Usuário

Informe abaixo os dados para a criação do usuário que será o administrador do sistema

Domínio

Crie um endereço exclusivo para sua empresa acessar o sistema de gestão MarketUP

CONTA CRIADA COM SUCESSO!

Para ativar sua conta e começar a utilizar o MarketUP, basta seguir as instruções enviadas para o e-mail abaixo, utilizado no seu cadastro de administrador.

OCORREU UM PROBLEMA!

Não foi possível, neste momento, completar sua solicitaçao e criar sua conta no MarketUP. Pedimos desculpas pelo ocorrido e solicitamos que tente novamente.

TENTAR NOVAMENTE
Crie sua conta em
1 Minuto
100% grátis

Análise SWOT para pequenas empresas: O que é e como fazer?

MarketUP > O que é  > Análise SWOT para pequenas empresas: O que é e como fazer?
Análisw SWOT para pequenas empresas

Análise SWOT para pequenas empresas: O que é e como fazer?

Ao abrir um empreendimento é necessário fazer um planejamento estratégico para assim identificar quais ações são importantes desenvolver. Estas medidas são para mostrar onde a empresa quer chegar, quais são os pontos fortes, fracos, etc.

 

É aí que entra a análise SWOT!

 

Porém, esta ferramenta não é praticada pelos pequenos empreendimentos o que é um erro e vamos mostrar o porquê esta técnica é tão importante para qualquer empresa.

 

 

O que é Análise SWOT ?

 

O conceito da análise SWOT ou análise Fofa como é conhecido aqui no Brasil é a abreviação de quatro palavras da língua inglesa, Strength, Weakness, Opportunitiy e Threat que significam Força, Fraqueza, Oportunidades e Ameaça.

 

Ou seja, são quatro pontos essenciais para qualquer empreendimento. Pois, através desta análise é possível identificar o ambiente interno e externo da organização.

 

Com isso, as pequenas empresas conseguem informações fundamentais para se posicionar melhor no mercado e começar a traçar estratégias mais assertivas para se destacar no seu ramo de atuação.

 

Por que é importante?

 

Porque toda empresa ou projeto possuem seus pontos fortes e fracos, ou seja, características positivas e negativas. Além de, oportunidades e ameaças.  Traçando um planejamento é possível reduzir erros e futuros problemas com o empreendimento. Muitas vezes somos sonhadores demais e deixamos de olhar para o negócio criticamente. E aí, quando surgem os problemas e imprevistos surge a famosa pergunta: Como eu não percebi ou pensei nisto antes?

 

Porém, quando se faz a análise SWOT você reduz as chances de isso acontecer.

 

Infográfico-Análise-Swot-para-pequenas-empresas

 

 

Ambiente Interno

 

Vamos lá! Chegou a hora de você olhar para dentro de sua empresa para começar a traçar sua análise.

 

De acordo com a análise SWOT, as forças e fraquezas estão relacionadas ao ambiente interno. Ou seja, são ações que você pode controlar e que está ligado a domínios dentro da empresa. Como: instalações, localização, pontos de venda, as experiências e habilidades das equipes, bem como suas deficiências.

 

Exemplificando:

 

– Forças: O alto investimento

– Fraqueza:  Manter o cliente engajado com a marca

 

Ambiente Externo

 

Já o ambiente externo são ações que estão do lado de fora de sua empresa, portanto você não pode controlar. Pensando na análise, são as oportunidades e ameaças.  Como: Taxa de juros, decisões do governo, legislações trabalhistas, entre outros.

 

Exemplificando:

 

Oportunidades: Saída de um concorrente multinacional do mercado

-Ameaças: Aumento do preço da energia

 

 

Como fazer a Análise SWOT em minha empresa?

 

Agora que você já entendeu que existem dois cenários que são os ambientes internos e externos. Você precisa analisar os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades do seu estabelecimento. Pois, através dos resultados você conseguirá traçar estratégias futuras mais eficazes.

 

FORÇAS

 

O que sua empresa faz de melhor? Você já parou para pensar nesta questão? Com ela, você reconhece os pontos fortes, e consequentemente, as vantagens que você possui sobre a concorrência.

 

Porém, se você não sabe a resposta, não se desespere que te ajudamos. Questione com algumas perguntas simples:

 

 

  1. Defina quais são seus melhores produtos e serviços
  2. Qual é a sua maior vantagem sobre a concorrência?
  3. Você tem um bom relacionamento com os clientes e uma boa taxa de fidelidade?
  4. Quais as atividades de maior desempenho.

 

As respostas devem sempre mostrar as vantagens perante a concorrência.

 

FRAQUEZAS

 

Neste quesito, você deve avaliar os pontos que interferem no seu estabelecimento e prejudicam os processos operacionais.

 

  1. Fornece produtos e serviços de qualidade?
  2. Sua equipe está bem treinada?
  3. Por que a concorrência é escolhida?

 

Seja franco nas respostas, pois assim é possível identificar quais são os fatores responsáveis pelas fraquezas. Pois assim, pode-se encontrar medidas que as minimizem e as corrijam.

 

OPORTUNIDADES

 

Como mencionamos anteriormente, as oportunidades fazem parte do ambiente externo. Logo, não dá para saber quando elas irão ocorrer. Porém, sempre esteja atento às tendências de mercado para que consiga aproveitar estes acontecimentos em seus negócios.

 

AMEAÇAS

 

Assim como as oportunidades, são fatores do ambiente externo. Por isso, devem ser tratadas com muito cuidado, pois podem interferir no planejamento estratégico, assim como nos resultados do estabelecimento.

 

Aí que entra a análise SWOT para traçar e desenvolver ações que alinhem esses elementos.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Agora que você entendeu como funciona a análise SWOT, não perca tempo para realizar esta técnica em sua empresa. Pois, hoje em dia com o mercado altamente competitivo e exigente, você deve estar preparado. Mesmo que seu negócio seja pequeno, não pense que o uso desta ferramenta é indispensável.

 

Quanto mais cedo você incluir a análise em seu planejamento, mais rápido será para você conquistar seus objetivos, assim como fortalecer sua marca.

 

Por: Tainá Almeida

 

VEJA MAIS:

Tudo que você precisa saber para emitir nota fiscal

> Como elaborar um planejamento estratégico

4 dicas para negociar melhor com o cliente

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários no Facebook