Busca por crédito cresce 16,4% entre micro e pequenas empresas
As empresas brasileiras ampliaram a sua busca por recursos financeiros em setembro: houve alta de 16,1% na procura por crédito no mês em comparação com o mesmo período de 2020. Esse aumento foi percebido em todos os segmentos, com destaque para o de serviços, cuja busca por crédito cresceu 22,4%). Indústria (12,5%) e o comércio (10,3%) vêm logo em seguida. Os dados são do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian e foram divulgados ontem, dia 3 de novembro.
Na avaliação em relação ao porte dos negócios, as micro e pequenas empresas (MPE) foram as que mais aumentaram sua procura por recursos financeiros em setembro, registrando alta de 16,4% quando comparado com o mesmo mês no ano anterior. As MPEs são seguidas pelas médias (8,9%) e as grandes (8,3%) empresas, respectivamente.
Negócios mais impactos pela covid-19 também são os que mais procuram crédito
Em nota, o Serasa avaliou que os donos de negócios estão se arriscando mais após um longo período em que precisaram diminuir ou pausar suas atividades por conta da pandemia de covid-19”. Por isso, as micro e pequenas empresas registram maior procura, já que foram as mais impactadas devido ao menor fluxo de caixa”, destacou a entidade.
O Índice mensurou, ainda, o crescimento da demanda por crédito por região no Brasil. Houve aumento na busca por recursos financeiros em todas elas, com destaque para a região Sul: ela registrou a maior alta (18,2%), seguida por Sudeste (16,2%), Norte (15,8%), Centro-Oeste (14,7%) e Nordeste (13,9%).
Redação MarketUP | Fonte: Agência Brasil