Finanças e Tributos
26
ago

Capital de giro: o que é e como fazer uma gestão eficiente

A gestão financeira tem tudo a ver com a saúde da sua empresa. Afinal, é com este gerenciamento que você pode ter uma visão aprofundada de qual é a situação do caixa do seu negócio. Um dos principais elementos que você deve acompanhar é o capital de giro. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Capital de Giro: recurso mais do que necessário para sua empresa

Você sabe o que é capital de giro? Resumidamente, é o dinheiro disponível para cobrir despesas da sua empresa. Com ele, mesmo com imprevistos e sazonalidade nas vendas, será possível manter a empresa funcionando.

Imagine a seguinte situação: você faz uma venda em abril, mas só receberá o pagamento em junho. O capital de giro será o recurso financeiro para o qual você vai recorrer a fim de ter dinheiro para fazer o pagamento de fornecedores, funcionários e outras despesas.

O capital de giro líquido (CGL) é calculado com base na diferença entre o dinheiro que você irá receber e os gastos com pagamentos de despesas. Ou seja, o capital de giro é uma espécie de reserva que sua empresa terá caso precise. 

Dessa forma, a importância do capital de giro é alta, visto que quanto maior este recurso, melhor será a saúde financeira do seu negócio. Além disso, é uma maneira de estar prevenido de problemas, queda das vendas, falta de pagamentos, entre outras situações que envolvem as suas finanças.

Outra importância deste recurso está relacionada com o fato de que instituições financeiras fornecedoras de créditos avaliam o capital de giro da empresa ao decidirem conceder o empréstimo ou financiamento. O capital de giro alto será um indicativo de que seu negócio está preparado e que há uma boa gestão financeira.

3 dicas de como você pode fazer uma gestão eficiente de capital de giro

Agora que você já sabe o que é capital de giro e qual sua importância, é essencial saber como fazer uma gestão eficiente deste recurso. Selecionamos três dicas para você colocar em prática, confira:

1. Entenda as movimentações financeiras do seu negócio

Saber quais são os fluxos e movimentações de dinheiro no dia a dia da sua empresa é algo importante para entender como está a sua saúde financeira. Para isso, saiba o que entrará no fluxo de caixa, o que será pago e outras movimentações.

2. Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é utilizado para registrar as movimentações e para que você, gestor, possa se organizar para garantir que não entre no vermelho com sua empresa. Dessa forma, faça um planejamento financeiro o mais detalhado possível com toda a relação de pagamentos a receber, gastos e despesas, e mantenha-o sempre atualizado.

3. Utilize o MarketUP

O nosso Sistema de Gestão de Vendas Gratuito vai te auxiliar a controlar e acompanhar o seu capital de giro com mais facilidade. Você vai ter tudo o que precisa para cuidar das finanças do seu negócio no dia a dia, como relatórios detalhados, fluxo de caixa, entre outros recursos essenciais para ter uma gestão financeira completa

Crie sua conta 100% grátis em menos de 1 minuto!

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.