Gestão e Vendas
21
dez

Como planejar seu negócio para 2021

O ano de 2020 foi totalmente diferente. A pandemia trouxe muitas dificuldades para quem empreende, mas também em alguns casos, oportunidades. Diante disso, nunca se falou tanto de planejamento e de como o empreendedor precisa estar preparado para as adversidades. Por isso, se você ainda não começou a planejar o seu negócio para o próximo ano, ainda dá tempo. Separamos para você algumas dicas de como planejar o seu negócio para 2021.

Vamos lá?

ONDE VOCÊ QUER CHEGAR?

Para começar o planejamento esta é uma ótima reflexão: Onde quero chegar com o meu negócio? Na verdade, antes de começar o planejamento é bom qualquer empreendedor se fazer essa pergunta.

Você precisa avaliar com atenção diversos aspectos do trabalho e que envolvem desde finanças, metas atingidas (ou não), clientes, entre outros.

Feita essa análise é hora de definir um objetivo para o ano seguinte é hora de pensar em uma estratégia de como colocá-lo em prática. É um exercício simples, mas que muitos empresários não fazem. Eles focam no resultado e não avaliam que algo poderia ser feito para melhorar o desempenho. Por isso o planejamento é importante.

Uma dica: É importante lembrar, que se durante o ano surgir alguma oportunidade ou novas ideias você não possa fazer alterações no curso.

 

 

AVALIE COMO FOI O SEU NEGÓCIO DURANTE O ANO

Agora que você sabe onde quer chegar, precisa entender o que foi positivo e negativo durante o ano na sua empresa. Com isso, será possível corrigir rotas, definir prioridades, enfim, tomar algumas decisões

Pode colocar no papel, anotar sempre ajuda a visualizar melhor a situação. Analise o seu negócio como um todo: lucratividade, clientes, produtos, colaboradores etc. Com esse material, você consegue definir o que pode ser corrigido.

 

 

VOCÊ CONHECE SUAS FORÇAS E FRAQUEZAS?

Identifique tudo o que você considera que não deu certo ou que não foi muito bem, que não atingiu o esperado. Depois selecione o que deu certo ou que atendeu/ foi além das expectativas.

Com essas informações, já é possível traçar as metas para o próximo ano. No entanto, tenha os pés no chão, tente planejar algo que possa ser cumprido e não cause frustrações, caso tenha algum resultado contrário.

 

CONHEÇA O SEU CLIENTE

Antes de se preocupar com a venda em si, é importante conhecer o seu cliente. Você sabe quem é o seu consumidor? Além de nome, gênero, idade, sabe em quais canais ele se comunica, por exemplo? Se ele gosta mais de comprar na loja online, física ou até por meio das redes sociais?

Por isso, você precisa se manter atualizado e procurar estar nos canais frequentados pelos seus clientes. É claro, desde que faça sentido para o seu negócio.

No entanto, tudo isso só fará sentido se a sua empresa oferecer um bom atendimento. Como dissemos anteriormente, a questão não pode ficar somente atrelada a vendas, tem que ter uma preocupação com o consumidor, em fidelizá-lo. Isso com certeza vai fazer toda a diferença e você não terá apenas um cliente recorrente, mas uma pessoa que vai indicar a sua marca para outras pessoas, o que pode significar o sucesso do seu negócio.

 

 

USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

Após traçar o seu planejamento para 2021, aproveite para planejar a organização do seu negócio também. Um sistema de gestão te ajuda, e muito, no gerenciamento da sua empresa. E o MarketUP é um software completo que é perfeito tanto para os procedimentos internos, o que inclui financeiro, contas a pagar e a receber, estoque, relatório etc., quanto para PDV (frente de caixa), o que vai colaborar para melhorar e agilizar o seu atendimento. E um detalhe, é 100% online e gratuito, além de ter uma série de funcionalidades que vão otimizar o seu negócio como loja virtual, central de compras e muito mais.

Saiba mais sobre o MarketUP e aproveite para se cadastrar na plataforma.

 

Agora que você viu como começar a planejar o seu negócio para 2021, Que tal começar?

 

 

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.