Empreendedorismo
19
out

Como um sistema ERP ajuda a melhorar a produtividade do seu negócio

Toda e qualquer empresa comprometida no mercado, tem como meta principal o constante crescimento e expansão do empreendimento. A produtividade, como o próprio nome já diz, faz parte desse processo e é uma das maiores preocupações dos empreendedores.

A produtividade está relacionada à quantidade e qualidade das demandas executadas em determinado período, e também os recursos utilizados no processo de produção.

Isso quer dizer que uma empresa não consegue ter uma boa produtividade sem investir em mão de obra qualificada e disponibilizar recursos e ferramentas adequadas.

Ou seja, a produtividade envolve uma padronização dos processos dentro da organização e considera alguns fatores importantes que abordaremos a seguir. 

Logo, no artigo de hoje, vamos falar sobre sua importância, fatores que impactam a produtividade e, porque investir em processos e ferramentas que vão influenciar positivamente na produtividade do seu negócio.

Vamos lá!

Importância da produtividade

A produtividade tem como função principal garantir que as demandas sejam entregues com mais eficiência e em menor tempo ágil. Dessa forma, impacta diretamente no alcance das metas estabelecidas e em melhores resultados para a empresa.

Do mesmo modo, a alta produtividade impacta positivamente na reputação empresa, que se torna diferencial no seu mercado e fica em destaque. Consequentemente, atrai novos interessados e talentos, diminuindo a rotatividade da organização.

Em suma, investir em mão de obra qualificada, processos e recursos será fundamental para a boa e alta produção por parte dos seus colaboradores, bem como, a motivação da equipe.

Tenha recursos gratuitos para gerir o seu negócio e aumentar suas vendas com o MarketUP

Fatores que impactam na produtividade do negócio 

Ofereça reconhecimento e feedbacks

O principal índice de desmotivação por parte dos colaboradores está relacionado a ausência de reconhecimento. 

Nesse sentido, não só a baixa remuneração é considerada, mas sim, o ambiente de trabalho, a liderança, principal responsável por promover a motivação no time, e outros fatores como premiações, destaque em desempenho e a inclusão, que gera pertencimento, considerando as ideias da equipe na tomada de decisão.

Além disso, a falta de feedback sobre a qualidade do trabalho desempenhado também pode ser um fator de desmotivação, já que o colaborador não conseguirá identificar os pontos de melhorias.

Dessa forma, todo funcionário que trabalha sem motivação e reconhecimento tende a diminuir sua produtividade e consequentemente deixa de entregar resultado ao longo do tempo.

Estabeleça metas atingíveis 

Assim como toda empresa deve ter metas estabelecidas, todas as áreas que norteiam o negócio também precisam possuir metas claras.

O ideal é que as metas sejam alcançáveis, até porque, metas inalcançáveis só vão causar mais desmotivação e menos produtividade. 

Para isso, segundo as estratégias traçadas, defina as metas para as equipes. Assim, os colaboradores entenderão o porquê estão realizando determinada tarefa e o objetivo e, claro, sempre com a ajuda e orientação dos respectivos líderes. 

Ofereça uma boa infraestrutura e treinamentos 

A boa produtividade também inclui a infraestrutura e os recursos disponíveis que fazem parte do dia a dia dos seus colaboradores, como, por exemplo, computadores, cadeiras ergonômicas, lugares adequados para as refeições, entre outros. 

Além disso, outro ponto importante é que toda empresa, ao contratar novos colaboradores, ofereça treinamentos sobre o produto ou serviço. Assim, os colaboradores terão todo conhecimento necessário do seu negócio, passando segurança ao seu consumidor. 

Invista em Ferramentas Adequadas 

Por último e não menos importante, oferecer ferramentas adequadas para a realização do trabalho é fundamental. Por exemplo, não adianta exigir desempenho de um Designer, se não oferece programas ou ferramentas de edição de imagens.

Dessa forma, investir em boas ferramentas para o desenvolvimento das demandas e tarefas é imprescindível. Além disso, isso resultará em alta produtividade e bons resultados.

Com o PDV MarketUP, você otimiza seu processo de venda e atende seus clientes de forma ágil.

Como um sistema ERP contribui para elevar a produtividade do meu negócio?

Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning – traduzido do inglês Planejamento dos Recursos da Empresa) nada mais é que uma plataforma de gestão empresarial voltada a automatizar processos manuais, armazenas dados e unificar todas as áreas do seu negócio em um único sistema.

Assim, fica mais fácil de visualizar e acompanhar os resultados da sua empresa e identificar com mais assertividade os principais pontos de melhoria do seu negócio. 

O ERP MarketUP, é uma plataforma de gestão e vendas gratuita, que concentra todas as informações da sua empresa de forma integrada e inteligente, oferecendo mais autonomia para que você possa executar ou acompanhar tarefas rotineiras e tornar a comunicação interligada.

Imagine, por exemplo, visualizar em tempo real o status das suas vendas e a quantidade de clientes atendidos naquele dia? Com o MarketUP, é possível acompanhar não só seu ticket médio de vendas, como a evolução de vendas por horário, e muito mais. 

O ERP MarketUP oferece diversos recursos voltados para a gestão de estoque e financeira da sua empresa. Além disso, é uma plataforma totalmente gratuita e você ainda conta com uma Conta Digital integrada com cartão VISA, sem taxas de abertura, manutenção e mensalidades.

Como resultado, esse conjunto de fatores resultará em uma gestão de performance mais eficiente, trazendo com mais facilidade para identificar os indicadores do desempenho do seu negócio e, consequentemente, maior agilidade na resolução de problemas, trazendo melhores resultados e a alta produtividade da empresa.

Acesse agora nosso site e crie sua conta grátis!

Leia mais: 

Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP

Aproveite também para seguir a MarketUP nas redes sociais agora.

Autor:

Amanda Almeida