Gestão e Vendas
06
out

Canais de Aquisição: O que é, tipos e quais utilizar no seu negócio

Quando o assunto é captar novos clientes, muitas empresas grandes investem pesado em publicidades ou influenciadores. Já para os pequenos negócios, ou para quem está iniciando o negócio, o desafio está em captar novos clientes sem a necessidade de elevar o custo de aquisição.

Por isso, no artigo de hoje trouxemos algumas dicas de como conquistar novos consumidores economizando tempo e dinheiro e como potencializar os seus resultados com essa captação de modo prático e ágil.

Vamos lá!

O consumo é digital 

Hoje, o mercado está cada vez mais volátil no modo de consumo e as pessoas vivem, cada vez mais, rotinas aceleradas. Dessa forma, cabe as marcas serem criativas ao pensar em estratégias para captar novos clientes.

Ou seja, quanto mais rápido for a interação, melhor, e antes de pensar na ação é necessário entender qual é de fato a dor do seu cliente naquele momento.

Além disso, compreender a jornada dos seus clientes com a sua marca vai te ajudar a planejar melhor como atrair novos consumidores, segundo o perfil do seu público e uma jornada de consumo estruturada.

O que são canais de aquisição

Os canais de aquisição são meios que as empresas utilizam para captar novos clientes, podendo ser feito de maneira online ou offline. São essenciais para aumentar e/ou manter sua carteira de clientes, bem como, aprimorar o seu conhecimento sobre seu público e mercado.

Dessa forma, utilizar diferentes canais de aquisição é uma boa opção para aumentar a conversão e as vendas, bem como, aproximar-se do seu público alvo, entendendo melhor suas expectativas e necessidades. 

Tenha os principais dados e o histórico de consumo dos seus clientes com o MarketUP

Tipos

Canais Diretos 

Os canais de aquisição diretos são aqueles que sua empresa tem total controle e não é necessário investir muito para obter resultados. Um canal de aquisição direto é tudo que permite atrair o cliente para efetuar a compra. Seja a sua loja física, o atendimento do seu empreendimento, entre outros.

Canais Indiretos 

Já os canais indiretos são aqueles que não depende totalmente do responsável pela campanha, mas sim de fatores externos. Os principais são: e-mail marketing, redes sociais, e-commerce e marketplaces.

Crie sua loja virtual gratuita e personalize conforme a identidade visual da sua marca 

Utilizando Canais Indiretos

Whatsapp

Atualmente, o WhatsApp é uma das ferramentas que mais permitem o relacionamento entre marcas e pessoas. Sendo também, um canal de comunicação muito democrático.

Dessa forma, as empresas estão cada vez mais optando pelas funcionalidades disponíveis na plataforma, ótima para analisar a jornada do consumidor da prospecção até o pós-venda. 

Sendo assim, o canal é altamente qualificado para interagir com seu público e atrair novos clientes. Através de campanhas para atração de leads com listas de transmissão, impactando novos consumidores conforme o objetivo naquele momento.

Instagram

Segundo o Canaltech, o número de usuários ativos no Instagram no ano de 2021 chegou a 2 bilhões. 

Portanto, é um ótimo canal para realizar campanhas dinâmicas e interativas, já que desperta e prende a atenção da audiência. Além disso, manter a consistência e criar conteúdos que agregam valor possibilita ao seu negócio criar conexões entre a sua marca e o público.

Assim como, entre as funcionalidades disponíveis está o Instagram Shopping, ideal para expor os seus produtos e atrair mais clientes.

Por fim, o Instagram é uma vitrine virtual do seu negócio, sendo possível alcançar e engajar os seus consumidores divulgando seus produtos e/ou serviços de forma rápida e simples.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é todo conteúdo produzido nas suas páginas e canais com intuito de educar, informar ou entreter um futuro cliente, fazendo sua marca se tornar referência no seu segmento.

Contudo, o marketing de conteúdo deve estar alinhado as estratégias de SEO, que contribui para atrair clientes organicamente.

Para isso, é necessário um profissional capacitado que elabore conteúdos com textos e palavras-chave conforme o objetivo do negócio. 

Canais de aquisição diretos

Ouça seu cliente e capacite seu atendimento

Uma das formas de identificar quem são os clientes, promotores e detratores da sua marca é através da pesquisa NPS (Net promoter score). Ele pode ser descrito como uma pontuação das chances de promoção ou indicação da sua empresa por parte dos clientes.

Isso por os promotores serem aqueles consumidores que estão tão satisfeitos com a experiência que seu negócio gera, a ponto de indica-lá a outras pessoas. Já os detratores, são clientes que relatam alguma insatisfação com a sua marca.

É sempre bom lembrar que o atendimento personalizado e eficaz pode fazer toda a diferença na hora do cliente avaliar o seu negócio. E uma das maneiras de conquistar clientes organicamente é tendo clientes promotores.

Dessa forma, invista no atendimento personalizado e ofereça sempre uma boa experiência compra aos seus consumidores segundo o perfil de cada um deles.

Assim como, é importante não deixar o seu cliente esperando por atendimento, e sempre oferecer suporte eficaz e estar presente em todos os canais de comunicação acessíveis para os clientes.

Colocando isso em prática ficará mais simples conquistar novos promotores e atrair mais clientes ao seu negócio.

Participe de Eventos

Eventos são ótimas oportunidades para criar relacionamento com possíveis parceiros. A dica é participar de eventos ligados ao seu mercado, mas também eventos com os segmentos que sua empresa deseja captar.

Por fim, é possível promover o seu próprio evento como workshops, aulas, encontros, entre outros. A ideia será sempre atrair confiança dos clientes com conteúdos de qualidade, sem precisar investir muito dinheiro.

Conheça o MarketUP 

Na plataforma MarketUP, você encontra recursos exclusivos para as vendas e a gestão do seu negócio, facilitando o dia a dia da sua empresa, oferecendo condições para você focar nos processos internos e no seu time. 

Com isso, você tem uma visão ampla do seu negócio e fica por dentro de tudo que acontece em tempo real na sua empresa. 

Por fim, com o Marketplace+ você integra os maiores marketplaces do Brasil ao seu ERP e centraliza todo o gerenciamento de vendas e estoque do seu negócio ao MarketUP. 

Crie sua conta grátis!

Leia mais:

Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP

Aproveite também para seguir a MarketUP nas redes sociais agora.

Autor:

Amanda Almeida