Crie sua conta agora mesmo

e comece a administrar  sua empresa

com o MarketUP.

Como escolher os melhores meios de pagamento para sua empresa

Como escolher os melhores meios de pagamento para sua empresa

Não importa em qual segmento a sua empresa atue: se você comercializa produtos, serviços ou ambos, terá que se preocupar com o recebimento de pagamentos. Receber os valores referentes a suas vendas é essencial para que, por exemplo, as contas e salários de funcionários sejam pagos em dia, garantindo o melhor funcionamento do seu negócio. Isso também reflete o sucesso do seu estabelecimento — e, para isso, pensar quais meios de pagamento oferecer a seus consumidores é peça chave para a gestão da sua empresa.

 

Há uma grande variedade de formas de pagamento disponíveis no mercado atualmente. Elas evoluem constantemente, acompanhando as novas tecnologias e as mudanças nos hábitos de consumo da população. No Brasil, os principais meios de pagamento são:

 

  • dinheiro em espécie;
  • máquina de cartão para crédito e/ou débito;
  • intermediadores para e-commerce (PayPal, PagSeguro, etc);
  • boleto bancário;
  • transferência bancária (TED e DOC);
  • pagamento instantâneo (Pix);
  • pagamento por aproximação;
  • pagamento pelo celular;
  • link de pagamento.

 

Mas quais desses meios de pagamentos escolher para disponibilizar aos seus clientes no seu estabelecimento? Confira 5 dicas do Canal PME para tomar as decisões mais acertadas para a sua empresa.

 

Converse com os seus clientes 

Uma fonte de informação importantíssima são os seus clientes. A depender do perfil dos seus consumidores, é normal que eles prefiram uma ou outra forma de pagamento. Por isso, que tal fazer uma pesquisa entre eles? Pergunte como eles costumam pagar por suas compras, quais seus meios de pagamento preferidos, quais as opções que eles gostariam de ver no seu estabelecimento. Você pode fazer isso, por exemplo, através de um formulário de pesquisa, ou até mesmo dialogando com eles durante o atendimento.

 

Observe o que seus concorrentes têm feito

Já verificou quais as formas de pagamento que as empresas do mesmo segmento ou região que a sua oferecem? Essa pode ser uma boa estratégia para, aliada à pesquisa com os clientes, identificar lacunas e diversificar seus meios de pagamento. Assim, seu estabelecimento ganha um novo diferencial, cria uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes e atrai uma gama maior de clientes.

 

Conheça as necessidades do seu negócio

Para além de ouvir as opiniões dos seus clientes e descobrir como os seus concorrentes operam, é fundamental saber quais são as necessidades específicas do seu negócio em relação às formas de pagamento. Seu negócio precisa de meios de pagamento que possibilitem cobrança recorrente? Sua loja é física, virtual ou funciona nas duas modalidades? Faça essas e muitas outras perguntas para conhecer exatamente o que é essencial para a sua empresa e escolher as melhores opções para suas necessidades.

 

Pesquise os diferentes valores e taxas oferecidos

Um dos pontos mais importantes no momento de considerar quais meios de pagamento disponibilizar em seu estabelecimento são as tarifas cobradas pelos fornecedores do serviço. As formas de contratação e os preços praticados por essas empresas variam bastante, então não é uma escolha óbvia. As menores taxas, por exemplo, nem sempre serão a melhor opção para o seu negócio. Aqui, é essencial pesquisar bastante sobre particularidades de cada serviço oferecido e encontrar aquele que se encaixa melhor no orçamento da sua empresa e atende às suas demandas.

 

Mantenha-se atento às tendências do mercado

A tecnologia avança aceleradamente dia após dia, trazendo novidades para o mercado. Com a pandemia de covid-19, a digitalização dos meios de pagamento avançou ainda mais. Por isso, é muito importante que sua empresa esteja atenta às tendências e inovações para não ficar para trás. Tente sempre acompanhar os movimentos do mercado e garantir que seu estabelecimento disponibilize as formas de pagamento mais modernos.

 

Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP! Aproveite também para acessar o nosso site, conhecer mais sobre os nossos produtos e serviços e criar sua conta 100% gratuita.

 

Redação MarketUP