Empreendedorismo
03
ago

Case de sucesso: empreendedor do Waze

Veja as dicas que o empreendedor do aplicativo de navegação pode trazer aos empreendedores brasileiros

Uri Levine empreendedor israelense é um dos três fundadores da startup que livra mais de 50 milhões de pessoas do trânsito. Porém a ideia original para a criação do Waze surgiu de Ehud Shabtai, que é o diretor-chefe de tecnologia do aplicativo.
A sua ideia foi criar um aplicativo no GPS, próprio de computadores de mão, que fosse atualizando a situação do trânsito, conforme o motorista fosse avançando.

 Mas Uri afim de aprimorar mais a ideia propôs que ao invés de desenvolver aplicativos para computadores de bordo investir em apps para smartphones. Além disso, o empreendedor também deu a ideia que o aplicativo mostrasse as atualizações de trânsito em tempo real.

Como qualquer início de empreendimento, a situação não foi fácil e os empreendedores passaram por muitas dificuldades, como por exemplo, a baixa quantidade de usuários.

E a lógica do Waze funcionar é que muitos usuários utilizem o app para que eles abasteçam os dados em tempo real de trânsito, como radares, acidentes entre outros.

Em 2013, o aplicativo de navegação Waze foi vendido ao Google por US$ 1,1 bilhão, Uri Levine pegou o dinheiro ganhado pela venda para investir em outras startups e os outros dois fundadores tornaram-se empregados da Google.

Empreendedorismo para Uri Levine

Empreendedor nato o israelense ao contrário dos outros fundadores resolveu continuar investindo em startups no Brasil.  Além do grande sucesso do Waze, seu nome é atrelado a outras grandes ideias como:

Moovit

Aplicativo líder de transporte público no mundo. Com ele é possível saber tudo em relação a locomoção pela cidade seja de ônibus, trem, metrô e mesmo bicicleta ou a pé. É um guia prático e eficaz sobre como ir do ponto A ao ponto B.

Feex

Uma empresa de consultoria financeira nos Estados Unidos que ajuda os norte-americanos a pagarem menos impostos.

Zeek

Empresa de porte pequena que traz uma ideia inovadora. Se você ganha um cartão-presente, cupom de desconto e não quer fiar e usufruir do benefício, consegue ir no site do Zeek e colocar à venda ou até mesmo trocar por condições que sejam melhores para você.

FairFly

Pensando nos preços aéreos. O empreendedor criou a companhia para trazer transparência ao mercado de passagens aéreas. Por meio de um algoritmo especial, é possível controlar os preços de passagens aéreas.

Como pode te ajudar? Supor que você compre uma passagem. É só registrar no site, se aparecer valor inferior, na mesma ou em outra companhia, a FairFly avisa e você pode cancelar a compra inicial. E o melhor: comprar outra passagem aérea com lucro.

Engie

Um aplicativo que você conecta a seu carro e ele diagnostica rapidamente mais de 20 mil possíveis falhas. Ajuda muito na manutenção e evita que um eventual mecânico desonesto vá enganar você. Além disso ele acompanha seu consumo de combustível e os custos com o automóvel.

 

IDEIAS DO FUNDADOR DO WAZE AOS BRASILEIROS

Comparando Brasil e Israel, o país do oriente médio tem mais startups do que o Brasil, isso porque a população israelita tem apoio e subsídios do governo para os empreendedores.

Por outro lado, o Brasil apesar das burocracias que os empreendedores enfrentam para abrir suas empresas, o mercado é grande e tem pouca competitividade. Por isso, o Uri Levine insiste em empreender no país.

Para ele, existem algumas coisas que é fundamental para o sucesso do empreendimento

5 Dicas de Uri Levine:

É preciso tentar

O empreendedor tem que persistir. “O fracasso é inevitável e ele nos ajudam a mostrar onde e porque estamos errando. Se você não tentar, você já fracassou”

Erre rápido

Quando está empreendendo, errar faz parte do processo. Mas erre rápido para que o erro seja concertado mais rapidamente e assim o produto seja aprimorado de forma mais rápida.

Acostume- se com os “nãos”

Para ele, 99% dos investidores irão falar não para a maioria dos projetos. Segundo ele, a dica é entender o investidor como usuário – e se ele não será um, precisa no mínimo entendê-lo. “Ele só investirá se ver valor na sua solução”.

 Se apaixone pelo problema e não pela solução

O empreendedor enfatiza que se existe um obstáculo por mais que ele seja pequeno, se é outras pessoas tem esse mesmo problema, surge a oportunidade de criar uma startup.

Lance o produto rapidamente

O produto não precisa estar perfeito para ser lançado. É importante lançar rapidamente para que você consiga aprender e entender o que é preciso ser aprimorado.

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.