Finanças e Tributos
01
jul

Lucro ou prejuízo: qual a situação financeira da sua empresa?

Saber se seu negócio está dando lucro ou não pode ser o primeiro passo para evitar problemas financeiros que resultem em sua falência

É provável que um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer com sua empresa seja negligenciar suas finanças. Isso porque, como sabemos, é muito comum que pequenos negócios fechem suas portas logo nos primeiros meses de existência. E erros de contabilidade, como confundir as finanças empresariais com as pessoais, costumam ser o principal causador dessa falência prematura.

Dentre estes erros tão comuns, talvez o pior seja não saber se sua empresa está dando lucro ou prejuízo. Afinal, a situação financeira do negócio costuma ser o principal indicativo para saber se as coisas vão bem ou não. E, a partir dessa informação, um empreendedor inteligente pode tomar decisões mais acertadas para garantir a longevidade de seu investimento. Além de fazer sua empresa crescer.

Se você quer saber se sua empresa está dando lucro ou prejuízo, continue lendo e preste atenção nas próximas dicas.

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

SAIBA PARA ONDE VAI SEU DINHEIRO

O primeiro passo para avaliar a situação financeira da sua empresa é, logicamente, saber para onde seu dinheiro está indo. Afinal, um negócio exige tanto gastos quanto investimentos, e manter as contas equilibradas é essencial para o sucesso do empreendimento. Para começar, coloque na ponta do lápis todas as suas despesas, como água, luz, Internet, telefone, fornecedores, salários, dívidas etc. Se preferir, uma boa maneira de se organizar é separar por categorias, como despesas fixas, variáveis, investimentos, entre várias outras.

A ideia aqui é que você saiba exatamente quais despesas você tem e quanto dinheiro é destinado a cada uma delas. Dessa maneira, você poderá determinar com mais facilidade se os gastos de operação estão muito altos e prejudicando seus lucros. O segundo passo é encontrar alternativas para diminuir gastos onde for possível, mas sem prejudicar o desempenho do seu negócio. Assim, você poderá destinar recursos para onde são mais necessários e úteis, como publicidade, contratações e melhorias em sua empresa. Ou até mesmo ajudar a pagar o quanto antes possível aquele empréstimo que permitiu a você abrir sua empresa.

contas-a-pagar-e-a-receber

CONHEÇA BEM SUA MARGEM DE LUCRO

Você sabe como calcular a margem de lucro que um produto ou serviço que sua empresa oferece tem? Conhecer sua margem de lucro é um fator importantíssimo na hora de calcular suas despesas e faturamento do mês. Mas ainda é muito comum que alguns empreendedores inexperientes se confundam ao calcular sua margem de lucro. Isso porque muitos se esquecem de considerar nos cálculos outros tipos de gastos que fazem parte do processo da venda. É o caso, por exemplo, das despesas com transporte e armazenamento, que costumam ser ignoradas e prejudicar as suas contas.

Vale lembrar também que lucro e faturamento não são a mesma coisa. Apesar destes dois termos possuírem significados muito parecidos na vida do empreendedor, confundi-los pode ser muito prejudicial. Para não restar dúvidas, explicamos: faturamento é todo dinheiro que entra por prestação de serviços ou venda de produtos. Já o lucro é o dinheiro que fica depois que todas as despesas do negócio foram devidamente quitadas. Portanto, se suas despesas estiverem muito altas, um bom faturamento não significará necessariamente um lucro satisfatório.

como-calcular-margem-de-lucro

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

FIQUE DE OLHO EM SEU FLUXO DE CAIXA

Ter o controle do seu dinheiro é o primeiro – e mais importante – passo para garantir o lucro da sua empresa. E poucos métodos são tão eficazes para isso quanto fazer o controle de fluxo de caixa do seu negócio. Esta ferramenta de controle financeiro permite que você saiba tudo que entrou ou saiu do caixa de sua empresa em determinado período de tempo. Mas, para que ela funcione, cada gasto deve ser registrado religiosamente, assim como cada faturamento.

Imagine que você realizou uma promoção em sua loja de roupas, por exemplo. Manter o controle de fluxo de caixa em dia indica se sua estratégia resultou em lucro ou prejuízo para seu negócio. Com essa informação em mãos, um empreendedor inteligente pode planejar uma estratégia de vendas mais eficaz e garantir mais lucro. Por fim, monitorar o fluxo de caixa também pode ajudá-lo a evitar a inadimplência de clientes em sua empresa. E, assim, ter as finanças de seu negócio sempre em dia.

controle-de-fluxo-de-caixa

ACOMPANHE AS FINANÇAS COM A MARKETUP

Um dos maiores obstáculos na vida de empreendedores que desejam manter as contas em dia é a falta de tempo. Entre suas várias obrigações diárias e decisões que deve tomar, avaliar a situação financeira da empresa com atenção fica quase impossível. Daí a importância do empreendedor contar com a ajuda da tecnologia, que o permite sempre ficar de olho nas finanças. É o caso do sistema de controle financeiro gratuito da MarketUP.

Com a ajuda da MarketUP, acompanhar de perto os detalhes financeiros da sua empresa fica muito mais fácil. Isso porque o sistema fornece relatórios de vendas completos e personalizados para seu negócio ao alcance de um clique. Dessa maneira, você tem um controle maior sobre contas a pagar e a receber, fluxo de caixa e muito mais. Assim, você tem mais tempo e disposição para concentrar-se em fazer seu negócio crescer ainda mais e garantir lucros maiores.

sistema-de-controle-financeiro-gratuito

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

POR: LUIS CARVALHO

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.