Comércio brasileiro registra alta em suas vendas em setembro Notícias
29
out

Comércio brasileiro registra alta em suas vendas em setembro

As vendas no varejo do comércio físico cresceram no mês de setembro no Brasil. O setor registrou alta de 1,6% em comparação ao mesmo período do ano passado. A elevação foi impulsionada principalmente pelo setor de material de construção, que registrou aumento de 9,1% em suas vendas, a maior alta entre os segmentos analisados. Os dados divulgados são do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian e foram divulgados ontem, dia 28 de outubro.

Também apresentaram variação positiva os segmentos de supermercados, alimentos e bebidas, com elevação nas vendas de 2%; e móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e informática, com alta de 6,8%. Já combustíveis e lubrificantes; veículos, motos e peças; e tecidos, vestuário, calçados e acessórios registraram retração de 12,3%, 1,6% e 7,8%, respectivamente.

Crescimento das vendas em relação a agosto foi mais discreto

“É possível afirmar que o comércio brasileiro ainda sofre as consequências da instabilidade econômica. Os números poderiam ser melhores, mas com a alta da taxa Selic e da inflação no país, junto ao cenário de desemprego, os consumidores não conseguem fortalecer o poder de compra, enfraquecendo a evolução do varejo nacional”, afirmou Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

Na comparação com o mês anterior, o comércio registrou uma leve alta de 0,3% em setembro. Segundo os dados do índice, as vendas foram impulsionadas principalmente pelos segmentos de material de construção (1,7%); veículos motos e peças (1,6%); tecidos, calçados, vestuários e acessórios (1,4%). Já os setores de combustíveis e lubrificantes e o de supermercados, alimentos e bebidas, registraram quedas de 3,3% e 1,3%, respectivamente. Móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e informática cresceram 0,8%.

Redação MarketUP | Fonte: Agência Brasil

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.