Empreendedorismo
20
ago

A opção de ser tornar um profissional assertivo

Nossa carreira profissional é feita de constantes desafios e estarmos preparados para vencê-los é nossa responsabilidade. Quando você observa as pessoas mais bem sucedidas profissionalmente verá uma característica comumente encontrada. É a habilidade de comunicação. Saber comunicar-se e expressar-se de forma adequada é chave no estabelecimento de relacionamentos, criação de empatia e sinergia com as pessoas. Esse é um diferencial que pesa muito na hora de decidir quem é a pessoa mais adequada para determinadas oportunidades numa empresa. Embora tão fundamental, uma boa habilidade de comunicação é dominada por poucos. No ambiente profissional, uma habilidade de comunicação essencial é a assertividade. Mas antes de falarmos sobre ela, precisamos entender o que é comunicação passiva e agressiva.

 

A comunicação passiva é aquela em que não nos apresentamos para a discussão e deixamos os demais envolvidos darem o rumo da conversa. Por exemplo, digamos que você esteja numa reunião de trabalho junto com a equipe em que você atua para discutirem a abordagem em relação ao serviço de atendimento ao cliente. Diversos colegas se manifestam dando sua opinião em relação ao assunto. Você por outro lado se cala e prefere não entrar na discussão. Ao final todos decidem o que fazer mesmo você não concordando com a alternativa decidida. Isso é agir de forma passiva. É deixar que os demais decidam o rumo das coisas sem você se apresentar e pelo menos contribuir com o seu ponto de vista.

 

Já a comunicação agressiva é o seu oposto. Acontece quando você se apresenta de forma a tentar impor algo mesmo contra a vontade dos demais. Para isso levanta o tom de voz, utiliza de vocabulário e gestual intimidador. Agir de forma agressiva seria entrar nessa reunião de trabalho, interromper as pessoas quando estão falando, ignorar suas opiniões e dizer que o correto é da forma que você acha simplesmente porque você está dizendo.

 

Obviamente, ambas comunicação passiva e agressiva têm os seus problemas. No primeiro caso, existe uma frustração enorme de não ter sua voz ouvida. Fica aquele sentimento de algo reprimido que deveria ter sido colocado pra fora e não foi. Por outro lado, na comunicação agressiva você também não é bem recebido pois ninguém gosta de ditadores. Ao agir de forma agressiva com as pessoas mais provavelmente você conseguirá que elas se afastem de você e não tenham interesse em trabalhar em conjunto.

 

A comunicação assertiva surge como alternativa. É o meio entre a comunicação passiva e a agressiva. Comunicar-se assertivamente significa em primeiro lugar, levantar-se e trazer sua voz à tona. Falar o que você pensa sem se sentir reprimido. É participar da discussão de forma a se fazer presente. Para isso comunicar-se de forma clara e direta. Ao mesmo tempo, faz parte do agir assertivamente estar disposto a ouvir os demais e levar em conta suas opiniões. É favorecer uma comunicação positiva de vai e vêm onde você fala e ouve ao mesmo tempo.

 

Uma boa habilidade de comunicação é chave no desenvolvimento profissional. Procurar praticar assertividade é algo que certamente irá ajudá-lo. Claro, eventualmente utilizar-se de um pouco mais de agressividade ou até mesmo de passividade podem fazer sentido. Tudo depende da situação. Nesse sentido todos os três tipos de comunicação eventualmente tem o seu devido espaço. Na grande parte das vezes porém, você verá que o caminho mais adequado é o da assertividade. Uma forma de comunicação em que você se apresenta, participa, ganha confiança dos colegas e cria bons relacionamentos profissionais.

 

Sobre o autor

 

Juan O’Keeffe é bacharel e mestre em Administração de Empresas pela PUC-RS e têm vasta experiência profissional atuando em multinacionais de grande porte como HP e Dell. Escreve sobre desenvolvimento pessoal no seu blog EvoluçãoPessoal.com.br.

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.