Usuário

Informe abaixo os dados para a criação do usuário que será o administrador do sistema

Domínio

Crie um endereço exclusivo para sua empresa acessar o sistema de gestão MarketUP

CONTA CRIADA COM SUCESSO!

Para ativar sua conta e começar a utilizar o MarketUP, basta seguir as instruções enviadas para o e-mail abaixo, utilizado no seu cadastro de administrador.

OCORREU UM PROBLEMA!

Não foi possível, neste momento, completar sua solicitaçao e criar sua conta no MarketUP. Pedimos desculpas pelo ocorrido e solicitamos que tente novamente.

TENTAR NOVAMENTE
Crie sua conta em
1 Minuto
100% grátis

Equipe desmotivada: como lidar e resolver o problema

MarketUP > Gestão  > Equipe desmotivada: como lidar e resolver o problema
Como lidar com equipe desmotivada e resolver o problema

Equipe desmotivada: como lidar e resolver o problema

Alguns gestores se preocupam muito em montar uma boa equipe de trabalho. Na hora de contratar, selecionam os melhores currículos, avaliam os portfólios dos candidatos e realizam testes eliminatórios. Após a filtragem e escolha dos novos — e capacitados — colaboradores, pensam que o sucesso está garantido.

Porém, esses líderes enganam-se ao raciocinar desta maneira. Isso porque não basta apenas reunir bons funcionários, também é preciso manter um ambiente de motivação e aprendizado contínuo. Uma equipe desmotivada é um dos maiores motivos do fracasso na realização de tarefas e na relação no ambiente de trabalho. Um funcionário sem motivação na empresa pode se tornar menos comprometido com prazos e com a qualidade dos processos organizacionais. Por isso, prestar atenção neste ponto da gestão de pessoas é imprescindível para o triunfo no trabalho.

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

Mas como resolver o problema de uma equipe desmotivada e virar o jogo? Confira algumas dicas que separamos para você:

OUÇA SEU COLABORADOR

Nem sempre um aumento na remuneração ou nos benefícios do colaborador será o suficiente — ou o quesito mais importante. Muitas vezes, a desmotivação tem razões bem mais pessoais, como conflitos internos na equipe ou problemas da vida privada. O primeiro passo pode ser uma conversa franca com o funcionário, a sós. Ouvi-lo fará com que você compreenda as razões que o desmotiva e isso também mostrará transparência na relação. Afinal, todo colaborador gosta de sentir que os colegas de trabalho se importam com ele. No campo profissional, também é importante escutar opiniões sobre as ferramentas de trabalho, metas, e, claro, ideias que possam deixar as tarefas mais eficazes.

MOSTRE OS OBJETIVOS

Outra coisa comum que pode deixar uma equipe desmotivada é a falta de clareza no ambiente de trabalho. Às vezes, os colaboradores não conseguem enxergar as principais razões para realizar algumas tarefas e acabam perdendo o interesse em fazê-las. Por isso, cabe ao gestor definir as metas e mostrar à equipe os objetivos para cada parte do trabalho realizada. Com tudo bem definido e claro para todos, é mais fácil fazer com que as coisas funcionem melhor.

CAPACITAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

Ninguém nasceu já sabendo ler ou escrever, disso todo mundo tem consciência. Para dominar estas técnicas importantes, foi preciso de capacitação, técnica e empírica. Entretanto, essa lógica às vezes costuma ser muito diferente no ambiente de trabalho. É comum que um funcionário tente realizar alguma tarefa diversas vezes e não obtenha sucesso devido ao desconhecimento da função; esse colaborador, portanto, dificilmente conseguirá se manter motivado. Mais do que isso, a frustração será ainda maior se essa pessoa não enxergar possibilidades concretas de aprimorar um conhecimento. O resultado no dia a dia profissional? Desmotivação e estresse. Por isso, é muito importante que o bom gestor possibilite a seu time o aprendizado, seja por meio de workshops ou cursos de maior duração. Há, inclusive, professores que dão aulas específicas dentro da própria empresa. Com essa filosofia implantada e bem desenvolvida, o ganho que a companhia terá vai além da parte técnica. A vantagem também será visível no desempenho e motivação do funcionário.

ATENÇÃO À TOMADA DE DECISÕES

Uma das razões para um funcionário se manter motivado é a sensação de participar diretamente do que acontece, principalmente tomando decisões. Entretanto, muitas vezes temendo a autonomia do colaborador, os gestores não dão essa abertura para alguém da equipe que não ocupe um cargo gerencial. Porém, delegar algumas tarefas mais estratégicas pode ser muito importante, já que desenvolve o senso de responsabilidade do funcionário e também estimula a proatividade, além de motivá-lo, claro.

FEEDBACK RECORRENTE

Muita gente costuma dar feedback para sua equipe apenas ao final de um projeto. Porém, recomenda-se que tal atitude seja feita também durante a execução das tarefas, de maneira recorrente. Isso porque, ao fazer isso, será possível para o time arrumar o que está errado e não se frustrar com empecilhos futuros que poderiam ser evitados. Comunicar a situação das tarefas de vez em quando pode reduzir muitos sentimentos que levam ao desânimo.

RECONHEÇA O BOM TRABALHO

O reconhecimento pelo trabalho é uma das melhores demonstrações de gratidão que um líder pode dar. E melhor ainda quando há a possibilidade de premiar a equipe com algum bônus, como uma festinha para comemorar a conquista, ou até mesmo um presente para cada membro do time. Nesse caso, a motivação será apenas o resultado de uma relação que foi bem cultivada pelo gestor.

 

Por: Rudiney Freitas

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários no Facebook