Como reduzir custos no setor de vendas?
Não há tanto enfoque nos gastos das vendas, mas eles podem piorar o faturamento
Quem tem o próprio negócio sabe bem uma das principais regras para o sucesso do empreendimento: reduzir custos, aumentar faturamento e investir na empresa. O primeiro item, por exemplo, aparece volta e meia, já que as instabilidades econômicas surgem uma hora ou outra. Entretanto, a tarefa de reduzir custos às vezes é complicada, mesmo para um bom gestor. Isso acontece porque nem sempre é possível conseguir grandes avanços apenas demitindo colaboradores.
É preciso ter uma compreensão profunda e abrangente sobre o que pode determinar ganhos significativos na diminuição de gastos. E esse entendimento também passa pelo setor de vendas da empresa, muitas vezes escanteado quando a meta é reduzir custos. Por ser uma frente que dá muito retorno financeiro, as reduções de gastos nesta área nem sempre são cogitadas.
Mesmo que a função da venda seja entregar um bom produto ou serviço ao consumidor e alcançar o lucro, algumas despesas importantes estão inseridas neste processo. Os gastos pouco visíveis podem comprometer consideravelmente o faturamento final, nos mais diferentes segmentos.
Por isso, separamos algumas dicas para você, empreendedor, refletir e colocar em prática técnicas para reduzir custos no setor de vendas, confira.
CONHECENDO O PÚBLICO
O primeiro passo para diminuir as despesas no setor de vendas e não prejudicar a experiência do cliente começa ao conhecer o público. Ao observar os hábitos e preferências dos compradores por meio de recursos da indústria 4.0, é possível mensurar a reação deles ao haver um corte. Além disso, torna-se viável apostar em estratégias parecidas com a anterior em eficiência e por um preço mais em conta.
FERRAMENTAS DIGITAIS
Para que as vendas aconteçam, é importante que as pessoas se interessem pelo produto ou serviço. E uma das melhores maneiras de estimulá-las a isso é por meio de ferramentas digitais. Com o uso do marketing online — redes sociais, sites, blogs —, é possível direcionar conteúdos bem mais específicos para o público e estimular desejos de compra de maneira bem mais efetiva. Os custos ocasionados pela propaganda em mídias como a televisão, por exemplo, diminuem. A ideia é tornar as ferramentas digitais da empresa efetivas o suficiente para veicular as vantagens do produto ou serviço e estimular as vendas.
TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS
Para reduzir custos, é necessário ir além do que apenas cortar coisas. É importante também treinar funcionários para a conversão de clientes. Com colaboradores capacitados para finalizar a compra com mais facilidade junto aos compradores, a chance de êxito na comercialização do produto ou serviço aumenta. Por isso, capacitar o capital humano da empresa muitas vezes é bem melhor do que apenas cortar recursos ou demitir pessoas da companhia.
AUTOMATIZAÇÃO DE PROCESSOS
Como sabe-se há algum tempo, a tecnologia é um divisor de águas na gestão do negócio. Com plataformas de gerenciamento, é possível ter mais segurança antes de decidir fazer cortes financeiros. O sistema de gestão ERP, por exemplo, possibilita ao empreendedor acessar dados confiáveis para reduzir custos e unificar processos operacionais que deixam o negócio mais eficiente. Com ele, também é possível refletir sobre a necessidade ou importância de cortes no setor de vendas.
Por: Rudiney Freitas
VEJA MAIS
> As novas tecnologias que podem ajudar o seu negócio
> Qual a melhor tecnologia para o meu estabelecimento?
> Pequenos negócios lucrativos para investir