Crie sua conta agora mesmo

e comece a administrar  sua empresa

com o MarketUP.

Como criar um bom relacionamento com os seus clientes

Como criar um bom relacionamento com os seus clientes

Quando falamos do sucesso de um negócio, seja ele financeiro ou não, a conquista do público é um dos passos mais importantes. Os clientes são fundamentais para que a empresa prospere, cresça e seja cada vez mais reconhecida em seu mercado. Por isso, o atendimento aos consumidores e como melhorá-lo deve ser uma preocupação constante dos gestores — mas só isso não basta. Em um ambiente extremamente competitivo, diferencia-se o negócio que constrói um bom relacionamento com seus clientes.

 

Criar um vínculo, uma relação próxima entre empresa e consumidor é a melhor forma de fidelizá-lo. Esse laço aumenta exponencialmente as chances do clientes voltar a comprar do seu estabelecimento e indicá-lo para conhecidos, amigos, familiares. Um relacionamento positivo com seu público também pode, em última instância, se tornar uma nova vantagem competitiva para o seu negócio. 

 

Confira a seguir cinco dicas do Canal PME para criar um bom relacionamento com os seus clientes:

 

Estabeleça um relacionamento baseado em confiança 

 

Um dos principais pilares de qualquer relação é a confiança. No relacionamento entre empresa e cliente, isso não é diferente: não há como o vínculo ser duradouro sem que haja transparência, ética e honestidade especialmente por parte do seu negócio. Seu estabelecimento precisa transmitir confiança para seu público a fim de fidelizá-lo — e esse é um trabalho diário e constante. Adote, por exemplo, o modelo consultivo de vendas e use o marketing de permissão para que o cliente decida quais tipos de comunicações deseja receber. Assim, sua empresa demonstra respeitar as suas escolhas e conquista cada vez mais a lealdade de seus consumidores.

 

Conheça tudo o que puder sobre seus clientes

 

O quanto você conhece os seus clientes? Um bom relacionamento demanda também um bom entendimento sobre quem é seu público, quais as suas necessidades, o que eles querem e esperam da sua empresa. Além de estreitar os laços, um conhecimento melhor sobre seus consumidores permite, por exemplo, traçar melhores estratégias de venda e retenção, pensar em campanhas e promoções especiais por perfil de cliente, ofertar produtos e serviços mais alinhados com as suas expectativas.

 

Resolva rapidamente demandas e problemas

 

Parte da construção da relação do seu negócio com seu público passa pela resolução de eventuais problemas. É claro que nenhuma empresa quer que seus clientes passem por situações negativas, em que suas expectativas são frustradas; contudo, adversidades acontecem e cabe ao seu estabelecimento resolvê-las o mais rápido possível. O pronto atendimento somado à melhor e mais efetiva solução para o problema garante que seus consumidores não tenham sua confiança abalada e continuem consumindo seus produtos e serviços. Então, nunca deixe de responder a e-mails, mensagens e ligações de seus clientes, pois isso pode custar bastante caro.

 

Crie canais de feedback (e se atente a eles!)

 

Outro ponto essencial para um bom relacionamento é a escuta. Sua empresa oferece canais de feedback para seus clientes? O parecer deles sobre seus produtos e serviços são os melhores indicadores de qualidade para sua empresa. Mesmo quando são negativos, os feedbacks podem ser uma importante ferramenta de crescimento para o seu negócio. Mais do que isso, dar espaço para que seu público opine aumenta a confiança que depositam em sua empresa, fazendo com que eles sejam o mais transparentes possível.

 

Faça com que a empatia seja parte cultura da sua empresa

 

Já parou para se questionar se o seu negócio tem praticado a empatia com seus clientes? Apesar de parecer algo simples, não é algo amplamente praticado pelas empresas. Concretizar o maior número de vendas possível é muito importante para um empreendimento, é claro, mas esse objetivo não deve ser atingido a qualquer custo: seus clientes e suas necessidades devem ser tratados com o devido respeito. É fundamental que sua empresa crie um ambiente agradável para o seu público, em que ele se sinta bem, acolhido e onde possa encontrar o que de fato procura, sem ser pressionado a comprar.

 

Para melhorar ainda mais o relacionamento da sua empresa com seus clientes, ter como aliada uma ferramenta de gestão é uma excelente estratégia. O sistema ERP MarketUP possui uma série de recursos pensados especialmente para que seu negócio não somente atenda integralmente ao seu público, mas também forneça uma experiência personalizada e única. Além de totalmente gratuito, o MarketUP oferece as principais ferramentas para otimizar e agilizar as suas vendas, desde o PDV (ponto de venda) e a loja virtual a uma série de relatórios especiais sobre seus perfis e hábitos de consumo.

 

Ficou interessado pelo MarketUP? Acesse o nosso site, conheça mais sobre os nossos produtos e serviços e crie sua conta 100% gratuita. E fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP!

 

Redação MarketUP