Usuário

Informe abaixo os dados para a criação do usuário que será o administrador do sistema

Domínio

Crie um endereço exclusivo para sua empresa acessar o sistema de gestão MarketUP

CONTA CRIADA COM SUCESSO!

Para ativar sua conta e começar a utilizar o MarketUP, basta seguir as instruções enviadas para o e-mail abaixo, utilizado no seu cadastro de administrador.

OCORREU UM PROBLEMA!

Não foi possível, neste momento, completar sua solicitaçao e criar sua conta no MarketUP. Pedimos desculpas pelo ocorrido e solicitamos que tente novamente.

TENTAR NOVAMENTE
Crie sua conta em
1 Minuto
100% grátis

Como lidar com reclamações de clientes

MarketUP > Gestão  > Como lidar com reclamações de clientes
Como lidar com reclamações de clientes

Como lidar com reclamações de clientes

Para garantir uma boa relação com clientes e não prejudicar a imagem de sua empresa, saber lidar com reclamações é essencial

 

Ao oferecer um serviço ou produto, todo empreendedor ou empresa corre o risco de não receber um feedback positivo. As reclamações de clientes fazem parte dos negócios e devem ser encaradas mais como oportunidades para melhorar o serviço oferecido. Mas é comum que muitas pessoas ainda não saibam exatamente como lidar com essas reclamações da melhor maneira possível. Além disso, essa pode ser uma oportunidade de ouro para melhorar suas relações com a clientela e garantir sua fidelidade.

 

Antes, é claro, é interessante buscar maneiras de minimizar a possibilidade de incidência de reclamações. Isso inclui conhecer previamente as possíveis falhas de sua empresa e trabalhar para solucioná-las antes que um cliente sinta-se lesado. Além disso, é importante deixar claro para o cliente ou consumidor todas as informações do serviço ou produto em questão. Assim, garante-se um bom relacionamento entre você e seu público-alvo, preservando a boa imagem de sua empresa no mercado.

 

Vale lembrar que, em tempos de redes sociais, uma reclamação contra sua empresa pode viralizar e tomar proporções gigantescas. Isso sem falar no bom e velho boca-a-boca, que pode fazer maravilhas pelo seu negócio ou prejudicá-lo de maneira irremediável. Além do mais, queixas registradas nos órgãos de defesa do consumidor podem resultar em multas e até perda do alvará. Portanto, é sempre melhor tomar todas as devidas precauções para evitar situações como esta.

 

Para ajudar você ou sua empresa a lidarem com o problema, separamos cinco passos de como lidar com as reclamações. Dê uma conferida:

 

OUÇA E ENTENDA O PROBLEMA DO CLIENTE

 

O primeiro passo a ser dado diante de qualquer reclamação de clientes ou consumidores é conversar com o reclamante. Dessa forma, é possível entender melhor o problema, o que pode tê-lo ocasionado e os danos que pode ter causado. É muito importante, neste primeiro momento, que você apenas escute e compreenda a reclamação, sem tentar justificar o erro. Mostre que você está à disposição do cliente e tentará ajudá-lo a resolver a situação da melhor forma.

 

APURE O QUE PODE TER ACONTECIDO

 

Agora que você já tomou conhecimento do problema de seu cliente ou consumidor, é hora de tentar entender o que aconteceu. Converse com seus funcionários, com fornecedores, com a empresa que realiza o transporte de seus produtos, etc. Se o erro foi apenas seu, tente entender o que pode ter levado você a cometê-lo. Distração? Preguiça? Não entendeu o que o cliente pediu? Não se preocupe, isso acontece. Uma vez que identificou o problema, informe ao cliente e peça desculpas.

 

RECONHEÇA O ERRO (QUANDO HOUVER)

 

Reconhecer o próprio erro ou da empresa é um passo importante no momento de lidar com clientes que sentiram-se lesados. Isso demonstra que você está comprometido com a resolução do problema. Quanto mais rápido isso acontecer, melhor, pois o cliente se sentirá mais satisfeito e menos propenso a prejudicar a empresa. Porém, se o erro não tiver sido seu ou de sua empresa, também é importante informar o cliente devidamente. Isso pode evitar futuras dores de cabeça.

 

OFEREÇA UMA SOLUÇÃO SATISFATÓRIA

 

Ok, você sabe qual é o problema, encontrou o erro e o reconheceu, mas e agora? Bem, esta é a parte mais importante para evitar que sua empresa ou sua imagem saia prejudicada: ofereça a solução. Entrem em acordo para encontrarem uma solução para o problema, seja refazer o serviço ou trocar o produto danificado. É essencial que o reclamante se sinta totalmente satisfeito com a solução. Assim, ele também se sentirá disposto a negociar novamente com você ou com sua empresa.

 

FAÇA UM ACOMPANHAMENTO DA SOLUÇÃO

 

Uma vez que o problema tiver sido devidamente resolvido e o cliente estiver satisfeito, é importante ainda fazer um acompanhamento. Telefone, pergunte se a solução funcionou como o esperado, se é necessário refazer o serviço, trocar o produto novamente, etc. Se quiser, você pode ainda dar um toque especial a esse acompanhamento, visitando o cliente para conferir o trabalho. Ou ainda, quem sabe, com uma carta escrita à mão desculpando-se novamente. Pode ter certeza que isso fará toda a diferença para sua clientela e irá garantir uma boa relação entre vocês.

 

Por: Luis Carvalho

 

VEJA MAIS

4 dicas para negociar melhor com o cliente

5 séries que todo empreendedor deve assistir

Networking: Como criar uma boa rede de contatos

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários no Facebook