Saiba como vender mais na Black Friday 2017
Ter criatividade e um bom atendimento são fatores imprescindíveis para lucrar mais na Black Friday
A Black Friday é um dos principais acontecimentos anuais do varejo mundial. As lojas online e físicas se preparam bem para desfrutar desta oportunidade que só acontece uma vez por ano, toda a última sexta-feira do mês de novembro. Essa data traz para muitos sites de compras um grande tráfego de usuários e cadastros para recebimento de notificações.
De acordo com o site E-commerce Brasil, o volume de buscas deste ano já é 14% superior ao ano de 2016 neste mesmo período. Exponencialmente, existem mais pessoas querendo comprar nesta época.
É crescente também o número de empresários que aderem a este dia especial de descontos. Em conformidade com a pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 35% das empresas brasileiras vão aderir ao Black Friday. Isto significa mais concorrência.
Para o presidente do SPC Brasil, em nota, Roque Pellizaro, é uma oportunidade para os empreendedores tirarem os produtos do estoque. “Para empresários, diferentemente das promoções convencionais, trata-se de uma liquidação de época, cujo objetivo é liquidar o máximo de produtos das lojas com intuito de renovar o estoque e aquecer as vendas”.
Abaixo vão algumas dicas para vender mais e não enfrentar empecilhos neste trecho de novembro:
Seja criativo em sua divulgação
Todos têm o dom da criatividade dentro de si, a chave, apenas, é dar o primeiro passo. Um bom começo é melhorar o que você já tem implementado e fazer uso de seus instrumentos de divulgação de forma diária e rotineira. Podem ser eles Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter e instrumentos de e-mail. Se você tem experiências passadas, aproveite e inove com estratégias mais arrojadas. A garantia de atenção é certa.
Foque nos seus atuais clientes
A fidelização de consumidores é bem mais barata do que adquirir novos clientes. De acordo com o especialista em marketing, Philip Kotler, em entrevista, conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. Algo bom para a venda se trata de usar os dados que já existam a respeito das compras. Assim, será mais fácil acertar nas ofertas e recomendações.
Faça prognósticos e esvazie o seu estoque
Caso você já tenha participado da Black Friday antes, implemente uma previsão de saída e demandas. É algo essencial para atender todos os clientes de forma rápida e correta. Existe a possibilidade, também, de se adicionarem ofertas mais agressivas para produtos que estão a mais tempo parados no estoque.
Tenha controle dos produtos que mais saem
As mercadorias que mais vendem precisam ser devidamente contadas e registradas em sua ferramenta de gestão da MarketUP, para que não se sucedam dúvidas no ápice das compras. Crie promoções exclusivas e mande cupons de descontos de tais produtos para os clientes que sempre compram com você.
Trabalhe a sua comunicação
Possuir bons canais de suporte ao cliente é muito importante também. Principalmente porque a Black Friday acontece em apenas um dia, então, o número de pessoas querendo tirar dúvidas aumenta surpreendentemente. Para isso, ter um bom canal de atendimento é o básico. Aproveite telefones, servidores de chat e prepare sua conexão para um grande fluxo. A prontidão de resposta pode definir muitas vendas.
Não se esqueça: existem comércios físicos e e-commerce que se preparam com meses de antecedência apenas para esta data do ano. Então sempre reveja o atrativo do público e defina objetivos nas vendas, assim você pode ter maior chance de sucesso.