Como o open banking pode beneficiar a sua empresa
O open banking começou a ser implementado no Brasil em fevereiro deste ano. O sistema é regulado pelo Banco Central e tem a premissa de, mediante autorização do usuário, permitir que correntistas compartilhem seus dados e seu histórico de crédito com todos os bancos e instituições financeiras participantes do ecossistema de forma simplificada e aberta — daí o nome open banking (“banco aberto”, em tradução literal”).
Até então, a implementação do open banking no País estava na sua primeira fase, baseada na interação entre as instituições participantes e na disponibilização de informações sobre os canais de atendimento e as características de produtos e serviços que oferecem ao público. A partir de amanhã, 15 de julho, entra em operação a segunda fase. Nesse novo ciclo, os usuários já poderão solicitar o compartilhamento de seus dados cadastrais, informações sobre transações em suas contas, cartão de crédito e produtos de crédito contratados entre bancos e instituições financeiras.
Mas, afinal, você sabe quais são os benefícios que um ecossistema como esse pode trazer para a sua empresa? O Canal PME listou as principais vantagens da implementação do open banking para o seu negócio.
Ambiente mais seguro e controlado para seus dados
Em linha com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o open banking coloca o controle dos dados nas mãos de seus donos — os usuários. O compartilhamento de informações bancárias entre bancos e instituições bancárias nesse ecossistema só poderá acontecer se houver autorização por parte do correntista. Você escolherá quais dados serão compartilhados e quanto, podendo voltar atrás na sua decisão e solicitar a retirada dessas informações do sistema a qualquer momento. O seu objetivo aqui é oferecer um ambiente mais seguro, transparente, livre e com garantia de privacidade
Integração com sistemas de gestão
Além de possibilitar que seus dados sejam compartilhados com múltiplas instituições financeiras, o open banking também facilita a integração dessas informações bancárias com os sistemas de gestão — como o MarketUP, por exemplo. Essa praticidade otimizará ainda mais a administração das finanças do seu negócio, pois ele permite que sejam integrados serviços bancários e de pagamento no software que você utiliza na sua empresa. Não será mais necessário acessar a conta bancária para concluir operações financeiras, pois tudo poderá ser feito dentro do sistema de gestão. Essa facilidade, em última instância, aumenta ainda mais a produtividade e a performance do negócio.
Melhores opções de serviços e produtos
Um dos principais benefícios — se não o maior deles — da criação desse ecossistema são as transformações que ele trará à oferta de serviços bancários. Com os dados de sua empresa compartilhados com inúmeros participantes do sistema de open banking, bancos e instituições financeiras poderão fazer análises minuciosas e precisas sobre o seu perfil e os melhores tipos de produtos e serviços para o seu negócio. Nesse cenário, que é de grande competitividade, sua empresa terá acesso a uma gama muito mais extensa e diversificada de opções e soluções para suas questões financeiras, com condições e valores muito mais atrativos.
Redação MarketUP