Tecnologia
19
mar

Como a Inteligência Artificial mudará o futuro das vendas

Previsão de demandas, chatbots e predições são alguns dos benefícios da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) será o futuro das vendas em poucos anos, e se tornará uma grande aliada dos gestores. Com inúmeros impactos e uma evolução perspicaz de recursos técnicos, é quase geral a aderência da tecnologia em grandes e pequenas empresas.

Segundo a Gartner, companhia que desenvolve tecnologias relacionadas à introspecção de seus clientes, sozinha, a Inteligência Artificial poderá criar cerca de 3 trilhões de dólares em movimentações para empresas até 2021.

FORMAS DE IMPACTO DA IA PARA AS EMPRESAS

Uma companhia que monitora seus pedidos realizados pode usar, por exemplo, um recurso de IA para fazer previsões de demandas com maior eficiência. Os atendimentos com chatbots são uma alternativa para a realização de atividades repetitivas com menos erros e mais agilidade.

A Inteligência Artificial será de grande ajuda para ler e classificar contratos, documentos, notas fiscais e outros tipos de registro, fazendo uma organização inteligente de informações, de forma a extrair os dados mais importantes (preços, condições e motivos de cancelamento) – o que facilita a vida da equipe de vendas.

Para acelerar a pró-atividade dos colaboradores em tomada de decisões, o IA ainda combina várias fontes de dados e dá chances de simular e prever cenários de mudança. Tudo para evitar possíveis erros.

O QUE DIZ O ESPECIALISTA?

De acordo com Rui David, diretor de TI da Nimbi e especialista em soluções de tecnologia, uma das principais vantagens para pequenas e grandes empresas, ao fazerem uso da Inteligência Artificial, é o desenvolvimento de compras eficaz, que alinha dados do mercado e operação, com objetivos estratégicos da empresa.

“O processamento dos dados de sazonalidade, concentração de vendas e variação de eventos permite que através de algoritmos de IA tenhamos maior assertividade nas projeções”, disse o profissional. Ainda segundo ele, as PME criam informações úteis, mas muitas delas não são usadas ou analisadas para a tomada de decisões.

Um bom exemplo disso é na área da logística, que costuma ser um desafio, principalmente para pequenos negócios. A IA poderá ajudar no estudo de comportamento dos motoristas, cruzado com o tráfego local para traçar rotas alternativas. “A democratização da informação é útil quando temos uma capacidade de análise rápida o suficiente para decidir o que fazer”, ressalta David.

Mas será que a IA irá substituir as pessoas? “Eu, particularmente, acredito muito mais na transformação do que substituição. Haverá a necessidade de especialização, isso sim. Afinal, esse processo é assim desde a revolução industrial e será assim no futuro também”, finaliza David.

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.