Como abrir um negócio com pouco dinheiro?
Abrir um negócio é um grande passo para qualquer empreendedor, independentemente do tamanho e do segmento. Em tempos de alta nos preços, esse desafio se exponencia, afastando muitas pessoas do sonho de ter uma empresa própria por conta da questão financeira.
Porém, é possível, sim, abrir um negócio com pouco dinheiro ou com um investimento relativamente pequeno. Veja aqui cinco dicas de como conseguir abrir a sua própria empresa com baixo investimento.
5 Dicas de como abrir um negócio com pouco dinheiro
5. Abrir um negócio próprio ou franquia?
Um dos passos mais importantes é saber o modelo de empresa que você quer investir. Em ambos os casos existem prós e contras e tudo depende das prioridades para a época.
Pensando no cenário de um investimento curto, existem franquias dos mais variados segmentos e com uma taxa baixa, por outro lado, as taxas podem não ser tão atrativas.
Por outro lado, o negócio próprio traz menos custos iniciais e não tem a necessidade de pagamento de taxa de franquia, o que pode ajudar no bolso nesses primeiros momentos.
4. Veja o seu público
Quando a grana é curta, qualquer gasto desnecessário ou investimento que não retorna faz muita diferença para o seu caixa, por conta disso, antes mesmo de abrir seu negócio, faça pesquisas de mercado para definir bem o seu público.
Assim sendo, você se torna mais assertivo e evita gastos desnecessários de manutenção ou de estoque parado.
3. Faça parcerias
Sabemos como esse começo pode ser desafiador, principalmente no começo quando o povo local não conhece a sua empresa. Ao invés de evitar gastos com anúncios online ou com as redes sociais — que são importantes, mas pensando em cenários com pouco dinheiro —, fazer parcerias com outros negócios da região pode ser uma maneira de alavancar e fidelizar seus clientes no começo.
2. Defina metas e estratégias
Qualquer lugar, seja uma empresa grande ou pequena, precisa de planejamento. Ao abrir o seu negócio, você precisa de estratégias muito bem definidas para esse começo, para evitar gastos desnecessários — tanto monetários quanto de tempo e energia.
E essas metas podem variar conforme a finalidade da sua empresa: venda de tantos produtos por mês, conseguir vender tal número de combos e por aí vai. Como dito, varia muito do segmento do negócio e da estrutura inicial.
Quer administrar com mais facilidade os recebimentos do seu negócio? Conheça a MarketUP.
1. Gestão financeira
Obviamente, o primeiro lugar — e o mais importante — para quem quer abrir um negócio com pouco dinheiro é a gestão do dinheiro. É durante o planejamento que a equipe de gestão financeira deve analisar o cenário da sua empresa e definir como geri-lo da melhor forma.
Desde fluxo de caixa, reserva para estoque, consignado, contas e salários. São muitos os fatores a se pensar. A MarketUP pode te ajudar nesse desafio de abrir seu negócio. Com uma plataforma completa de gestão — e 100% gratuita —, você tem uma visão completa da saúde da sua empresa e controlar os gastos.
Conte com a MarketUP
Se você quiser saber mais sobre como fazer uma gestão financeira assertiva na sua empresa, confira estes outros artigos:
- Os 5 principais erros na gestão financeira de uma empresa
- Como melhorar sua gestão e a experiência do cliente com o PDV
- Dicas de cursos para melhorar a gestão do seu negócio
- PDV: Conheça o ponto de venda do sistema de gestão MarketUP
Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP!
Aproveitei também para acessar o nosso site, conhecer mais sobre os nossos produtos e serviços e criar sua conta 100% gratuita.
Compartilhe nas redes sociais!