Cafeteria: 3 franquias para você investir
Para dar tudo certo é essencial realizar um estudo prévio sobre o que é o modelo de cafeteria e como funcionam suas franquias
De forma simples, uma franquia é basicamente o sistema pelo qual uma companhia oferece o nome de sua empresa para algumas pessoas interessadas na oportunidade de se tornar franqueado sob o nome de uma empresa maior.
Aquele que se torna sócio da empresa pode utilizar a marca para vender e terá direito a patente, sendo responsável pela distribuição dos serviços ou produtos em sua região. Uma das vantagens de ser franqueado é usufruir das tecnologias de implementação de empresas de grande porte e renome. As franquias podem estar em qualquer lugar, como shoppings, hipermercados, galerias e pontos de rua.
Já uma cafeteria se trata de um pequeno restaurante ou lanchonete que primeiramente serve café quente e seus relacionados: cappuccino, café expresso, chás, entre outras bebidas e quitutes.
De acordo com uma análise da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e da Euromotor Internacional, de 2016, sobre o consumo brasileiro de café fora de casa, o número de cafeterias mais do que dobrou nos últimos anos.
A estimativa para os próximos anos é que as cafeterias especializadas podem crescer 3,2% em números de loja por ano, e até o fim de 2018 se espera que o consumo de café aumente 2,9%.
A inauguração de uma franquia cafeteira, bem localizada, pode gerar sucesso devido ao gosto brasileiro por cafés simples e gourmets. Por essa razão, confira abaixo três exemplos de cafeterias para você investir e fazer sucesso:
Casa do Pão de Queijo
Esta cafeteria teve a sua inauguração em 1966, e, de certa forma simboliza o saudosismo e o tradicionalismo do segmento de cafeterias brasileiras. Sem dúvidas, ela é uma das mais conhecidas e grandes.
Pelo fato de oferecer estabilidade e segurança para empreender com esta marca, eles dão suporte franqueado com logística e fornecedores. O investimento inicial para fazer parte da Casa do Pão de queijo, hoje, é a partir de 190 mil reais e o retorno, segundo o site oficial ocorre entre 24 e 40 meses.
O prazo mínimo contratual agrega um período de 5 anos, a taxa da franquia é no valor de 45 mil reais, pois, segundo eles mesmos, tratam-se de uma das mais elogiadas e respeitadas franquias da história do Brasil.
Café Donuts
Se você ainda não ouviu falar desta marca, esta é sua chance. As formas de trabalhar desta franquia vêm da cultura norte-americana dos Donuts, ou seja, todo o fluxo de negócio gira de forma integrada, simples, deliciosa e fácil.
Nos negócios, a rede procura capacitar os seus franqueados com um sistema simples de treinamento, de forma que conheçam a rotina das áreas da loja como: marketing, financeiro, compra de produtos e operacional da loja.
A aplicação inicial para se tornar um franqueado é de 139 mil reais para um quiosque e 169 mil para loja. É paga uma taxa de franquia também, no valor de 40 mil reais.
Grão Espresso
Muito conhecida em território nacional, a Grão Espresso é chancelada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), com uma espécie de selo de excelência, julgado pelos próprios franqueados em 2014. Eles buscam empreendedores dispostos a se entregar de forma integral com responsabilidade e ambição para crescer.
Mantendo relacionamentos com diversos empreendimentos comerciais com os quais dialoga e realiza negociações, eles possuem agilidade na implementação do negócio de forma que não é necessário experiência prévia.
O dinheiro investido, no mínimo, deve ser de 110 mil reais para um quiosque e 170 mil reais para uma loja, e a taxa da franquia fica no valor de 45 mil. A distinção de outras franquias está na parte de assistências, orientações, fornecimentos dos manuais de implantação. A empresa proporciona treinamento dos funcionários e indicam fornecedores com descontos de parceiros.