizar até algum espaço na sua residência, o que gera mais economia para o seu negócio.

O dinheiro que você usaria para melhorar o seu ponto de venda você pode investir em marketing para sua loja.

 

Múltiplos estoques

A loja virtual pode trazer várias possibilidades que podem representar em diminuição de gastos – uma delas é o estoque. Você pode trabalhar com múltiplos estoques, sendo eles físicos, ou seja estoque próprio ou estoque do próprio fornecedor.

Você pode ter mais de um estoque, assim consegue atender as demandas de entrega tornando o processo mais ágil.

Mas também existe a possibilidade de você trabalhar com estoque direto do fornecedor.

Você apenas receberá os pedidos e encaminhará os dados para o seu fornecedor e ele será responsável de fazer o envio para o seu consumidor.

Nesta modalidade você reduz ainda mais os gastos sejam eles com o armazenamento dos produtos e o frete. Além disso, você não precisará se preocupar com a gestão do estoque .

Mas se você quer trabalhar com estoque de fornecedores fique atento a profissionais qualificados que irão garantir a entrega dos seus produtos, assim como a qualidade do envio.

 

Acompanhamento do desempenho

Relatórios e mensuração de resultados são indicadores presentes no dia a dia de qualquer empreendedor. E na loja virtual não seria diferente.

É importante saber como está o funcionamento da sua loja virtual e saber se as estratégias que você está trabalhando estão funcionando.

Por isso, a loja virtual disponibiliza várias ferramentas que facilitam o acompanhamento das vendas.

É possível através de relatórios saber quantas vendas são realizadas por dia, mês e até mesmo quantas visitas você possui no site.

Por meio dessas informações consegue-se traçar um planejamento mais eficaz e assim tomar melhores decisões para o seu negócio.

Dicas para vender mais com a loja virtual

Ainda é possível trabalhar algumas estratégias que podem contribuir nas vendas da sua loja virtual. Se você já criou sua loja virtual, mas quer aumentar mais os seus resultados temos  mais algumas dicas.

 

Invista em boas fotos

É através da foto que o seu cliente decidirá se irá comprar o produto ou não. Por isso é importante tirar boas fotos de seus produtos a fim de motivá-lo a efetuar a compra.

Portanto invista em um bom profissional para fazer as captações das imagens. Coloque imagens de qualidade com boa resolução em seu site. Além disso, lembre-se de tirar fotos de vários ângulos do seu produto de preferência com zoom, para que seu cliente consiga visualizar todos os detalhes.

Boas fotos atraem as pessoas e com isso você consegue realizar suas vendas.

 

Sistema de recuperação de carrinho

Com certeza você em algum momento de sua vida pensou em fazer uma compra na internet, até chegou a colocar o produto no carrinho, porém não finalizou a compra, não é mesmo?

Calma, muitas pessoas já fizeram isso !

Seja por dúvidas, valor do frete ou até mesmo por alguma distração na hora que estava navegando na internet.

Mas saiba que dá para usar ferramentas para reverter essa venda.

Entre em contato com esse cliente e entenda o motivo da desistência da compra. Se possível mande um e-mail e ofereça descontos ou condições especiais que o incentive a fazer a compra.

São estratégias que ajudam a reverter vendas e ainda entender se há algum problema com sua loja virtual.

 

 

Segurança do seu site

Outro ponto importante para o consumidor é a segurança do seu site. Ninguém quer realizar uma venda e ter problemas futuros como vazamento de informação, não é mesmo ?

Por isso seja transparente com seu cliente  a fim de passar confiança para ele. Informe em seu site, endereço físico, telefone, CNPJ e ainda exponha o certificado que mostre que seu site é seguro

Não só isso, mas veja ferramentas e soluções que aumentem a proteção da sua loja virtual e impeçam que hackers tenham acesso a sua página.

 

Disponibilize multicanais

Por mais que seu site seja interativo e tenha todas as informações precisas para o seu cliente é importante oferecer diversos canais de atendimento.

Pode ser que o cliente ainda tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre seus produtos ou serviços.

Por isso, esteja sempre presente nas redes sociais, ofereça atendimento via chat, telefone e email. Facilite o contato ao seu cliente, assim o seu consumidor sentirá mais confortável com sua loja seja antes, durante ou depois da compra.

 

Fidelize o seu cliente

Não é porque o cliente já efetuou a compra que o seu objetivo foi concluído. Não seria interessante se esse mesmo cliente voltasse a realizar outras compras? E esse deve ser o seu objetivo.
Se a experiência de compra for boa as chances de fidelizar esse cliente será mais fácil.

Por isso um bom atendimento deve ser primordial na sua loja virtual, atente-se ao prazo de entrega, a um produto de qualidade e atrativos para uma próxima compra.

Cupons de desconto sempre são boas estratégias. Aliás, quem não gosta de desconto?

Ofereça descontos em uma próxima compra para assim despertar o interesse de seu cliente voltar a consumir seus produtos ou serviços.

Mas lembre-se que você precisa também pensar no seu lucro. Por isso ofereça descontos em produtos que mais costumam sair, para assim não ter prejuízos.

 

Datas comemorativas

Sabemos que em épocas de dia dos pais, Natal, dia dos namorados as vendas aumentam. Essas datas são ótimas oportunidades para você ter sucesso em sua loja virtual. Aproveite que as pessoas gostam de presentear e invista em produtos específicos para aquela data.

