Como fazer o controle financeiro do seu e-commerce?
Toda empresa precisa fazer um controle financeiro do seu negócio e isso inclui os e-commerces. Com o crescimento do comércio digital, cuidar da parte financeira se faz tão necessário quanto ter a loja virtual. Mas, como fazer o controle financeiro do seu e-commerce? É o que vamos responder a seguir.
O controle financeiro ajuda a medir os resultados do seu negócio, por isso é tão importante. E ele é necessário não só para garantir a entrada de dinheiro no caixa, mas para entender e otimizar os processos e a tomada de decisão em uma empresa.
É disso que se trata uma gestão eficiente e o que vai garantir o crescimento saudável do seu negócio.
Para aqueles que não tem experiência em administração financeira este é um desafio. Por isso, separamos algumas dicas básicas para ajudar a controlar as finanças do seu e-commerce, bem como tornar ele cada vez mais rentável. Confira!
Planejamento
Planejamento é a base de tudo e é primordial para o sucesso de qualquer negócio. Se ainda não fez isso, comece registrando os objetivos e metas para o seu e-commerce. Pense nisso em médio e longo prazo, traçando estratégias para no mínimo cinco anos.
Com essa reflexão, você já pode começar a buscar por esses objetivos dentro dos prazos estabelecidos, bem como a necessidade de captação de recursos para alcançá-los. É importante destacar, que o planejamento deve ser baseado e acompanhado por relatórios, que tenha as informações sobre o e-commerce.
Controle do fluxo de caixa
O próximo passo para fazer o controle financeiro do seu e-commerce é gerenciar o fluxo de caixa, que nada mais é do que registrar a entrada e a saída de dinheiro no caixa.
Paralelo a isso, é necessário projetar receitas e despesas fixas e variáveis, assim como margem de lucro como mais uma etapa para controlar o seu financeiro. somente desta forma, você conseguirá saber qual é a quantidade de vendas que você deve ter em seu e-commerce para que sua empresa seja financeiramente saudável.
Controle de estoque
O controle de estoque é outra parte importante deste processo de controle financeiro. Ajuda a economizar ao ser mais assertivo na reposição dos itens, mantendo o estoque com os produtos necessários para as vendas.
Para isso, a utilização de um sistema ERP colabora para minimizar risco de erros no registro da entrada e saída de produtos, bem como orienta a não deixar o espaço de armazenamento superlotado e nem faltando produto.
Calcular preço de venda
O cálculo de um produto no e-commerce não inclui somente o preço de produção ou aquisição do item a ser vendido e o lucro, mas também o valor do frete (se será pago pela empresa ou pelo consumidor).
O ideal é no final deste cálculo chegar a um preço que seja interessante para você e para o cliente. Para isso, pesquise os concorrentes e veja os valores aplicados no mercado.
Tenha um sistema de gestão
Um sistema de gestão ajuda a trazer mais praticidade e agilidade nos processos de uma empresa e isso não seria diferente para um e-commerce. Com mais eficiência nos processo do dia a dia e redução de falhas, devido a automatização, é um reforço e tanto para o dia a dia de qualquer empresário
Um ERP completo pode te ajudar em todas as dicas que citamos acima, principalmente na parte do controle financeiro. Existem algumas opções no mercado e uma delas é o MarketUP, que além de ser 100% online e gratuito, oferece tanto recursos para processos internos, como falamos anteriormente, quanto o recurso PDV (frente de caixa), para tornar seu atendimento cada vez mais eficiente. Aproveite e crie a sua conta já na plataforma.