Como empreender durante a crise?
Muita coisa mudou desde que as empresas planejaram o seu 2020. A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) não só abalou a saúde, mas também a economia como um todo. Diante desse cenário de tanta incerteza, principalmente, as micro, pequenas e médias empresas devem rever seus planos e se adaptar à nova realidade. Mas, como empreender durante a crise? É isso que abordaremos mais adiante.
Ao longo dos artigos no nosso blog, já falamos sobre diversos recursos que podem colaborar com os empreendedores do pequeno negócio neste momento a aumentar a sua venda, por exemplo.
Também destacamos conteúdos sobre as linhas de crédito que foram sendo disponibilizadas pelo governo durante a quarentena para ajudar a categoria; as medidas provisórias que flexibilizaram alguns pontos na relação trabalhista, com o objetivo de manter os empregos; entre outras matérias voltadas para os donos dos estabelecimentos ficarem informados e conseguirem se manter em meio à crise.
Agora, queremos dar mais um passo e contribuir com o pequeno empreendedor. Por isso, separamos algumas estratégias que podem ser úteis neste momento.
Venha conferir!
Desafios e oportunidades
A pandemia de coronavírus causou um grande impacto na economia. No entanto, toda crise, também carrega consigo desafios e oportunidades. Nesse contexto, o empreendedor deve processar o que está acontecendo na sua empresa e ao seu redor e ver como pode superar esse momento. O que você pode fazer de diferente nesta crise? Já pensou nisso?
Pode ser a oportunidade para fazer algo novo no seu negócio, de investir no digital e criar o seu primeiro e-commerce ou quem sabe até repensar em outras formas de expandir os seus serviços.
Planeje o futuro
Esta é uma oportunidade para inovação. Pense em novos produtos ou serviços que podem ser do interesse dos seus clientes. Se puder, não perca tempo e comece agora!
Mesmo com a incerteza, já vivemos mudanças, principalmente em relação ao consumo. Pesquise e preste atenção em como o setor em que sua empresa está inserida irá mudar. Leia as notícias, converse com os colegas para entender como estão sendo afetados. Uma empresa pequena consegue destinar recurso com mais agilidade do que uma grande companhia, o que ajuda na adaptação ao novo momento.
Empatia
Este é um momento para a empatia e, principalmente, ter atenção aos relacionamentos. Por isso, se conectar com colaboradores, clientes e outros empreendedores é fundamental. Entre em contato para saber como a sua empresa ou você podem ser úteis.
Em relação aos funcionários, aproveite para se aproximar. Com essa situação, eles estão buscando a sua liderança e até a sua orientação. O momento é diferente, por mais que o trabalho tenha mudado pouco, quando se fala em operação, agora os colaboradores estão em home office, com seus filhos e familiares juntos em casa. É um novo cenário em vários aspectos.
Entender como pode ajudar os clientes é fundamental e utilizar a criatividade é uma ótima pedida. O que você pode fazer para oferecer algum tipo de suporte? Já pensou em informação, conteúdo, consultoria? O que sua empresa pode fazer?
Refletir sobre o futuro
Um empreendedor sempre aprende com as suas experiências. E agora não seria diferente. Que lição você pode tirar desta situação que estamos vivendo?
Obstáculos e erros fazem parte do processo, mas como você vai driblá-los? Aproveite para refletir sobre o futuro e como você pode se preparar se algo parecido acontecer novamente.
Capacitação
Para contribuir com insights e ideias para o seu negócio, uma alternativa interessante é aliar à sua pesquisa a participação em cursos online durante a quarentena. É uma forma de agregar conhecimento e ajudar a fortalecer o seu planejamento. Atualmente é possível encontrar diversas oportunidades, principalmente em instituições renomadas.