Automação Comercial Tecnologia
17
maio

Automação comercial: para que serve e benefícios

A automação de negócios está mudando a maneira como muitas empresas trabalham, simplificando serviços e operações internas. Esse processo evita erros e retrabalhos, pois reduz ou até elimina a intervenção humana.

 

O sucesso da tecnologia faz sentido: as empresas buscam cada vez mais a automação para simplificar atividades que são normalmente feitas manualmente.

 

Quer administrar com mais facilidade os recebimentos do seu negócio? Conheça a MarketUP.

 

Pensando nisso, o Canal PME explicou para que serve a automação comercial, seus benefícios e como escolher um sistema. Além disso, mostramos porque é importante contar com um sistema de automação comercial como o da MarketUP. Confira!

 

  • Para que serve a automação comercial?
  • Benefícios da automação comercial
  • Como escolher um sistema de automação comercial?
  • Por que contar com o sistema de automação comercial da MarketUP?

 

Vamos começar! 

 

Para que serve a automação comercial?

 

A automação de negócios é usada para apoiar (ou frequentemente assumir) processos operacionais, como atendimento ao cliente ou geração de faturas. Sua aplicação no varejo visa otimizar os procedimentos diários, reduzir a carga operacional sobre os ombros dos funcionários e simplificar as tarefas.

 

Além disso, com o apoio de recursos técnicos, dados e informações sobre cada uma dessas execuções automatizadas podem ser coletados, trazendo mais segurança e prevenção de perdas para sua loja.

 

O acesso a esses insumos é decisivo para aprimorar a inteligência de negócios de suas transações, possibilitando uma melhor tomada de decisão. Os resultados da implementação da automação comercial no seu varejo são quase imensuráveis. Muito depende de que tipo de tecnologia sua empresa está disposta a ser.

 

Porém, não se deixe enganar: a automação de negócios traz grandes resultados. Um exemplo é a redução de custos. Conforme a McKinsey & Company, 45% das atividades pagas de hoje podem ser automatizadas com a tecnologia atual. Isso se traduz em economias salariais anuais de US$ 2 trilhões. Isso se traduz em economias salariais anuais de US$ 2 trilhões.

 

Benefícios da automação comercial

 

A automação comercial traz muitos benefícios para sua loja que impactam diretamente no seu sucesso. Veja!

 

Diminuição de erros

 

A automação comercial reduz a ocorrência de erros causados ​​por atividades manuais, como atualização de planilhas, erros de digitação, erros de cálculo, etc. Isso torna as informações mais confiáveis ​​e seguras.

 

Atendimento mais ágil

 

Automação de negócios significa economia de tempo. Isso porque, com esse recurso, você pode focar melhor seu tempo no que mais importa para o seu sucesso: seus clientes. A automação aumenta a flexibilidade no atendimento aos clientes, pois informações importantes podem ser encontradas em apenas alguns cliques e um atendimento rápido e personalizado pode ser prestado.

 

Redução de custos

 

Quando você e seus funcionários utilizam o sistema para otimizar suas tarefas diárias, não há necessidade de retrabalho, economizando horas extras e aproveitando ao máximo sua mão de obra e tempo no negócio.

 

Os custos com pessoal também são reduzidos e, além disso, aproveitando a tecnologia, você reduzirá o uso de documentos físicos e todos os materiais de escritório relacionados: papel, canetas, tinta, pastas etc.

 

Que tal emitir as notas fiscais eletrônicas do seu estabelecimento de forma totalmente gratuita? Conheça o nosso sistema. 

 

Gestão comercial eficiente com automação comercial

 

Ao integrar tarefas automatizadas e todos os dados em um sistema, sua principal função será gerenciar essas informações. O uso de um sistema de automação comercial de PDV padronizará todos os seus processos internos, mantendo maior qualidade e proporcionando melhores resultados.

 

Maior controle de vendas, otimização logística, redução de custos, agilidade no atendimento, maior satisfação do cliente e muitas outras vantagens.

 

Aumento dos lucros

 

Alguns dos tópicos acima discutem as reduções de custos que a automação traz para você, além de economia de tempo e ganhos de desempenho, que juntos levam a mais vendas diárias. Além disso, com a automação, você pode aumentar suas chances de reter clientes antigos e atrair novos. Isso significa ter uma porcentagem de lucro maior.

 

Controle sobre as vendas

 

Você não precisa mais esperar o final do dia para conferir suas vendas ou os lucros da sua loja. Usando um software de automação comercial, você pode monitorar seus lucros de vendas e a entrada e saída de estoque em tempo real. Além de acompanhar o desempenho dos vendedores (se aplicável).

 

Registro de informações importantes

 

Ao implementar um sistema de automação comercial em seu negócio, informações importantes podem ser registradas em todos os processos e registradas em um só lugar de maneira mais rápida e segura.

 

Melhor relacionamento com os clientes

 

Com o software de automação comercial, você pode fornecer aos seus consumidores um serviço personalizado que atenda às necessidades de todos. Seus clientes com certeza se sentirão importantes e especiais, aumentando suas chances de fidelização e melhorando seu relacionamento.

