Covid
15
jun

Como manter as vendas na festa junina durante a crise?

Os meses de junho e julho fazem parte da cultura brasileira devido às festividades características do período. De norte a sul do País são realizadas as tradicionais festa junina e festa julina. No entanto, devido à pandemia de Covid-19, eventos como esses tiveram que ser adiados, para evitar aglomeração e a proliferação do vírus. Sem as quermesses, quadrilhas e comidas típicas, como o comércio e até autônomos que lucravam nessa época podem manter as vendas?

Nós separamos algumas dicas a seguir para você, empreendedor.

É importante destacar, que temos nos adaptado ao distanciamento social e com a festa junina não seria diferente. Mesmo à distância, por exemplo, para não perder a tradição, as quadrilhas típicas têm feito apresentações virtuais. Assim como, muitas escolas têm realizado os “Arraiás” online. Cada um em sua casa, conectado via internet com direito a dança, comidas regionais etc.

Para não deixar passar em branco, diversas famílias também têm aproveitado o isolamento para as festividades. Já que não é possível sair de casa, por conta da aglomeração, nada como trazer um pouco da cultura junina para o lar. 

Esses são fatores que contribuem para que o comércio de quitutes juninos e decoração se mantenham mesmo durante à crise.

Quer saber mais como manter as vendas neste período? É só conferir abaixo!

 

Cardápio tradicional

Você que trabalha com alimentação, vale à pena investir no tradicional cardápio junino: Bolos, canjicas, maçã do amor, pamonha, arroz-doce e entre outras guloseimas que atraem a atenção nesta época do ano.

Para garantir a venda, crie kits, com o objetivo de que o cliente consiga em um só lugar comprar todo o menu de que ele precisa para fazer a festa junina em casa. É interessante também usar a criatividades e caprichar nas imagens dos produtos. Lembre-se: Propaganda é a alma do negócio!

 

Encomendas

Se você quer aproveitar a Festa Junina para aumentar a renda ou empreender, é um bom momento. Aproveite para divulgar e assim organize as encomendas, tudo para que seja possível atender às demandas dentro do prazo combinado. Esta é uma ótima maneira das pessoas conhecerem o seu trabalho, além de proporcionar um lucro extra.

A entrega também pode ser um excelente oportunidade de divulgação. Por isso invista na embalagem de seus produtos e também em cartões ou objetos com os seus contatos. E isso vale para telefone, WhatsApp e redes sociais como Facebook e Instagram.

 

Delivery

Mesmo com a retomada gradual do comércio, o delivery continua sendo uma alternativa para manter as vendas dos diversos tipos de negócios.

Como as pessoas estão ficando mais em casa, esta opção é válida tanto para a entrega das comidas típicas juninas, quanto das decorações.

É importante destacar que para o delivery ser eficiente é sempre bom manter o planejamento das entregas, seja ela feita por você ou por um motoboy, bem como estabelecer os cuidados necessários para evitar a disseminação do coronavírus.

Lembrando que os usuários do software MarketUP conseguem fazer a gestão desse serviço direto da plataforma.

Veja como é simples e fácil no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=IhJ_wYFIiOo

 

Meios de pagamentos

Neste momento, mesmo para quem está começando, é importante pensar nas formas de pagamentos a serem oferecidas para o seu cliente e qual o melhor meio de pagamento escolher para o seu negócio.

Não tem uma maquininha de crédito e débito? É a hora de começar a pensar em ter uma, pois os pagamentos com cartão tem sido mais utilizados. 

Em uma época em que se está evitando contato, oferecer essa opção faz com que seu produto para festa junina tenha mais chances de ser vendido.

Vale ressaltar, ainda, que a higiene desse aparelho também deve ser levada em conta. Por isso, plastifique a máquina e lembre-se de desinfetá-la a cada uso.

Nesta segunda-feira (15) foi divulgado que o Brasil será o primeiro país a receber nas próximas semanas uma atualização do WhatsApp que vai permitir entre outras coisas, que contas da versão Business recebam pagamentos por produtos e serviços. Saiba mais.

 

Divulgue nas redes sociais

As redes sociais podem ser a grande vitrine para os seus produtos juninos. Por isso, aposte em fotos e vídeos, bem como divulgue os seu contatos para encomendas ou kits. Lembrando que os pedidos podem ser feito por esses canais também, logo após visitas ao perfil.

Além do Facebook e Instagram, o WhatsApp Business é um bom recurso para divulgar seus itens, bem como aceitar encomendas pelo próprio aplicativo.

 

Fidelize seus clientes

Aproveite o contato e peça o feedback para os seus clientes. Dicas e sugestões podem ser ótimas opções para manter a fidelidade do consumidor. 

Lembre-se também que as festividades continuam em julho e essa é uma oportunidade de manter a venda para o cliente que gostar do seu produto ou serviço. 

Além disso, também existem outras datas comemorativas que podem ser utilizadas como temas para você movimentar seus negócios e nas quais o consumidor poderá lembrar do seu estabelecimento.

 

Produtos diferenciados

Produtos diferenciados podem ser um atrativo também, assim como agregar valor aos seus itens.

Pode usar a criatividade e trazer um toque gourmet ou até personalizado para os produtos tradicionais juninos, por exemplo, principalmente para agradar os clientes que buscam por sabores diferenciados.

 

Decoração

Você não trabalha com itens juninos? Não tem problema. É possível apostar no tema para o seu negócio, sim.

Se for no ambiente físico, principalmente agora com a retomada do comércio, é possível investir em música, vitrine temática e até na caracterização dos funcionários.

Já no online, pense em ambientar com o tema a sua loja virtual e os posts das suas redes sociais.

 

 

 

 

 

 

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.