Banco Central anuncia novas mudanças para o Pix Notícias
23
jul

Banco Central anuncia novas mudanças para o Pix

O Banco Central (BC) anunciou na última quinta-feira, 22 de julho, mudanças nas transações com o Pix, sistema de pagamentos instantâneos, a partir de setembro. O objetivo é ampliar o uso da ferramenta permitindo que as transferências e operações bancárias sejam feitas por instituições participantes do open banking. Os usuários poderão fazer movimentações bancárias a partir de diferentes plataformas, não mais apenas pelo aplicativo ou portal online do banco onde possuem conta. 

Com a atualização do Banco Central, será possível efetuar pagamentos com o Pix usando o serviço de outras instituições por meio da figura de um novo agente: o iniciador de pagamentos. Ele facilitará a junção entre Pix e open banking. 

Até então, para fazer compras online, por exemplo, utilizando a ferramenta, os clientes precisam seguir uma série de passos. As mudanças propostas reduzirão as etapas a apenas três: acessar o site da loja, efetuar a compra e, uma vez autenticada, a transação se completa. Segundo o BC, a medida é importante para facilitar a atuação de prestadores de serviço de iniciação no comércio eletrônico e aprimorar a atual experiência dos usuários, tornando a compra virtual por meio do Pix mais ágil.

Expectativa do BC é que usuários não sejam cobrados pela funcionalidade

De acordo com Breno Lobo, chefe de Divisão do Banco Central, a expectativa é que, apesar da entrada de mais um agente, não haja custo para o consumidor que já está ligado a uma instituição financeira. “Embora a legislação permita, não acreditamos que isso (cobrança pelo serviço) aconteça. Porque se houver cobrança, o cliente pode continuar usando o Pix da forma que usa hoje. Ele pode dispensar o iniciador”, afirmou.

As instituições participantes do ecossistema do open banking brasileiro têm até o dia 30 de agosto para implementar os procedimentos operacionais para as novas funções do Pix. Além dos participantes que atuam na modalidade de iniciador, o serviço de iniciação no sistema de pagamentos instantâneos poderá ser ofertado pelas instituições autorizadas pelo BC que participem do Pix na modalidade provedor de conta transacional, desde que sejam certificadas no âmbito do open banking.

Redação MarketUP | Fonte: Correio Braziliense

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.