 

Controle de finanças

 

Ao acompanhar as vendas do seu negócio e a entrada e saída de recursos financeiros em tempo real, você pode obter maior controle sobre as finanças do seu negócio.

Se o caixa da loja estiver com saldo negativo, você poderá saber disso antes de o final do mês e estar pronto para agir para reverter a situação, por exemplo, se o problema for com a mercadoria, na gerenciamento do fluxo de caixa, no produto ou na precificação de serviços e desenvolver ações estratégicas mais seguras a partir daí.

 

Monitoramento de resultados

 

Com um sistema de automação de transações, você pode integrar todas as informações de transações em um banco de dados. Dessa forma, todas as operações são mapeadas e cada resultado é registrado, facilitando o acompanhamento dos resultados do negócio e a avaliação de seu desempenho.

 

Otimização da logística

 

Uma das tarefas mais desafiadoras que os varejistas enfrentam é controlar efetivamente o estoque da loja.

 

A automação de negócios torna isso mais fácil e menos estressante para você. Com a ajuda dele, sua loja não terá mais o problema de ter muitos produtos ou produtos vencidos em estoque, resultando em menos desperdício e, em simultâneo, você poderá atender mais rapidamente às necessidades dos clientes.

 

Ganho de performance e tempo

 

Algumas demandas trabalhosas essenciais para uma boa gestão, como contar e calcular impostos estão presentes no dia a dia de um comércio.

 

Ao utilizar um sistema operacional de vendas que fornece automação de processos, o próprio sistema lidará com as partes mais tediosas e demoradas, realizando as mesmas tarefas que antes eram manuais de forma ágil e eficiente, economizando tempo e melhorando seu desempenho.

 

Se destacar da concorrência com automação comercial

 

Contando com todos os benefícios que a automação pode trazer para você, é difícil não se destacar no mercado e ganhar vantagem competitiva sobre seus concorrentes. A um custo menor, você terá mais dinheiro para investir em novos produtos e treinamento de funcionários. Aliado a um atendimento personalizado e ágil, seus clientes com certeza ficarão mais satisfeitos e voltarão a comprar de você.

Como escolher um sistema de automação comercial?

 

Se você tiver dúvidas sobre quais critérios avaliar ao contratar um software de automação comercial, analise e defina quais processos serão automatizados antes de começar. Isso é importante para a contratação de soluções que realmente farão a diferença.

 

Além disso, é necessário comparar cotações de diferentes fornecedores, avaliar quais recursos podem ser personalizados, a qualidade do suporte e como funcionam as ferramentas paramétricas.

 

Por fim, avalie a relação custo-benefício, afinal, o objetivo é fazer o negócio crescer por investimentos rentáveis.

 

Por que contar com o sistema de automação comercial da MarketUP?

 

O MarketUP considera os micro e pequenos empreendedores e a sobrevivência desses pequenos negócios no mercado, oferecendo um sistema de gestão totalmente gratuito capaz de automatizar seu negócio de forma simples e fácil de usar.

 

Os recursos de automação de negócios do MarketUP facilitam o gerenciamento de todo o processo de matérias-primas e produtos. Além disso, em softwares ERP como MarketUP, todos os processos podem ser automatizados.

 

Além disso, a automação melhora a qualidade do serviço. Ao reduzir a carga de trabalho dos funcionários, os sistemas de automação de negócios podem fornecer um atendimento ao cliente mais rápido e mais satisfeito – clientes satisfeitos também trazem maior receita, pois aumentam as chances de consumir outros produtos na empresa.

 

Se sua instalação envolve entrega, o sistema de automação de negócios ERP da MarketUP é ainda mais importante. Como todos os outros negócios da sua empresa, as entregas serão gerenciadas através do software.

 

Além disso, a integração com aplicativos de entrega é um dos recursos úteis oferecidos pelo sistema MarketUP, que além de otimizar todos os processos de entrega, pode ampliar seus clientes e aumentar seus lucros.

 

Conclusão

 

Se sua empresa pretende ser uma concorrente no mercado para sempre, é hora de abandonar as velhas práticas e observar o que há de novo. É hora de trazer a automação de negócios para o campo para ajudar a gerenciar todo o seu processo de negócios.

 

Aumente a produtividade para o crescimento do seu negócio enquanto reduz os custos que você sempre desejou. Assim, a eficiência se traduz em uma vantagem competitiva.

 

Se você quiser mais dicas sobre gestão financeira, confira estes outros artigos:

 

 

Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP

 

Aproveitei também para acessar o nosso site, conhecer mais sobre os nossos produtos e serviços e criar sua conta 100% gratuita.

 

Compartilhe nas redes sociais!

Autor:

Nayara Bolognesi

Jornalista por formação e apaixonada por marketing digital. O meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva. Tudo sempre com bastante informação, qualidade e uma pitada de publicidade.