Como aumentar a produtividade da sua empresa em 5 passos Gestão e Vendas
20
jan

Como aumentar a produtividade da sua empresa em 5 passos

A produtividade é um assunto rotineiro e de suma importância na vida de qualquer gestor. Ela é um ponto chave para alavancar os resultados de qualquer empresa, independentemente do sucesso que tenha. Tenha o nível que for, é fundamental que o dono do seu próprio negócio esteja sempre à procura de forma de aumentar a produtividade do seu negócio — e isso passa principalmente pela relação com os seus colaboradores.

A desmotivação dos funcionários é um elemento que impacta diretamente nos níveis de produtividade de uma empresa. Falta de organização, clareza e comunicação, bem como excesso de reuniões e feedbacks, podem atrapalhar o cumprimento de metas e expectativas dos colaboradores. Esses fatores são potenciais problemas para o andamento de seu negócio nas mais diversas esferas, tais como redução nas quantidades de estoque, queda na qualidade do produto, atrasos de entrega e dificuldades logísticas. 

Pensando nisso, o Canal PME separou 5 passou para ajudá-lo a manter altos — ou até melhorar — os níveis de produtividade de sua empresa e de seus funcionários altos sem comprometer o bem estar de seus colaboradores.

Avalie se o perfil dos seus funcionários se alinha com a empresa

O quanto os seus colaboradores se identificam com o trabalho que executam e os ideais do seu negócio? É muito importante estar sempre atento ao nível de comprometimento do seu funcionário com a sua empresa. Se ele não compartilha dos mesmos valores do seu empreendimento e não se alinha com o seu estilo de gestão, será difícil mantê-lo motivado para cumprir suas metas de produtividade. 

Para evitar situações como essa, uma boa estratégia é verificar essas informações antes mesmo do momento da contratação, durante a fase de entrevistas e testes. Avaliar as questões de comportamento e de interesses pessoais do candidato podem ajudá-lo a confirmar se o seu perfil do profissional se adequa ao da empresa.

Estabeleça metas de produtividade claras para os colaboradores

Para além de garantir que as expectativas e o perfil do funcionário estão alinhados com os valores do seu negócio, é fundamental deixá-lo ciente do desempenho que a empresa exige. Sem metas de produtividade e índices contínuos que demonstrem o desempenho pessoal de cada colaborador, a empresa cria uma falha de comunicação desnecessária e faz com que o funcionário não saiba em que pontos precisa evoluir. Seja transparente sobre tudo o que espera de seus colaboradores e dê o suporte necessário para que cumpram suas metas. Isso ajuda, ainda, a reforçar o comprometimento profissional deles.

Fique atento ao excesso de reuniões

Reuniões são importantes, mas o seu excesso pode ser um problema — e com a adesão de muitas empresas a um modelo de trabalho home office ou híbrido, a agenda de encontros (presenciais ou virtuais) ficou ainda mais cheia. Além de desviar a concentração do funcionário de suas atividades rotineiras, muitas reuniões são desnecessárias e improdutivas. Após a definição dos objetivos e metas, é necessário dar espaço para o profissional organizar o seu trabalho e criar um senso de disciplina. 

Por isso, procure marcar e realizar reuniões apenas quando elas forem de fato necessárias. Além disso, antes da conversa, já tenha em mente de forma bastante clara e coesa quais assuntos serão tratados para que possa conduzi-los com objetividade e evitar dispersões que podem trazer danos a sua imagem de líder.

Proporcione uma experiência agradável e positiva para sua equipe

O funcionário pode — e deve — se identificar com o produto ou serviço oferecido pela sua empresa, bem como acreditar em seus valores; isso, contudo, não é tudo. Um bom ambiente de trabalho é essencial para seus colaboradores desenvolverem a sua carreira e se sentirem valorizados. Se o funcionário está feliz na sua função, tem o seu talento reconhecido e a sua individualidade respeitada, é muito provável que ele tenha uma produtividade alta. 

Aqui, a avaliação da personalidade dos candidatos antes da contratação também é muito importante. Debruçando-se sobre essa questão, não apenas será possível saber se o perfil do candidato é bom para a sua empresa, mas também entender o seu empreendimento — e todo seu ambiente interno — é bom para o desenvolvimento profissional daquela pessoa.

Utilize a tecnologia a seu favor

Que tal usar as ferramentas tecnológicas à sua disposição também para alavancar a produtividade do seu negócio? Há uma série de programas, softwares e aplicativos que podem ajudar a organizar melhor as tarefas e compromissos tanto seus, quanto de seus funcionários, bem como acompanhar o desenvolvimento de ambos. Esses gerenciadores podem otimizar o trabalho na sua empresa, e, desta forma, aumentar seus índices de produtividade. 

Um dos maiores aliados para o seu negócio é um sistema de gestão empresarial completo, acessível e intuitivo. Com uma plataforma ERP, todos os processos da sua empresa podem ser otimizados e automatizados, economizando tempo e minimizando erros. Ele também é uma importante ferramenta para avaliar os níveis de produtividade do seu negócio, pois os dados de todas as áreas da sua empresa ficam disponíveis em um único sistema.

Se você ainda não utiliza um software de gestão online, a MarketUP pode te ajudar. O nosso sistema ERP conta com uma gama de recursos e funcionalidades para todas as áreas da sua empresa. O MarketUP permite, por exemplo, que você verifique as vendas realizadas por cada um de seus funcionários, avaliando se a performance dos colaboradores está dentro dos padrões que estabeleceu como meta e o auxiliando a tomar decisões gerenciais.

Ficou interessado pelo MarketUP? Acesse o nosso site, conheça mais sobre os nossos produtos e serviços e crie sua conta 100% gratuita. E fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP!

Redação MarketUP

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.