Usuário

Informe abaixo os dados para a criação do usuário que será o administrador do sistema

Domínio

Crie um endereço exclusivo para sua empresa acessar o sistema de gestão MarketUP

CONTA CRIADA COM SUCESSO!

Para ativar sua conta e começar a utilizar o MarketUP, basta seguir as instruções enviadas para o e-mail abaixo, utilizado no seu cadastro de administrador.

OCORREU UM PROBLEMA!

Não foi possível, neste momento, completar sua solicitaçao e criar sua conta no MarketUP. Pedimos desculpas pelo ocorrido e solicitamos que tente novamente.

TENTAR NOVAMENTE
Crie sua conta em
1 Minuto
100% grátis

Como tirar sua empresa de uma crise financeira em 5 passos

MarketUP > Gestão  > Como tirar sua empresa de uma crise financeira em 5 passos
como-sair-crise-financeira-empresarial (1)

Como tirar sua empresa de uma crise financeira em 5 passos

Toda empresa, infelizmente, está sujeita a altos e baixos durante sua jornada em busca de sucesso e reconhecimento no mercado. Os motivos para isso podem ser vários, desde uma má gestão econômica até um crise financeira nacional ou até internacional. Entretanto, quando se encontram numa situação dessas, é comum que empreendedores menos experientes não saibam como contornar o problema.

À primeira vista, tirar sua empresa de uma crise financeira, independente do motivo, pode parecer um desafio difícil de superar. Afinal, sabemos que o mercado é extremamente competitivo e nele sobrevivem apenas aqueles que sabem como se destacar entre concorrentes. Porém, com os conhecimentos de gestão e ferramentas corretas, é possível, sim, sair do vermelho e voltar a prosperar.

Quer saber como? Então continue conosco e confira essas cinco dicas que separamos sobre como sair de uma crise financeira empresarial. 

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

1º PASSO: INVESTIGUE A CAUSA DA CRISE FINANCEIRA

como-sair-crise-financeira-empresarial (5)

Naturalmente, o primeiro passo a ser dado em busca da solução do problema financeiro deve ser entender sua origem. Assim como um médico busca entender o que pode ter causado a doença, um empreendedor deve investigar causas do problema. Por que sua empresa deixou de lucrar? Será algum problema da mercadoria vendida ou do serviço prestado? Seriam motivos externos à empresa?

Da mesma forma, analisar a situação das empresas concorrentes pode ser bastante útil para entender as origens da crise. Afinal, se todas as empresas de determinado ramo enfrentam dificuldades, o problema talvez não seja apenas individual. À partir dessa investigação detalhada, é possível começar a planejar os próximos passos e buscar uma solução para a crise. Bem como evitar que ela se agrave ainda mais.

2º PASSO: CONHEÇA E ESTUDE TODAS AS OPÇÕES

como-sair-crise-financeira-empresarial (6)

Depois de conhecer os motivos que levaram sua empresa a enfrentar uma crise financeira, é o momento de analisar opções. O que pode ser feito para reverter a situação ou, ao menos, impedir que ela dê um fim à empresa? Antes de mais nada, é válido ressaltar que a medida a ser tomada depende muito do tipo de atividade exercida. Assim como da gravidade com a qual a crise atingiu o seu negócio.

De acordo com o problema, as opções sobre como resolvê-lo podem variar entre mais simples, porém eficazes, até mais radicais. Cortar custos com equipamentos, mudar o local da empresa ou diminuir a equipe por exemplo, podem ser consideradas simples. Enquanto alterar o ramo de atuação ou fechá-la, o que pode ser a única opção em alguns casos, são radicais. Mas tudo depende do problema.

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

3º PASSO: TENHA UM BOM CONTROLE FINANCEIRO

como-sair-crise-financeira-empresarial (2)

Todo bom gestor reconhece a importância que praticar um bom controle financeiro tem para a empresa como um todo. Monitorar o fluxo de caixa, por exemplo, é essencial para determinar quais passos podem ser dados a seguir. E esse controle é capaz também de prever possíveis crises financeiras antes mesmo que aconteçam. Dessa forma, o gestor pode se concentrar em trabalhar na prevenção de novos problemas.

Porém, no caso de empresas que enfrentam uma crise, o controle financeiro pode ser um aliado importante para sair dela. Principalmente quando foi justamente a falta desse controle o motivo para a empresa entrar na crise em que se encontra. Confundir as finanças pessoais com as da empresa, por exemplo, costuma ser um erro clássico. Assim como não criar um fundo de reserva para as emergências.

4º PASSO: FAÇA INVESTIMENTOS COM ESTRATÉGIA

como-sair-crise-financeira-empresarial (3)

Um dos erros mais comuns cometidos por empreendedores que veem suas empresas passando por uma crise é deixar de investir. Apesar dessa atitude fazer todo sentido, ela pode não surtir o efeito desejado e contribuir para agravar ainda mais a situação. Isso porque um estudo de 2011 mostrou que empresas que nadaram contra a corrente tiverem mais sucesso em vencer crises.

Portanto, se sua empresa está passando por situação similar e estiver pensando em cortar novos investimentos, pense melhor. A dica de ouro que temos para você é fazer investimentos mais pontuais e embasados por estratégias. Dessa maneira, sua empresa pode ficar um passo adiante de concorrentes na mesma situação e que também deixaram de investir. Lá na frente, isso pode fazer toda diferença.

5º PASSO: USE SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL

como-sair-crise-financeira-empresarial (4)

Contar com ferramentas de confiança durante uma crise pode ser a diferença entre uma possível falência ou a superação. Mas poucas ferramentas são tão úteis na vida de um empreendedor quanto um sistema de gestão empresarial. Isso porque ele é responsável por automatizar dezenas de processos internos, aumentar a produtividade e ajudar no controle financeiro. Melhor ainda quando é de graça.

E o sistema de gestão da MarketUP pode ser o que falta para sua empresa sair de uma crise financeira. Afinal, a ferramenta conta com recursos como emissão de notas fiscais, PDV, fluxo de caixa e relatórios completos e atualizados. Tudo isso sem pagar absolutamente nada. Esse sistema de gestão pode ainda ser muito útil para se prevenir de novas crises que podem vir a acontecer.

Por: Luis Carvalho

Junte-se a mais de 100.000 empresas.Comece agora a utilizar o sistema ERP MarketUP 100% gratuito.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários no Facebook