Mas tome cuidado para não se empolgar e investir mais do que o necessário. Pois, produtos parados no estoque significa prejuízo e você não quer isso para o seu estoque, não é verdade?

Portanto, invista em promoções, descontos e atrativos que ajudem a potencializar suas vendas nessas épocas do ano.

Loja virtual: Tendências para o e-commerce

4 tendências da loja virtual para 2019

Como já vimos que as vendas online estão cada vez mais frequentes na vida dos brasileiros, veja as quatro tendências da loja virtual para 2019 :

 

#1 – Novas formas de entrega

Com os contratempos sofridos pelos Correios, muitas empresas começaram a apostar em novos formatos de entregas. Estas companhias surgiram rapidamente e cada uma traz soluções seja de armazenagem, transporte e rastreamentos diferenciados.

Algumas modalidades no mercado como carros autônomos que garantem entregas mais rápidas e a qualquer momento do dia, já é uma opção. No entanto, os aplicativos de entregas são os meios que mais ganham força no mercado. E esta novidade é muito utilizada por restaurantes que oferecem delivery para seus clientes atendendo as necessidades de seus consumidores independente do horário.

 

#2- Entregas no mesmo dia

Com a facilidade das novas tecnologias, algumas lojas virtuais estão oferecendo entregas no mesmo dia. Um grande diferencial competitivo. Além de agradar os clientes, é uma estratégia que requer muito planejamento. Ou seja, é preciso reestruturar os Centros de Distribuição. Vale pensar em formatos diferentes, no caso de estoques menores localizados em regiões estratégicas. Assim, é possível manter os produtos mais próximos do cliente final, reduzindo o tempo de transporte.

 

3#- Automatização do atendimento

Atendimento é fundamental para fidelizar o consumidor perante a marca. E com a facilidade de acesso à informação, quando o cliente consegue tirar dúvidas sobre produtos ou detalhes sobre uma compra de forma fácil e rápida, as chances de torná-lo fiel aumentam. As pessoas estão cada vez mais exigentes e conectadas, ou seja, requerem atendimento 24 horas por dia.

Por isso, oferecer atendimento via redes sociais, ou até investir em chatbots pode ser uma boa forma de se posicionar no mercado.

Segundo dados da pesquisa realizada pela Microsoft, 93% dos brasileiros já utilizaram ferramentas de autoatendimento e 98% esperam que as empresas ofereçam soluções de autoatendimento online. Por isso, pense nesta estratégia para seu e-commerce.

 

4# – Pagamentos via Smartphones

Com alto uso dos dispositivos móveis, vender através deste canal está cada vez mais frequente. Fazer pagamentos através de celulares e tablets irá aumentar à medida que os consumidores ficarem confortáveis em relação à segurança desta transação. Porém alguns aplicativos já utilizam este método.

Loja virtual gratuita MarketUP


Após esse guia completo você consegue agora mesmo desenvolver sua loja virtual e começar a vender no mundo online. Mas, ainda queremos contribuir

Empreender não é fácil e muitas vezes gera custos e gastos que não estavam previstos em seu orçamento. Por isso, vamos te apresentar a loja virtual MarketUP totalmente gratuita que irá te ajudar nesse empreendedorismo online.

Além de ser fácil de configurar, ela possui alguns templates para você escolher de acordo com a identidade visual do seu negócio.

Outra vantagem da loja virtual gratuita MarketUP são os meios de pagamentos, você consegue disponibilizar aos seus clientes as principais formas de pagamentos como cartão de crédito, débito e boleto.

Temos integração com o Correios para facilitar a entrega dos seus produtos ou você pode configurar os dados da sua transportadora.

E para acompanhar o desempenho das suas vendas é possível configurá-la com o Google Analytics para você mensurar seus resultados.

Além disso, a loja virtual MarketUP possui integração com o sistema de gestão o que facilita ainda mais o controle do seu negócio.

 

Benefícios da integração do ERP com a loja virtual

 

1. Reduz a Redundância de Dados

Com a integração da loja virtual ao ERP  as informações de pagamento e envio, pedidos e detalhes do cliente são integrados ao sistema ERP. Desta maneira, a integração ajuda a eliminar a necessidade de reinserir os dados, otimizando os processos e evitando erros.

2. Reduz os custos de operação

Os dados em tempo real, que estão disponíveis do sistema ERP para a loja virtual, permitem que os consumidores visualizem o status mais recente do pedido e assim ter maior visualização da entrega do pedido. Entradas de dados automatizadas ajudam a reduzir erros e consequentemente reduz os custos operacionais.

3. Aumenta a satisfação do cliente

Com a facilidade de obter informações atualizadas sobre o produto, detalhes de rastreamento de pedidos aumenta o nível de satisfação de um consumidor e assim fica mais fácil fidelizar seu cliente.

4. Gera Relatórios Financeiros no ERP

Relatórios financeiros de vendas são gerados pelo ERP assim o controle da saúde financeira do seu negócio fica mais simples e rápido. Ao integrar a loja virtual com o ERP, ele ajuda o negócio a produzir balanço, fluxo de caixa e extratos, o que dá a clareza exigida nas informações financeiras.

5. Melhor controle do seu negócio

Ao integrar a loja virtual com o ERP você garante mais segurança e controle do seu negócio, proporcionando ganhos competitivos.

 

Por: Tainá Almeida

 

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários no Facebook