Como abrir e montar uma empresa do zero e ter o próprio negócio
Conheça o passo a passo para abrir uma empresa e ser um empreendedor de sucesso
Você tomou a decisão: vai largar seu emprego e abrir a própria empresa. Depois de quebrar um pouco a cabeça pensando em ideias de negócios lucrativos para apostar, você encontra um produto ou serviço ideal para colocar no mercado. Mas então surge a dúvida: como abrir uma empresa?
Essa é uma dúvida que assombra muitos microempreendedores iniciantes. Afinal, todos os trâmites envolvidos no processo de abertura de uma empresa podem ser bem desgastantes. Mas nada que uma boa dose de paciência e determinação não resolva.
Antes de qualquer coisa, é claro, é bom você ter certeza de que possui capital suficiente para esta empreitada. Afinal, abrir uma empresa exige algumas despesas com documentação, aluguel, reformas, honorários e algumas outras mais.
Além disso, não se esqueça de contratar um bom contador ou empresa de contabilidade, que irá ajudá-lo em todas as partes do processo de abrir e manter sua empresa dentro das normas exigidas pela lei.
Para ajudar você, pequeno empreendedor, a abrir e formalizar sua própria empresa sem dor de cabeça, separamos a seguir todos os passos.
Veja os passos que você precisa seguir para abrir o seu próprio negócio:
1º passo: pesquise nome e endereço da sua empresa
Esta etapa é obrigatória para registrar sua empresa na Junta Comercial.
Antes de finalmente abrir sua empresa, é necessário informar-se sobre outras empresas já existentes que possuam nomes parecidos com o seu.
Consulte também o endereço onde sua empresa irá funcionar para saber se é permitida a realização de atividade econômica naquela região em particular.
2º passo: registre sua empresa na Junta Comercial
O registro legal de sua empresa pode ser obtido na Junta Comercial do estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.
Para obtê-lo, é necessário apresentar alguns documentos, como:
- Cópias autenticadas do RG e CPF dos sócios (quando houver)
- Requerimento Padrão
- FCN (Ficha de Cadastro Nacional)
- Contrato Social – onde devem estar definidos os interesses das partes, o objetivo da empresa e as participações de capital de cada um dos sócios -, que deve ter o visto de um advogado, exceto para micro e pequenas empresas.
Devidamente registrada a empresa, o proprietário receberá seu NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa).
3º passo: tire o CNPJ no site da Receita Federal
O CNPJ da sua empresa deve ser feito exclusivamente na Internet, por meio do site da Receita Federal.
Lá, você deve baixar e preencher o Documento Básico de Entrada, que deve ser enviados via Sedex ou entregue pessoalmente na Secretaria da Receita Federal.
A resposta da solicitação do CNPJ será enviada pela Internet.
4º passo: obtenha o alvará de edificação e funcionamento
Para começar a funcionar, sua empresa deverá possuir um Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio – APPCI, que é expedido pelo Corpo de Bombeiros Militar de cada estado após uma avaliação do grau de risco da edificação.
Todo estabelecimento comercial, industrial ou de prestação de serviços precisa possuir também um Alvará de Funcionamento e Localização, que deve ser solicitado junto à prefeitura.
5º passo: faça a inscrição estadual na Secretaria da Fazenda
Caso sua empresa trabalhe diretamente com a produção de bens e/ou com venda de mercadorias, ela precisará estar registrada na Secretaria Estadual da Fazenda.
Esse registro é necessário para sua empresa se inscrever no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), e deve ser feito via Internet.
Como é necessário possuir uma senha de acesso para solicitar essa inscrição, você precisará contratar um contador.
6º passo: cadastre sua empresa na Previdência Social
O cadastro na Previdência Social é outro passo essencial a ser dado antes de sua empresa começar a funcionar, independente de já possuir funcionários ou não.
Para tal, é necessário ir à Agência da Previdência mais próxima e solicitar o cadastramento da empresa.
Assim, seu empreendimento poderá arcar com as obrigações trabalhistas dos sócios e futuros funcionários sem vir a ter problemas com a lei.
7º passo: solicite sua autorização para emitir notas fiscais
Agora falta pouco para você abrir sua empresa e começar a trabalhar.
Resta apenas você preparar todos o aparato fiscal necessário, ou seja, solicitar a autorização para impressão das notas fiscais. Para conseguir isso, vá à prefeitura de sua cidade.
Sua empresa poderá começar a funcionar legalmente depois que todo o aparato fiscal já estiver pronto e registrado.
Por: Luis Carvalho
LEIA TAMBÉM
> MEI: O que eu preciso para me tornar um ?
> Fluxo de caixa: o que é e como calcular o da sua empresa
> Micro e pequenas empresas no Brasil são as que mais pagam impostos