Usuário

Informe abaixo os dados para a criação do usuário que será o administrador do sistema

Domínio

Crie um endereço exclusivo para sua empresa acessar o sistema de gestão MarketUP

CONTA CRIADA COM SUCESSO!

Para ativar sua conta e começar a utilizar o MarketUP, basta seguir as instruções enviadas para o e-mail abaixo, utilizado no seu cadastro de administrador.

OCORREU UM PROBLEMA!

Não foi possível, neste momento, completar sua solicitaçao e criar sua conta no MarketUP. Pedimos desculpas pelo ocorrido e solicitamos que tente novamente.

TENTAR NOVAMENTE
Crie sua conta em
1 Minuto
100% grátis

Como diminuir a inadimplência na sua loja?

MarketUP > Gestão  > Como diminuir a inadimplência na sua loja?
Veja algumas dicas para não ter clientes inadimplentes em sua loja

Como diminuir a inadimplência na sua loja?

Gestão correta e bom relacionamento são fundamentais para evitar dívidas de clientes

 

No dia a dia, o empreendedor precisa lidar com situações ruins que algumas vezes são inevitáveis. Como exemplos, há o fornecedor que não entrega a mercadoria corretamente ou a economia do país que não deslancha. Situações como essas fogem do alcance de quem gerencia o próprio negócio e o que resta fazer é apenas traçar planos de melhoria. No entanto, é possível intervir e solucionar alguns problemas inerentes à empresa antes que a situação piore. Entre eles, está a temida inadimplência dos clientes que compram na loja. Por diferentes razões, muitas vezes os compradores não honram seus compromissos e as finanças do negócio oscilam. Por isso, é importante aplicar ações efetivas para diminuir a inadimplência na loja e apaziguar a situação financeira do empreendimento.

Para lidar melhor com as dívidas dos compradores, o bom relacionamento com os clientes e uma gestão correta fazem muita diferença. Abaixo, você confere dicas para aplicar em seu negócio e diminuir a inadimplência na loja; confira:

INFORMAÇÕES DA CLIENTELA

Antes de precisar lidar com o problema de inadimplência de clientes, é possível aplicar planos tradicionais de prevenção. Um deles pode ser a coleta de informações sobre a clientela do seu negócio. Primeiro, é possível começar a pesquisa pelos pontos básicos, como documentos e contatos dos compradores. Após essa busca, é importante acessar o histórico de compras dos clientes. Será a partir dessa informação que haverá a possibilidade de analisar melhor a segurança em conceder um crédito ao indivíduo. Instituições como Serasa e SPC auxiliam os empreendedores neste processo de análise de inadimplência dos clientes.

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

PAGAMENTO À VISTA

Para empreendedores que não têm segurança para comercializar produtos a prazo, o pagamento à vista pode ser o melhor caminho. No entanto, é necessário convencer a freguesia de que essa forma de pagamento é mais vantajosa. Para isso, é possível negociar descontos nas compras à vista e permitir pagamentos com cartão de débito.

BOM RELACIONAMENTO

Muitas vezes, os donos de negócios não investem tanto no relacionamento com os clientes, porém, ele é importantíssimo. Afinal, além do bom relacionamento fidelizar compradores e melhorar a experiência dos clientes, é possível abrir espaço para negociações. Além disso, a transparência na relação entre cliente e empresa faz com que os laços se fortaleçam. Com isso, há uma maior responsabilidade por parte do comprador em pagar as dívidas pendentes, se for o caso.

FORMALIZAÇÃO DA VENDA

Uma estratégia muito recomendada para diminuir a inadimplência de clientes é investir na formalização ao comercializar. Ou seja, é importante emitir nota fiscal, isso trará ainda mais segurança ao seu negócio no processo de venda. Além da agilidade característica de uma NF-e, a nota fiscal pode ser imprescindível em caso de necessidade de cobrança judicial.

DATA DE VENCIMENTO

Escolher junto aos clientes a data de vencimento das parcelas é estratégia importante para diminuir a inadimplência na sua loja. Considere o período em que eles receberão o pagamento mensal em suas empresas, que geralmente acontece no quinto dia útil de cada mês. Caso contrário, quando o pagamento é agendado para a metade do mês, a consequência pode ser desastrosa. Afinal, os clientes não terão mais dinheiro para quitar as dívidas nesse período.

SOFTWARE DE GESTÃO

O sistema de gestão da MarketUp pode ser muito importante para você, pequeno empreendedor, controlar seu negócio e planejar a diminuição da inadimplência de clientes. Afinal, a tecnologia permite maior assertividade em relatórios financeiros e eficiente sistema de controle. Com o software gratuito da MarketUp, é possível cadastrar clientes e controlar as informações sobre a freguesia de maneira mais dinâmica e responsável. Tudo isso gratuitamente, claro.

COBRANÇA NECESSÁRIA

Mesmo que você siga nossas dicas acima, ainda há possibilidade de haver alguns atrasos de pagamento. Para solucionar o problema, em alguns casos é necessário cobrar o cliente. Porém, é importante manter o profissionalismo nesse processo e preservar a cordialidade no trato com a clientela inadimplente. Afinal, nenhum empreendedor deseja afastar os clientes de compras futuras. Para isso, o dono do negócio precisa pensar por meio de quais canais a cobrança será realizada. Após a notificação, é importante estabelecer a possibilidade de diálogo e de renegociação da dívida, se possível.

Vale ressaltar que, muitas vezes, o comprador não quita a dívida por repentina falta de dinheiro, nem sempre é irresponsabilidade. Por isso, o equilíbrio e educação ao cobrar um cliente devedor são importantes para não estragar a relação com o indivíduo e dificultar ainda mais o pagamento do valor inadimplente.

POR: Rudiney Freitas


Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários no Facebook