Boas práticas de armazenamento para sua loja virtual
Para gerenciar adequadamente uma loja virtual são necessárias boas práticas de armazenamento e logística
De maneira geral, o comércio de loja virtual teve um faturamento no ano passado de R$59,9 bilhões. Aproximadamente 203 milhões de pacotes foram enviados de lojas virtuais brasileiras , segundo o E-Commerce News . Imagine o esforço necessário para um armazenamento adequado de todas estas mercadorias. Para se alcançar um bom equilíbrio, são necessárias boas práticas.
A aqui vão seis boas práticas de armazenamento e logística para sua loja virtual ou e-commerce:
1. Implemente uma ‘Estratégias de Picking Waveless’
O processamento Waveless permite que o trabalho seja reatribuído dinamicamente de uma zona de separação para outra. Se uma área ficar atrás de outra, os trabalhadores de uma zona mais avançada poderão ser dinamicamente realocados para a outra área.
Esta reatribuição dinâmica permite um acabamento mais uniforme para o cumprimento da encomenda tarefas e aumenta a produtividade geral do trabalho.
Os dias de coleta de pedidos em lotes acabaram, e a única maneira de atender à crescente demanda no armazenamento de e-commerce é por meio de estratégias de separação sem uso. A colheita Waveless permite um fluxo constante de pedidos para os catadores, o que reduz a abordagem tradicional de banquete ou fome para a gestão de mão-de-obra na hora de escolher.
2. Crie um plano de gerenciamento de devoluções
Até 44% dos gerentes de centros de distribuição consideram os retornos como um custo e um problema adicionais. No entanto, os gerentes de depósito que implementam planos de gerenciamento de devoluções rigorosos podem obter valor enquanto reduzem os custos operacionais.
Isso inclui a recuperação de matérias-primas, reciclagem e revenda de itens devolvidos, explica Patrick Burnson, da Logistics Management.
3. Otimize seus espaços disponíveis no depósito ou estoque
Se uma instalação ou depósito não revisa rotineiramente as práticas de alocação existentes e otimiza os espaços, as oportunidades de receita são perdidas. Espaços não otimizados aumentam os custos de estoque, e o crescente escopo de produtos disponíveis através de canais de e-commerce significa que a otimização de espaços é crucial para o armazenamento de e-commerce.
4. Combine os dados dos consumidores
As ações dos consumidores on-line e em lojas físicas geram uma tonelada de dados conhecidos para o gestor. Antes que sua instalação possa aproveitar esses dados, você precisa ter um meio de acessá-los. Em outras palavras, você precisa implementar sistemas de gerenciamento de armazém e pedido que se comuniquem com os sistemas de ponto de vendas e as plataformas de comércio eletrônico de seus varejistas. Além disso, integre todos os sistemas juntos.
5. Terceirize quando for necessário
Haverá momentos em que a sua instalação não conseguirá lidar com a demanda, mas os consumidores ainda esperam produtos acessíveis e entrega pontual. Nesses períodos, pode ser necessário terceirizar determinadas necessidades de atendimento de pedidos para provedores de logística terceirizados.
6. Foque nas ‘Estratégias de Armazenamento Omnichannel e E-commerce’
Independentemente da sua experiência em lidar com o atendimento de pedidos tradicionais e de comércio eletrônico, sua instalação deve ser projetada tendo em mente as estratégias omnichannel e e-commerce de armazenamento.
Siga estas melhores práticas de armazenamento
Descobrir as melhores práticas de armazenamento eletrônico pode ser um desafio, mas é possível. Use essas seis melhores práticas para aumentar a lucratividade e a produtividade em sua instalação agora.
Fonte: Veridian