Computador: como melhorar o desempenho
Quando você comprou seu computador, provavelmente ele era rápido, mas com o tempo foi ficando lento. Aprenda a mudar isso
Seu computador demora para ligar ou para abrir o navegador de internet? Perder tempo para fazer as tarefas tem um custo enorme e esta demora ocorre pelo mal cuidado com o uso da máquina.Acumular programas sem usá-los, ou arquivos desnecessários, pode ser a grande causa da lentidão. Para ajudar nestes casos, separamos algumas dicas de como otimizar seu computador para que ele fique como se fosse novo:
1.Exclua programas e arquivos que não são usados
Quando o computador está lento, um dos motivos é o disco rígido cheio de programas, que por sua vez funcionam todos ao mesmo tempo. Por esta razão, efetue uma varredura periódica em seus arquivos, alguns podem ter sido instalados involuntariamente ou sem consentimento.
- Para remover programas, visite o Painel de Controle > vá até a aba Programas > e clique em Desinstalar programa. A janela que abre exibe uma lista com todos os programas instalados no computador. Basta selecionar um programa com o botão direito do mouse e depois clicar em Desinstalar.
Os arquivos mais antigos e que nunca foram utilizados podem não parecer um problema, mas como eles sempre estão em locais separados e até escondidos no computador, fica difícil visualizar a enorme quantidade que eles podem chegar.
- Para identificar e localizar esses arquivos, procure por Limpeza de disco na barra de tarefas. Para removê-los, selecione a opção Limpar arquivos do sistema > clique em Arquivos a serem excluídos > marque os tipos de arquivo a serem removidos (sugestão: arquivos temporários, lixeira e miniaturas) > clique em OK.
Apenas a remoção dos arquivos temporários e afins não vai liberar uma quantidade expressiva de memória, porém, é importante que você combine essas dicas com os métodos a seguir.
2.Deixe menos programas abertos ao iniciar
Verifique se existem muitos programas configurados para serem executados automaticamente ao iniciar o sistema. Programas como antivírus e players de música costumam ser configurados automaticamente para iniciarem simultaneamente e nem sempre pedem autorização para isso.
Com o Windows, a verificação você faz através do Gerenciador de Tarefas. Utilize o atalho “Ctrl + Shift + Esc” do teclado > na aba Inicializar > desmarque os programas que você não quer que sejam executados ao iniciar o sistema > e depois clique em Desabilitar.
3.Elimine vírus com o próprio Windows
Em alguns casos, uma proteção extra pode vir a calhar para manter as suas informações seguras, mas para evitar que os vírus prejudiquem o desempenho do seu computador, sem interferir no desempenho dos programas que você usa para trabalhar (como alguns antivírus podem fazer), utilize o Microsoft Security Essentials. A ferramenta vêm instalada em algumas versões do Windows, mas caso o seu não tenha, o download pode ser feito de forma gratuita na página oficial da marca.
4. Configurações de energia
O Windows ativa o modo de economia de energia assim que a bateria de um notebook chega a um limite mínimo de autonomia, para poupar carga. Essa é uma configuração que pode ser alterada manualmente pelo usuário, caso ele deseje o brilho máximo da tela mesmo com pouca bateria, por exemplo. Isso prejudica o funcionamento do computador a longo prazo, porque o uso indesejado da bateria do notebook pode exigir mais recargas.
Além disso, o usuário pode deixar o carregador ligado o tempo todo. Quanto mais frequente, mais chances de superaquecer a bateria, prejudicando o computador por inteiro. Portanto, use as recomendações de energia do Windows que incluem manter a bateria acima dos 20%.
E uma dica para finalizar: procure por versões online dos programas que mais usa. Programas como Word e Excel estão disponíveis para uso através do navegador, economizando espaço no seu computador, com todos os recursos que você já usa.