Confiança de micro e pequenas empresas cresce pelo segundo mês consecutivo Notícias
15
jun

Confiança de micro e pequenas empresas cresce pelo segundo mês consecutivo

Após forte queda em março, a confiança das micro e pequenas empresas voltou a subir pelo segundo mês consecutivo. O Índice de Confiança de Micro e Pequenas Empresas (IC-MPE) de maio subiu 5,4 pontos, atingindo 93,5 pontos. Os dados, divulgados na última segunda-feira (14 de junho), são de pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

O número é o maior desde dezembro do ano passado, quando foram atingidos 94,6 pontos. O IC-MPE agrega os índices de confiança dos três principais setores da economia: comércio, serviços e indústria de transformação. Todos apresentaram resultados positivos, com destaque para comércio e serviços, que parecem estar se recuperando após meses de baixos índices.

Cenário atual da pandemia pode explicar melhora no índice

De acordo com Carlos Melles, presidente do Sebrae, um dos pontos da pesquisa de maio que mais chamou atenção foi a expectativa de geração de emprego no setor industrial nos próximos três meses. “Uma das possíveis razões pelo otimismo por parte das MPE [micro e pequenas empresas] é o fato de que as medidas restritivas [referente à pandemia de covid-19] têm sido flexibilizadas, além da possibilidade do aumento na oferta de vacinas para a população em geral”.

Melles explicou que o indicador reflete a economia atual dos pequenos negócios, que aponta um movimento contínuo de recuperação. “Em maio, além do Dia das Mães, a diminuição do número de casos e mortes por coronavírus, a ampliação do programa de imunização, a manutenção do auxílio emergencial e de programas que favorecem os pequenos negócios, como a MP do Bem, contribuíram para a melhora do otimismo das micro e pequenas empresas”, completou.

Setores sinalizam recuperação na confiança de MPEs

Comércio e serviços mostraram os melhores sinais de recuperação. A confiança no setor comercial foi de 79,9 em abril para 90,5 em maio — um aumento de 10,6 pontos. Fazendo o comparativo com os dois últimos meses, o setor recuperou 22 pontos. Já a indústria. Já serviços atingiu 86,9 pontos na última pesquisa, um crescimento de 7,2 pontos de abril para maio. O nível é o maior desde fevereiro do ano passado. 

Por fim, a indústria: o setor teve uma alta de 1,9 ponto, chegando a 97,7. A recuperação foi de apenas 9,2% das perdas dos últimos meses.

Redação MarketUP | Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.